domingo, 30 de setembro de 2012

Autor de um gol, Paulinho sai com dores, mas se garante na Seleção

Gol do Paulinho - Corinthians x Sport (Foto: Tom Dib)

Enquanto o elenco corintiano curte folga nesta segunda-feira, a Seleção Brasileira usará o CT Dr. Joaquim Grava, às 17h, para o primeiro treino antes da decisão do Superclássico das Américas, contra a Argentina. Antes de embarcarem para a cidade de Resistencia, onde jogam na quarta-feira, fazem um treino amanhã, no mesmo local, só que às 10h.

Quatro jogadores, portanto, se sentirão em casa: Cássio, Fábio Santos, Ralf e Paulinho, que representam o Timão na equipe comandada pelo técnico Mano Menezes.

No jogo deste domingo, aliás, Paulinho pediu para ser substituído nos minutos finais da vitória do Corinthians por 3 a 0 contra o Sport após sentir algumas dores nos joelhos. Depois da partida, porém, garantiu que estará à disposição do Brasil para a grande decisão.

– Não cansei, mas senti um desconforto. No primeiro tempo tomei uma pancada de um zagueiro e senti os dois joelhos. Mas acredito que nada vai me impedir de fazer o trabalho na seleção – garantiu ele, que marcou o seu 26 gol com a camisa alvinegra.

Martínez se apresentará à seleção argentina para o clássico sul-americano.

Lancenet !

Tite aprova segundo tempo e diz que placar poderia ser maior

  Paolo Guerrero e Edcarlos na partida do Corinthians contra o Sport (Foto: Paulo Fischer / Futura Press) 
Atuação de Paolo Guerrero rendeu elogios de Tite
 
Depois de um primeiro tempo com muita dificuldade para escapar da marcação do Sport, o Corinthians foi decisivo na etapa final. Paulinho e Romarinho, duas vezes, construíram a vitória por 3 a 0, neste domingo, no Pacaembu, pelo Brasileirão. Para o técnico Tite, apesar dos problemas do início da partida, o Timão poderia ter obtido até uma vantagem maior.
 
– Foi um jogo complicado. O Sport tem uma transição muito rápida. No segundo tempo, eu trouxe o Paulinho para uma linha mais avançada, deixando o Guerrero enfiado, sem precisar retornar. Tomamos o jogo nas mãos, criamos oportunidades e poderíamos ter feito um placar mais dilatado. Foi um grande segundo tempo – afirmou.  

Como de costume, o técnico alvinegro preferiu não fazer elogios a um jogador isoladamente. Paulinho, por exemplo, foi determinante para a reação. Mais livre para atacar, o jogador ajudou a abrir espaço na defesa adversária. Mesmo assim, Tite destacou o conjunto.

– O Paulinho foi o jogador do último toque, mas vamos ver a construção da jogada, que teve a participação de oito jogadores. Ele só aparece porque o conjunto e a engrenagem são bem feitos. Tento traduzir para o torcedor que na nossa equipe todos marcam e jogam. Essa é a ideia – afirmou. 

A vitória deixou o Corinthians mais próximo da meta de 45 pontos estipulada pela comissão para pensar apenas no Mundial de Clubes. O Timão tem agora 39 e enfrenta o Náutico, sábado, às 16h20, no estádio dos Aflitos, em Recife.

– Coloquei essa meta para que nós façamos um planejamento. O primeiro é somar pontos e chegar ao lugar mais alto possível na tabela. 

Paulinho exalta elenco do Timão e avisa: 'Não tem estrela aqui'

  Paulinho comemora gol do Corinthians contra o Sport (Foto: Ag. Estado) 
Paulinho comemora gol do Corinthians contra o Sport subindo no alambrado
 
Autor de um gols da vitória do Corinthians por 3 a 0 sobre o Sport, neste domingo, no estádio do Pacaembu, Paulinho agora se apresenta à seleção brasileira para o jogo de volta Superclássico das Américas, contra a Argentina, marcado para a próxima quarta-feira, às 21h50m, na cidade de Resistencia.
 
Questionado sobre o suposto status de “estrela” no elenco alvinegro, o jogador avisou: isso não existe no clube.

Aliás, o fato de o Timão não depender de um jogador especificamente foi ponto de destaque nas conquistas do Campeonato Brasileiro de 2011 e da Taça Libertadores da América neste ano.

Paulinho relembrou o trabalho desenvolvido pelo técnico Tite neste sentido e exaltou a força do elenco corintiano, na contramão da individualidade.

– Não tem estrela aqui. Eu sempre disse isso, que o Corinthians não tem estrela, mas sim um grupo muito forte. Foi assim que conquistamos o Brasileiro e a Libertadores – afirmou.

A vitória neste domingo manteve a equipe na oitava colocação do Brasileirão, com 39 pontos ganhos. Com as atenções divididas entre as rodadas finais do Nacional e a disputa do Mundial de Clubes, que será realizado entre 6 e 16 de dezembro, no Japão, o Corinthians faz campanha de altos e baixos, mas suficiente para manter o time da zona intermediária da tabela. 

– É a mesma equipe que conquistou a Libertadores. Claro que após o título você dá uma caída, mas reagimos para conseguir nossa meta no Campeonato Brasileiro – explicou Paulinho. 

Além do volante, outros três jogadores do Corinthians estão na lista de Mano Menezes para o jogo contra a Argentina: o goleiro Cássio, o lateral Fábio Santos e o também volante Ralf. Os atletas têm tudo para se sentir em casa durante a preparação – a Seleção treina segunda e terça-feira no CT Joaquim Grava antes de viajar para a cidade de Resistencia, no nordeste argentino.

Artilheiro do Timão no Brasileiro, Romarinho comemora sua atuação

Romarinho e Paulinho comemoram gol do Corinthians contra o Sport (Foto: Paulo Fischer / Futura Press) 
Romarinho e Paulinho comemoram gol do Corinthians contra o Sport
 
Destaque no estádio do Pacaembu na tarde deste domingo, Romarinho marcou dois dos três gols da vitória do Corinthians por 3 a 0 sobre o Sport, tornando-se artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro. Satisfeito com a atuação, o atacante exaltou a felicidade por ser o maior goleador alvinegro até aqui na competição nacional: foram seis gols marcados. Antes, Danilo, com cinco, ocupava o posto.
 
– É uma sensação muito boa, de que estamos trabalhando muito forte. Fico feliz porque as oportunidades estão aparecendo e, graças a Deus, estou fazendo – comemorou.

 A postura do Timão no segundo tempo do confronto foi completamente diferente do futebol apresentado na etapa inicial. Mais aguerrido e efetivo no setor ofensivo, o Corinthians marcou aos nove, aos 25 e aos 39. Bastante acionado desde o apito inicial, Romarinho foi decisivo quando teve oportunidade. O volante Paulinho marcou o outro tento do time de Parque São Jorge.

–  Foi um futebol mais parecido com o do Corinthians no segundo tempo. Conversamos no vestiário e cada um cobrou a si mesmo. Falamos que iríamos voltar e melhorar. Foi o que aconteceu – resumiu o atacante. 

Apesar do bom momento, Romarinho já é desfalque certo para a próxima partida do Corinthians, contra o Náutico, sábado, às 16h20, no estádio dos Aflitos. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Jorge Henrique, vetado por um desconforto muscular neste fim de semana, deve retornar e ocupar a vaga. Martínez é outra opção para o técnico Tite. 

 O triunfo sobre o Sport foi o décimo do Timão neste Campeonato Brasileiro. A equipe se aproxima cada vez mais da “zona de conforto” que assegura, definitivamente, o clube na primeira divisão do torneio. Hoje, o Alvinegro é o oitavo colocado, com 39 pontos ganhos.

Timão acorda no segundo tempo, e Romarinho dá a vitória sobre Sport

Romarinho recebe o carinho dos companheiros após brilhar contra o Sport. Foto: Fernando Borges/Terra 
Romarinho recebe o "carinho" dos companheiros após brilhar contra o Sport
  • lance capital
    9 do 2º tempo

    Após boa jogada de Alessandro e Danilo, Paulinho aparece na área e chuta no canto direito de Magrão, tirando o Corinthians do sufoco na partida
  • nome do jogo
    Romarinho

    Assim como toda o time, o atacante voltou ligado para o segundo tempo e fez dois gols. Ele é o artilheiro alvinegro no Brasileirão, com seis
  • deu certo
    Guerrero

    O centroavante peruano mostra que está se adaptando ao clube. Apesar de não marcar, fez o pivô que Tite tanto quer e começa a ganhar espaço na equipe
O Corinthians deu neste domingo mais um passo no Campeonato Brasileiro para poder pensar só no Mundial de Clubes. Mas não foi fácil como o placar pode sugerir. Com uma atuação discreta no primeiro tempo, o Timão despertou apenas na etapa final e venceu o Sport por 3 a 0, no Pacaembu, ficando mais próximo da “zona de conforto” que o técnico Tite tanto almeja.

Pensando no torneio internacional, marcado para dezembro, no Japão, o Corinthians teve neste domingo a ajuda do presente e do futuro da equipe. Presente nos pés de Paulinho, fundamental em abrir caminho para o triunfo aparecendo como um atacante na área. Futuro com Romarinho, cada vez mais adaptado ao esquema tático e autor do segundo e terceiro gols.

O resultado deixa o Timão apenas seis pontos atrás da meta estipulada pela comissão técnica para iniciar o planejamento para o Mundial, principalmente para dar folga aos titulares. O Alvinegro soma agora 39 pontos, apenas seis abaixo dos 45 que a comissão técnica deseja para dar descanso aos titulares.

Os corintianos, aliás, ajudaram o arquirrival Palmeiras na luta contra o rebaixamento. Isso porque o Sport permanece com 27 pontos, somente um acima do Verdão, e não consegue deixar o grupo dos quatro últimos do Brasileirão.

Na próxima rodada, o Corinthians volta a enfrentar um time pernambucano, e o Sport pega outro paulista. Na quinta, o Leão encara a Portuguesa, às 21h, no Canindé, em São Paulo. Já o Timão joga no sábado, às 16h20, contra o Náutico, no estádio dos Aflitos, no Recife.
Paolo Guerrero na partida do Corinthians contra o Sport (Foto: Alex Silva / Ag. Estado) 
Paolo Guerrero sofre marcação dupla dos jogadores do Sport 
Timão começa bem, mas não marca
O Corinthians parecia que não teria dificuldades para bater o Sport. Com a tradicional marcação no campo de ataque, o Timão assustou o adversário nos primeiros minutos, controlou a partida sem grandes problemas, mas não conseguiu ficar em vantagem no placar. O passar do tempo permitiu que o Leão se ajustasse e segurasse a igualdade com uma estratégia claramente defensiva.

A blitz feita pelos corintianos nos momentos iniciais rendeu também as melhores oportunidades de um primeiro tempo de baixo nível técnico. Aberto pelo lado direito, Romarinho foi quem mais se aproximou de marcar ao bater rente à trave e depois parar em boa defesa de Magrão.

Depois do susto, o Sport usou a experiência de veteranos como Cicinho e Hugo, campeões pelo São Paulo, para segurar o ímpeto alvinegro. Mais do que satisfeito com um empate diante do campeão da Libertadores, no Pacaembu, o Leão esfriou a partida e quase não deu trabalho a Cássio. Na única chance, Moacir esteve perto de acertar o ângulo esquerdo em chute de longe com desvio.

O Timão só voltou a acordar nos últimos dez minutos, mas não empolgou os mais de 20 mil torcedores que compareceram ao estádio. Guerrero, que fez boa atuação como pivô, por pouco não fez o primeiro gol dele na “casa” corintiana ao girar sobre a marcação na área e bater rasteiro. Magrão salvou no canto esquerdo.

Paulinho e Romarinho garantem a vitória

O Corinthians voltou para a etapa final tentando colocar mais velocidade na partida. Tite deu liberdade total a Paulinho para se aproximar do setor ofensivo e tentar embaralhar a forte marcação rival. A alteração tática funcionou antes mesmo dos dez minutos. Em rápida jogada pela direita, o volante recebeu de Alessandro na área e tocou rasteiro, no canto direito do goleiro pernambucano.

O Sport tentou reagir ao abandonar a retranca, mas teve problemas ofensivos para assustar. Em um dos poucos momentos de perigo, não levou sorte, como em chute de cruzado de Hugo que passou bem próximo da trave de Cássio.

A necessidade do Sport avançar ajudou o Corinthians. Os paulistas ganharam espaço para atacar e ainda contaram com a ajuda do adversário. Ralf roubou a bola no meio de campo e lançou Romarinho na esquerda. Com a defesa pernambucana aberta, o atacante avançou em velocidade e chutou rasteiro, fazendo 2 a 0.

Com a partida praticamente decidida, o Corinthians teve tempo para aumentar. Alessandro cruzou da direita, Guerrero chutou forte, mas parou no goleiro Magrão. No rebote, Romarinho ganhou da zaga na pequena área e tocou para a rede.

Zagueiro, lateral e centroavante: as buscas do Corinthians para 2013

Mario Gobbi Tite (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians) 
Tite quer zagueiro, lateral e atacante para 2013
 
Por enquanto, a diretoria garante que apenas observa as opções no mercado, mas, aos poucos, o Corinthians começa a se movimentar para reforçar o elenco visando à temporada 2013. Com o Mundial de Clubes marcado para dezembro, no Japão, o Timão foi obrigado a antecipar o planejamento do próximo ano. No alvo da comissão técnica e da cúpula do departamento de futebol estão um zagueiro, um lateral-esquerdo e outro centroavante.

O nível de um novo defensor dependerá do rendimento de Anderson Polga. O pentacampeão assinou contrato somente até o dia 31 de dezembro e precisa do aval do técnico Tite para renovar. Caso ele tenha um bom desempenho, a diretoria optará por contratar um zagueiro mais jovem. Se o veterano de 33 anos não agradar, a caça será por um atleta mais badalado.

A preocupação com a zaga está principalmente em Paulo André. Titular ao lado de Chicão desde a saída de Leandro Castán para o Roma, o jogador tem constantes problemas físicos e deixa o corpo clínico em alerta. Polga e Wallace são os reservas, enquanto Antônio Carlos e Felipe quase não foram utilizados e devem ser emprestados no fim do ano.

Alguns nomes já começam a rondar o CT Joaquim Grava, como o do chileno Rojas, capitão do Universidad de Chile. O Timão chegou a negociar com ele em julho, mas o clube de Santiago não aceitou a oferta feita, contrariando o desejo do jogador de jogar no Brasil. Mauro da Silva, observador do clube paulista, esteve na capital chilena recentemente para vê-lo de perto.

Outro ponto favorável é que Rojas também atua como lateral-esquerdo, posição carente no elenco. Além do titular Fábio Santos, Tite conta com o garoto Denner e o recém-chegado Chiquinho, que não convenceram até o momento. Ramon, emprestado ao Flamengo após a Libertadores, dificilmente fará parte do grupo corintiano novamente. A tendência é de que seja vendido ou emprestado mais uma vez.

O Corinthians procura também um centroavante para fazer sombra a Paolo Guerrero. Novamente, o desejo passa por encontrar um jogador que venha se destacando no futebol brasileiro sem a necessidade de ser feito grande investimento. No entanto, os dirigentes não descartam recorrer ao futebol europeu, como aconteceu no caso do peruano.

– Seria interessante – resumiu Tite sobre a vontade de ter mais um camisa 9 no grupo.

Os seis gols marcados por Elton na Série B do Brasileirão não serão suficientes para fazê-lo voltar após o empréstimo ao Vitória. Técnico e diretoria não gostaram do rendimento e do comportamento do jogador no período em que esteve no clube. As chances de permanecer são remotas. Douglas Tanque, campeão da última edição da Copa São Paulo, também não deve ser aproveitado quando o empréstimo ao Ipatinga-MG acabar.

sábado, 29 de setembro de 2012

Para evitar comodismo, Tite promete 'incendiar' o Timão contra o Sport

tite corinthians atlético-mg (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Tite durante partida do Timão no Brasileirão
 
O técnico Tite já admitiu que vem tendo dificuldade para manter os jogadores do Corinthians concentrados no Campeonato Brasileiro. Sem chance de título, o treinador luta contra acomodação e os pensamentos em um possível duelo contra o Chelsea-ING, em dezembro, no Japão.

Durante a semana, o lateral-esquerdo Fábio Santos reconheceu que a motivação do elenco no torneio nacional só aumenta contra os adversários considerados grandes. Neste domingo, o Timão enfrenta, às 16h, no Pacaembu, o Sport, seriamente ameaçado pelo rebaixamento. Por isso, Tite promete cobrança.
- Essa entrevista (do Fábio Santos) vai servir como pauta para avaliarmos isso. O fogo vai ter que acender de novo. O técnico vai incendiar e fazer a cobrança que sempre tem feito. Vocês (jornalistas) não veem lá dentro do vestiário o que o técnico faz – afirmou.

Tite usa como argumento as vagas na equipe. O treinador frisa constantemente que nenhum dos campeões da Libertadores já tem lugar assegurado entre os 11 titulares que iniciarão a disputa do Mundial. Além disso, enche de moral os recém-contratados que também brigam por espaço até o início do torneio no Oriente.

São os casos do volante Guilherme, do atacante Martinez e do centroavante Guerrero. Os jogadores vêm recebendo elogios do técnico e aumentam as disputas pelas posições. O peruano, aliás, é quem tem mais chances de ser titular, já que Tite nunca escondeu o desejo de ter um “camisa 9” como referência.

- Há uma concorrência muito grande. Eu falo para os jogadores que vieram que é para trazer qualidade e competitividade. Quem vai jogar eu não sei, mas vão brigar a cada dia para aumentar esse nível de competição. O Juninho, do Vasco, retrata bem o que penso sobre o futebol: intensidade em treinamento. Isso é fundamental, e é o que procuro fazer - ressaltou.

Jorge Henrique é vetado, e Tite relaciona 18 jogadores contra Sport

Jorge Henrique, treino Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Jorge Henrique não se recuperou a tempo de pegar o Sport 
 
O atacante Jorge Henrique vai desfalcar o Corinthians na partida contra o Sport, domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador voltou a sentir dores no músculo adutor da coxa direita e não conseguiu se recuperar a tempo de ser relacionado. O técnico Tite convocou 18 atletas para o confronto diante dos pernambucanos.

Jorge Henrique já havia se ausentado de sete partidas em virtude do mesmo problema e, por isso, ainda não tinha retomado a posição de titular. Ele será reavaliado pelo departamento médico no início da próxima semana para saber qual a gravidade do desconforto.

Sem ele e Emerson, suspenso pelo STJD, Tite levou apenas três atacantes. Além dos titulares Romarinho e Guerrero, o treinador relacionou o argentino Martinez, que foi titular no empate por 2 a 2 diante do Botafogo, no último domingo, no Engenhão.

O zagueiro Anderson Polga, contratado há três semanas, vive a expectativa de estrear. Pelo segundo jogo consecutivo o pentacampeão ficará como opção no banco. Ele poderia até iniciar o jogo, mas Paulo André se recuperou de dores na perna esquerda e está escalado.

Confira os 18 jogadores relacionados:

Goleiros: Cássio e Danilo Fernandes
Laterais: Alessandro, Fábio Santos e Guilherme Andrade
Zagueiros: Wallace, Paulo André e Anderson Polga
Volantes: Ralf, Paulinho, Edenílson e Guilherme
Meias: Danilo, Douglas e Ramírez
Atacantes: Romarinho, Guerrero e Martinez

Paulo André volta a treinar, e Timão está escalado para enfrentar o Sport

Treino Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com) 
Com Paulo André, Tite orienta defesa do Timão
 
O treino deste sábado pela manhã, no CT Joaquim Grava, decidiu a escalação do Corinthians para enfrentar o Sport, domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Antes dúvida, o zagueiro Paulo André foi liberado pelo departamento médico para ir a campo e tem presença garantida na partida.

O jogador não participou da atividade de sexta-feira em virtude de uma pancada na perna esquerda, sofrida no empate por 2 a 2 diante do Botafogo, no último fim de semana, no Engenhão. Caso ele não pudesse atuar, o veterano Anderson Polga faria a estreia pelo Timão.

O técnico Tite comandou o habitual trabalho de posicionamento tático, somente com os titulares no gramado – os reservas ficaram em outro campo com o preparador físico Fábio Mahseredjian. Falando bastante, o comandante deu ênfase os lances de marcação e às jogadas de bolas paradas, tanto ofensivas quanto defensivas.

A equipe sofrerá ainda outras duas mudanças. O lateral-esquerdo Fábio Santos e o meia Danilo voltam depois de cumprirem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Edenílson e Martinez deixam a equipe, fazendo com que Alessandro regresse à posição de origem – jogou pela esquerda na última rodada.

Tite manteve também o esquema tático 4-2-3-1. Danilo pela direita, Douglas no meio e Romarinho aberto pela esquerda formaram o trio ofensivo no meio de campo. Guerrero ficou mais à frente no ataque.

O Corinthians inicia a partida com a seguinte formação: Cássio, Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo, Douglas e Romarinho; Guerrero.

Tite não isenta Wallace de culpa por pisão em Barcos no último dérbi

Wallace Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians) 
Wallace, durante treino do Corinthians, no CT 
 
O técnico Tite se mostrou incomodado ao falar sobre a possível suspensão do zagueiro Wallace após um pisão no atacante Barcos, do Palmeiras, no clássico do dia 16 de setembro, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O treinador preferiu não dizer se o defensor corintiano merece uma punição pelo ato.

– Não sei (se tem culpa). Teve um momento que antecedeu isso, no calor do jogo. Não vou julgar. Tiveram outras situações dentro da partida – ressaltou.

Wallace seria julgado nesta sexta-feira pelo artigo 250 (ato desleal ou hostil), podendo pegar de uma a três partidas de gancho. No entanto, depois de uma análise da procuradoria, ficou decidido que ele responderia pelo 254-A (agressão física), com pena de quatro a 12 duelos. O Timão conseguiu o adiamento.

Tite acredita Barcos também mereceria ser denunciado ao tribunal por ter pisado em Wallace anteriormente. No entanto, apenas Luan, expulso ainda no primeiro tempo, foi a julgamento e pegou partidas de gancho.

– Eu vi o lance, conversei com o Wallace e vou ser bem direto: a única estranheza é que não olham todas as situações do jogo. Antes, o Wallace também foi pisado em um lance de escanteio. Se ele está errado, julguem. Mas vejam todos, por favor – ressaltou.

O treinador evitou entrar em mais polêmicas com o tribunal, principalmente sobre o julgamento de atletas de outros clubes. Questionado se o Corinthians vinha vem sofrendo punições mais rigorosas por não brigar pelo título, o técnico foi enfático:

– Não quero acreditar que isso possa acontecer. 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sem reserva, F. Santos bate na madeira contra lesão e pelo Mundial

O lateral esquerdo não quer nem pensar em perder o Mundial. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
O lateral esquerdo não quer nem pensar em perder o Mundial
O torcedor que imagina a formação ideal para o Corinthians jogar o Mundial de Clubes dificilmente deixa de fora o lateral esquerdo Fábio Santos. Apesar de ser um dos mais castigados pela dura sequência de partidas na temporada, ele faz o mesmo e, nesta quinta-feira, chegou a bater três vezes na madeira, sinal de superstição e sorte, para afastar a chance de se lesionar e perder a competição mais importante do segundo semestre.

"Nem brinca com isso", disse o jogador, se virando para bater três vezes em uma estrutura de madeira com um banner do Corinthians na sala de imprensa do CT Joaquim Grava. Na última rodada, ele ganhou um descanso obrigatório: ficou fora do empate por 2 a 2 com o Botafogo por suspensão. Antes no entanto, fez 19 jogos seguidos: 18 com o Corinthians e um com a Seleção Brasileira, contra a Argentina.

"Foi bom descansar, dar uma parada. Eu estava em uma sequência muito forte e via que no segundo tempo dava uma cansada, perdia rendimento um pouco. Parar assim é importante para recuperar o gás", afirmou Fábio Santos, que sofre principalmente por não ter reserva imediato. O outro lateral esquerdo do plantel é o jovem Denner, com 18 anos, com apenas três partidas no profissional.

Contra o Botafogo, Tite preferiu improvisar o lateral direito Alessandro na esquerda, passando Edenílson para completar o outro lado do setor defensivo. "O Denner é jovem, então a gente não sabe como ele pode reagir em um jogo. A gente tem que se preparar para não machucar, mas pode acontecer. Pode acontecer em qualquer lugar. Mas vou chegar bem no Mundial, sim", adiantou o atleta.

Até a estreia no Japão, em 12 de dezembro, Tite espera dar descanso aos principais atletas, Fábio Santos com prioridade. Denner poderá ser testado, para ver se tem condições de substituir o titular absoluto. Restam 12 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. O lateral esquerdo ainda volta a campo na próxima quarta-feira para o jogo de volta do Superclássico das Américas contra a Argentina, pela Seleção Brasileira.

Paulinho é destaque na página prinicipal do site da FIFA

Paulinho se destacou no Corinthians e tem sido inclusive convocado para a Seleção Brasileira. Foto: Getty Images
Paulinho se destacou no Corinthians e tem sido inclusive convocado para a Seleção Brasileira
Com a aproximação da disputa do Mundial de Clubes da FIFA após o sorteio que definiu os primeiros confrontos, o volante Paulinho, destaque do Corinthians na temporada, rcebeu atenção especial no site da entidade máxima do futebol mundial. Em matéria intitulada "O ano de Paulinho pode ser ainda melhor", na capa do site, é abordada a ascenção do jogador em 2012 e a possível coroação com a conquista do título mundial no final do ano.

A reportagem conta um pouco da história do volante, desde o início de carreira, no Audax aos 17 anos, passando pelo futebol lituano, futebol polonês e pela volta ao Audax para a disputa e o título da quarta divisão paulista em 2008:

"Vivi experiências novas, eu muito jovem em uma cultura diferente e um futebol diferente, de mais contato. Tive de me adaptar. Mas em 2008 preferi retornar ao Brasil, tentar dar sequência aqui. Tive de abrir mão da Europa, de dinheiro e tudo, e recomecei do zero, confiando no meu trabalho. Graças a Deus fui feliz", disse ao site da FIFA.

A título chamou a atenção do Bragantino, que contratou Paulinho para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro em 2009. Veio a proposta Corinthiana, que foi prontamente aceita, apesar da forte concorrência na posição, com nomes como Elias e Jucilei, além de seu atual companheiro, Ralf.

"O que pesou mais foi a grandeza do clube, a torcida que sempre impressiona. Queria jogar pelo Corinthians, independentemente de quem estivesse no time", explicou.

Com a saída de seus concorrentes, o jogador assumiu a titularidade absoluta, se tornou um dos principais jogadores da equipe e conquistando o inédito título da Libertadores. A vontade do atleta é de coroar a temporada com o título mundial e seguir tendo sucesso no Timão e na Seleção.

"Claro que é muito difícil assimilar isso. Foi uma ascensão muito rápida, também do ponto de vista individual. Então, tem de aproveitar essa fase boa, claro que sempre contando com a ajuda do grupo, e trabalhando para os companheiros, fazer isso bem para ganhar mais títulos e ficar na Seleção", afirmou.
Lancepress!

Depois de atingir meta de pontos, até Tite ganhará folga no Timão

Tite na coletiva do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians) 
Tite já está de olho em alguns dias de folga
 
Não serão apenas os jogadores do Corinthians que ganharão um período de descanso assim que a equipe atingir a meta de pontos no Campeonato Brasileiro. Para esfriar a cabeça após a disputa de três competições e chegar inteiro ao novo sonho de consumo alvinegro, o Mundial de Clubes, o técnico Tite também terá alguns momentos de relaxamento.

– Talvez, a direção me dê uma refrescada depois que chegarmos à zona de segurança. Uns dois ou três dias. Eu fico pilhado. Não consigo ver meus atletas ali. Eu assumo a responsabilidade junto – disse o treinador, sorrindo.

A folga de Tite não está tão longe de ser concedida. Nas contas da comissão técnica, o Timão precisa de mais nove pontos para não correr riscos de rebaixamento. A equipe está na oitava colocação do Brasileirão, com 36 pontos, e precisa atingir 45 para pensar somente no Mundial. Neste domingo, o adversário é o Sport, no Pacaembu.

Alguns atletas já tiveram o benefício. Na semana passada, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o meia Danilo, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, ganharam o fim de semana. Agora, foi a vez de Emerson. Suspenso pelo STJD, ele foi liberado na quinta-feira e só voltará a treinar na segunda.

Mais do que alguns dias sem comparecer ao CT Joaquim Grava, Tite ressalta a necessidade de os atletas relaxarem ao máximo para, em seguida, voltarem às atividades. O treinador quer a equipe titular atuando em “nível Mundial” nas últimas cinco rodadas do Brasileirão.

– É uma retirada do ar. Isso vai trazer benefícios depois. É o elástico. Você diminui agora para esticar depois – ressaltou.

Tite, aliás, mostrou que vem precisando de um pouco de paz. O técnico disse que o trabalho no torneio nacional vem sendo mais difícil de ser realizado do que durante a Libertadores, grande sonho do clube para a temporada. Azar da família.

– Minha esposa diz que estou mais bravo agora do que na Libertadores. Mas era fácil na Libertadores, todo mundo pilhado para ganhar. Agora o treinador tem de dar pau (risos). 

Paulo André e Jorge Henrique são dúvidas para pegar o Sport

Paulo André Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians) 
Paulo André é dúvida para enfrentar o Sport
 
O Corinthians tem duas dúvidas para a partida contra o Sport, neste domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O zagueiro Paulo André e o atacante Jorge Henrique não treinaram, nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, e ainda não sabem se serão relacionados.

O defensor sofreu uma pancada na perna esquerda no empate por 2 a 2 contra o Botafogo, no último fim de semana, no Engenhão, e vem realizando tratamento. Caso ele não possa atuar, o veterano Anderson Polga fará a estreia com a camisa alvinegra.

– O Polga vem treinando há um bom tempo e está em boas condições. Vamos esperar até sábado para saber – afirmou o técnico Tite.

Já Jorge Henrique, reserva neste momento, voltou a sentir dores no músculo da coxa direita e tem poucas chances de ser aproveitado diante dos pernambucanos. O atacante havia se ausentado de sete partidas pelo mesmo problema e preocupa o corpo clínico corintiano.

O Polga vem treinando há um bom tempo e está em boas condições"
Tite
 
Nas outras posições, o Timão terá as voltas do lateral-esquerdo Fábio Santos e do meia Danilo. Ambos cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Assim, Edenílson e Martinez perdem a vaga, e Alessandro volta a atuar pelo lado direito da defesa.

A decisão pela formação será no trabalho de sábado pela manhã. O treinador comandará uma atividade de posicionamento no gramado somente com os atletas que iniciarão a partida.

O Corinthians pode começar a partida com: Cássio, Alessandro, Wallace, Paulo André (Anderson Polga) e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Romarinho e Guerrero.

Julgamento é adiado, e Wallace enfrenta o Sport domingo

Wallace Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Wallace, durante treino do Corinthians no CT
 
O zagueiro Wallace poderá enfrentar o Sport, domingo, às 16h, no Pacaembu, mas ainda não escapou de uma possível punição do STJD. Marcado para esta sexta-feira à tarde, o julgamento do defensor do Corinthians foi adiado em virtude de uma mudança no artigo, o que poderá render a ele uma suspensão ainda maior. Já o Palmeiras foi julgado e punido com a perda de quatro mandos de campo

Wallace responderia pelo artigo 250 (ato desleal ou hostil) por um pisão sobre o atacante Barcos, do Palmeiras, no clássico do último dia 16 de setembro, em São Paulo. Ele poderia pegar de uma a três partidas de gancho.

Depois de uma análise da procuradoria, porém, ficou decidido que ele responderia pelo 254-A (agressão física). Assim, a possibilidade de ser suspenso aumenta. O artigo prevê que, em caso de punição, o atleta se ausente de quatro a 12 partidas.

Em virtude da alteração, o advogado do Corinthians, João Zanforlin, pediu o adiamento do julgamento para que preparasse uma nova defesa. Ainda não há data para a nova audiência.

Liberado para atuar, Wallace será titular do Timão no fim de semana, formando dupla com Paulo André. 

Pela seleção, Ralf espera evoluir, mas lamenta: 'Nunca tive base'

ralf corinthians treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Ralf espera evoluir tecnicamente
 
Ralf é considerado pelo técnico Tite como o melhor marcador do futebol brasileiro. Implacável na posição, o jogador dá a proteção necessária para o Corinthians possuir uma das melhores defesas do país. Mas destruir não é o bastante para o volante. De olho em uma vaga na Copa do Mundo de 2014, o jogador admite que precisa melhorar tecnicamente e lamenta por não ter tido tempo de aprimorar a qualidade antes de se tornar profissional.

- Eu nunca tive base. Estou aprimorando depois de velho. Eu sempre peço para fazer finalização ou cabeceio depois dos treinos. Se tivesse base, estaria melhor – afirmou.

Ralf tem uma carreira curiosa. O jogador se profissionalizou aos 19 anos no Taboão da Serra-SP e em seguida teve uma pequena oportunidade de atuar nos juniores do São Paulo no início de 2005. No entanto, sem chance de realizar sequer uma partida, foi levado ao Imperatriz-MA pelo técnico Pedrinho Rocha, filho do ídolo tricolor e da seleção uruguaia Pedro Rocha.

- Minha passagem pelo São Paulo foi muito rápida, só quatro meses. Sinto falta dessa base. É hoje que estou aprimorando. Talvez, se não tivesse passado por todas essas dificuldades, não valorizaria as coisas como valorizo. Preciso melhorar na raça e na vontade – disse.

Para continuar na seleção brasileira, Ralf entende que necessita melhorar no jogo ofensivo. O volante já teve uma evolução no número de passes certos e agora pretende ganhar um poder maior na chegada ao ataque, fundamento que o companheiro Paulinho domina. Aumentar o número de gols é um sonho, mas...

- Minha meta é fazer dois gols por ano. Eu fiz um na Libertadores (contra o Táchira, na Venezuela) e outro contra o Grêmio (pelo segundo turno do Brasileirão). Se surgir mais um, já fica para o ano que vem (risos) – brincou.

Ralf, de 28 anos, tem contrato com o Corinthians até o fim de 2015. Ele está convocado para disputar o segundo jogo do Superclássico das Américas, contra a Argentina, quarta-feira, em Resistência-ARG. 

Corinthians fará vistoria em CTs e usará trem-bala no Japão

Edu Gaspar, Gerente de futebol do Corinthians (Foto: Marcos Guerra / Globoesporte.com) 
Edu Gaspar vai vistoriar dependências no Japão
 
Depois de saber quem são os possíveis adversários no Mundial de Clubes, o Corinthians conhecerá agora toda a estrutura que encontrará no Japão no fim do ano. No dia 6 de outubro, o Timão enviará dois representantes ao Oriente para vistoriar as dependências que o clube usará durante a competição internacional.

O gerente de futebol Edu Gaspar e o supervisor Saulo Magalhães farão todo o roteiro que a delegação repetirá em dezembro. A rota inclui a passagem por Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde o grupo ficará apenas um dia e fará somente um treinamento.

De lá, eles seguem para Tóquio e, de trem-bala, embarcam para Toyota, palco da estreia da equipe, nas semifinais. Na companhia de membros do comitê organizador, eles conhecerão hotel, estádio e centro de treinamentos que os corintianos usarão neste período.

A mesma vistoria será feita quando eles partirem para Yokohama, sede da final e da disputa pelo terceiro lugar do Mundial. O deslocamento da delegação corintiana até lá também será por trem-bala. Caso não goste de alguma das acomodações, o clube poderá solicitar mudanças, algo pouco provável.
– É tudo nível de Copa do Mundo. Vamos para conhecer os locais e ver quais as nossas necessidades – afirmou Gaspar, que esteve no início da semana na Suíça para o sorteio do torneio.

A visita da dupla determinará também o que o Corinthians precisará levar ao Oriente na bagagem. A ideia é não embarcar com mantimentos pela dificuldade na entrada do Japão.

A preparação corintiana fora de campo continuará em novembro. Uma semana antes de o grupo partir, o clube enviará ao Japão a nutricionista Christine Neves, para adequar o cardápio dos hotéis ao que a delegação precisa, e o observador Mauro da Silva, responsável por espionar os rivais do Timão.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fifa divulga horários dos jogos da Copa. Abertura será às 17h, em SP

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE JOGOS EM CADA CIDADE (NO HORÁRIO DE BRASÍLIA)
Belo Horizonte: 13h e 17h Brasília: 13h e 17h
Cuiabá: 16h e 18h (fuso local: uma hora a menos em relação a Brasília) Curitiba: 13h, 16h, 17h e 19h
Fortaleza: 13h, 16h e 17h Manaus: 15h, 16h e 21h (fuso local: uma hora a menos em relação a Brasília)
Natal: 13h e 19h Porto Alegre: 13h, 16h e 17h
Recife: 13h, 17h e 19h Rio de Janeiro: 13h, 16h, 17h e 19h
Salvador: 13h, 16h e 17h São Paulo: 13h, 16h e 17h
 O Comitê Executivo da Fifa se reuniu nesta quinta-feira em Zurique, na Suíça, e aprovou todos os horários para as partidas do Mundial. O duelo de abertura, que terá a seleção brasileira e será disputado na Arena Corintihans, em São Paulo, começará às 17h (de Brasília), no dia 12 de junho (veja abaixo a tabela completa).

Os jogos da fase de grupos serão às 13h, 17h, 18h, 19h e 21h, e os das oitavas e quartas de final, às 13h e às 17h. Já às semifinais serão realizadas às 17h, e a grande final, às 16h do dia 13 de julho de 2014.

Segundo a Fifa, os horários foram estipulados levando em conta vários critérios, como distribuição equitativa de todas as seleções; períodos de descanso equitativos para todas as equipes em um mesmo grupo; temperatura nas cidades-sede; fatores do mercado global de televisão; e logística de viagem da torcida (como horários de voos e alojamento).
Projeto arena corinthians maquete (Foto: Divulgação) 
Projeto da Arena Corinthians: estádio será o palco da abertura da Copa 
 
O encontro também definiu a data do sorteio da Copa do Mundo, que acontecerá no dia 6 de dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. O Mundial será disputado por 32 seleções, dividas em oito chaves. O Brasil, como anfitrião, é o único já confirmado e estará no Grupo A, abrindo o Mundial no dia 12 de junho de 2014 no estádio do Corinthians, em São Paulo.

Data limite para convocações

Ficou definido ainda que o dia 19 de maio de 2014 será a data limite para que os técnicos informem os jogadores convocados para o torneio. Por fim, a Fifa determinou que entre 19 e 25 de maio não será disputada competição alguma, exceto a Liga dos Campeões da Europa, para que os jogadores tenham pelo menos uma semana de descanso antes de se apresentarem às seleções.

Convocado pela 1ª vez, Leandro Castán quer agarrar chance

Campeão da Libertadores pelo Corinthians no 1º semestre, Castán foi lembrado por Mano. Foto: Getty Images
Campeão da Libertadores pelo Corinthians no 1º semestre, Castán foi lembrado por Mano
Uma das novidades da lista de Mano Menezes para os amistosos contra Iraque e Japão, o zagueiro Leandro Castán, ex-Corinthians, comemorou a oportunidade de defender o Brasil. Por meio de seu Twitter, o jogador da Roma, da Itália, não escondeu a felicidade e disse que não quer sair mais da Seleção.
 "Galera, muito obrigado pelas mensagens. Estou muito feliz pela convocação para a Seleção Brasileira. É uma honra para mim e vou fazer de tudo para não sair mais desse grupo. Obrigado a todos. Deus é fiel. Feliz demais", escreveu.

Leandro Castán foi um dos principais jogadores do Corinthians na conquista da Libertadores deste ano antes de se transferir ao futebol europeu.
Lancepress!

Convocação desfalcará clubes em clássicos e "decisões"; veja jogos

Mano Menezes convocou atletas para amistosos da Seleção Brasileira. Foto: Mauro Pimentel/Terra
Mano Menezes convocou atletas para amistosos da Seleção Brasileira
A convocação da Seleção Brasileira anunciada nesta quinta-feira pelo técnico Mano Menezes para os amistosos contra Iraque (11 de outubro, na Suécia) e Japão (16, na Polônia), causou desconforto entre os times do Campeonato Nacional. Com nove atletas de nove agremiações distintas, a lista do treinador deixará equipes que brigam pela ponta da tabela sem seus principais jogadores em momento crucial da competição.

Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Grêmio, Corinthians, Fluminense, São Paulo, Internacional e Santos perderão Victor, Jefferson, Dedé, Fernando, Paulinho, Thiago Neves, Lucas, Leandro Damião e Neymar, respectivamente, justamente na reta final do Campeonato Brasileiro. O Botafogo, por exemplo, não terá seu goleiro titular diante de Vasco e Grêmio, times que também estão na parte de cima da tabela.

Os atletas serão desfalques das equipes em partidas importantes, que podem definir os rumos do torneio. No caso do Atlético-MG, por exemplo, a equipe irá perder seu goleiro contra o Internacional, que briga por vaga na Libertadores. Já o Fluminense fará confronto direto pela ponta contra o Grêmio na 31ª rodada e não poderá contar com Thiago Neves.

Contudo, ainda existe a possibilidade de os jogadores atuarem na 31ª rodada. Isso, porque a CBF ainda não decidiu os horários das partidas dessa etapa do torneio, que podem ser no dia 17/10 (data da volta da Seleção) ou marcadas também para o dia 18/10. Nesse caso, os atletas poderiam atuar por seus clubes. Ainda existe a chance de, como aconteceu há algumas semanas com Neymar, as equipes fretarem voos aos convocados para que retornem em tempo de atuar.

Confira, abaixo, os jogadores convocados que disputam o Campeonato Brasileiro e os jogos em que os clubes terão seus respectivos desfalques:
 
Convocados: Victor (Atlético-MG), Jefferson (Botafogo), Dedé (Vasco, Fernando (Grêmio), Paulinho (Corinthians), Thiago Neves (Fluminense), Lucas (São Paulo), Leandro Damião (Internacional) e Neymar (Santos)
29ª Rodada - 10/10 e 11/10

Bahia x Fluminense
Vasco x São Paulo
Corinthians x Flamengo
Internacional x Atlético-MG
Botafogo x Santos
Sport x Grêmio
30ª Rodada - 13/10 e 14/10

Atlético-GO x Internacional
Portuguesa x Corinthians
Santos x Vasco
São Paulo x Figueirense
Atlético-MG x Sport
Fluminense x Ponte Preta
Grêmio x Botafogo

31ª Rodada - 17/10 e 18/10 CBF ainda não decidiu datas e horários
Botafogo x Vasco
Fluminense x Grêmio
Santos x Atlético-MG
São Paulo x Atlético-GO
Internacional x Figueirense
Cruzeiro x Corinthians
Terra

Waldemar comanda treino e define o time que enfrenta o Corinthians

waldemar lemos sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Waldemar deve manter base que venceu o Coxa
 
O técnico Waldemar Lemos praticamente definiu o time que enfrentará o Corinthians, no próximo domingo, às 16h, no Pacaembu. Sem poder contar com Hugo, liberado pela diretoria para resolver problemas particulares no Rio Grande do Sul, o treinador dividiu o elenco em três partes, mas preferiu deixar a equipe principal com um a menos. Deixando claro que a vaga do meio-campo pertence ao camisa 80.

A ausência de Hugo deixou claro que Felipe Menezes vem perdendo espaço no elenco. Apesar de ter sido contratado com status de solução para o meio-campo, o jogador foi escalado para defender o terceiro time, durante o coletivo.

O volante Rivaldo, com dores do púbis e o zagueiro William Rocha também não participaram da movimentação. Com isso, a equipe principal seguiu a base da que venceu o Coritiba na última rodada com os retornos de Magrão e Edcarlos e com Gilberto na vaga do suspenso Gilsinho.  A equipe foi escalada assim: Magrão, Cicinho, Edcarlos, Diego Ivo e Renê; Tobi, Rithely e Moacir; Felipe Azevedo e Gilberto.

Fora da lista, Ralf admite que esperava convocação para Seleção

ralf corinthians treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Ralf, durante treino do Corinthians, no CT
 
O volante Ralf, do Corinthians, tinha esperanças de ser convocado para a seleção brasileira que disputará os amistosos contra o Iraque, em 11 de outubro, em Malmo, na Suécia, e diante do Japão, em Breslávia, na Polônia, cinco dias depois. O jogador, porém, disse entender o critério do técnico Mano Menezes em chamar apenas um atleta por clube brasileiro – Paulinho foi o escolhido no Corinthians.

– Fiquei surpreso (por não ser chamado). Esperava essa oportunidade por já estar na lista do segundo jogo contra a Argentina. Eu respeito a decisão do Mano de chamar um por clube. Estou feliz pelo Paulinho – afirmou.

Dono de um poder de marcação muito forte, Ralf acredita que precisa evoluir em outros quesitos para ter mais oportunidades com o grupo brasileiro. Entre elas, ser mais ofensivo. Pelo Timão, a melhora rendeu elogios de Tite, principalmente depois de um golaço marcado contra o Grêmio, pelo Brasileirão.

– Sei que preciso melhorar. Não posso falar que estou completo porque não atingi meus objetivos. O Tite nos dá a oportunidade de finalizar e sair de trás com a bola. Estou procurando melhorar a cada treino – ressaltou.

Ralf foi titular da seleção brasileira na vitória por 2 a 1 sobre os argentinos, há duas semanas, em Goiânia, pelo Superclássico das Américas, e deverá manter a posição no segundo duelo. A partida está marcada para a próxima quarta-feira, em Resistência, na Argentina. 

Com dúvida na zaga, técnico Tite testa Anderson Polga

Anderson Polga Corinthians treino (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians) 
Anderson Polga pode estrear no domingo
 
O técnico Tite tem apenas uma dúvida para escalar o Corinthians que enfrenta o Sport, domingo, às 16h, no Pacaembu, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem saber se o zagueiro Wallace estará livre, o treinador poderá promover a estreia do Anderson Polga, de 33 anos.

Wallace iniciou o treino desta quinta-feira como titular, mas corre risco de ser impedido de atuar no fim de semana. Ele será julgado na sexta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em virtude de um pisão em Barcos, do Palmeiras, e poderá pegar até três partidas de suspensão.

Caso Wallace seja punido, o treinador usará pela primeira vez o pentacampeão Anderson Polga. O jogador foi contratado há três semanas e ainda recupera a forma física. O veterano, aliás, entrou na vaga de Wallace na segunda parte do treino, formando dupla com Paulo André.

Tite queria a contratação de um outro zagueiro desde que perdeu Leandro Castán e Marquinhos para o Roma. Felipe e Antônio Carlos, outros dois defensores que fazem parte do grupo, não agradam tanto ao comandante e quase não foram aproveitados na temporada.

O treinador fará ainda mais duas mudanças na equipe. O lateral-esquerdo Fábio Santos e o meia Danilo cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo e voltam normalmente. No ataque, Paolo Guerrero permanece ao lado de Romarinho.

O Corinthians treinou nesta quinta com a seguinte formação: Cássio, Alessandro, Wallace (Anderson Polga), Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Romarinho e Guerrero.

Fora de julgamento, Emerson ganha folga do Timão até segunda-feira

Sem condições legais de enfrentar o Sport, domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro, o atacante Emerson foi liberado pela comissão técnica do Corinthians. O jogador ganhou folga nesta quinta-feira e só se reapresentará na próxima segunda.
 
O pedido de recurso feito pelo clube em virtude da suspensão de seis partidas não será julgado pelo STJD nesta sexta-feira, como previa o departamento jurídico do Timão. Assim, o herói do título da Libertadores terá de cumprir o quarto jogo de punição.

O Corinthians, aliás, vem liberando alguns jogadores por causa do desgaste físico. Na semana passada, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o meia Danilo, que cumpriam suspensão pelo terceiro cartão amarelo contra o Botafogo, ganharam todo o fim de semana de folga.

Emerson foi suspenso após ofender o árbitro Péricles Bassols no segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, dia 2 de setembro, no Pacaembu. Caso não consiga a liberação das duas últimas partidas de gancho, só poderá atuar novamente diante da Portuguesa, em 13 de outubro, no Canindé.

Kaká volta à Seleção, e Mano chama apenas um atleta por clube brasileiro

 
Lista convocados Mano Menezes Seleção 27/09 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
Kaká está de volta à seleção brasileira. Nesta quinta-feira, o técnico Mano Menezes confirmou o retorno do apoiador do Real Madrid para os amistosos contra o Iraque, em 11 de outubro, em Malmo, na Suécia, e diante do Japão, em Breslávia, na Polônia, cinco dias depois. Além disso, o treinador decidiu convocar apenas um jogador por clube brasileiro para não prejudicar as equipes no Brasileirão.
 
Assim, os goleiros Victor (Atlético-MG) e Jefferson (Botafogo), o zagueiro Dedé (Vasco), os meio-campistas Fernando (Grêmio), Thiago Neves (Fluminense), Paulinho (Corinthians) e Lucas (São Paulo) e os atacantes Neymar (Santos) e Leandro Damião (Internacional) perderão duas partidas do campeonato nacional, nas rodadas 29 e 30. Segundo a CBF, os atletas retornam a tempo de entrar em campo em 17 de outubro, pela 31ª.

- Exatamente nesse período no ano passado vivenciamos esta situação. Naquele período, fizemos a convocação sem limitador. Entendemos que dessa vez é possível sem prejuízo para o que consideramos prioritário, que é a Seleção. Para novembro (NR: há uma data Fifa no dia 14) não faremos nenhuma convocação de jogadores dentro do país, porque teremos uma interferência mais forte. A menos que não tenha mais probabilidade de prejuízo nenhum - disse o treinador.

A novidade na convocação é o zagueiro Leandro Castán, ex-Corinthians e atualmente no Roma. A delegação embarca para a Europa no dia 7 de outubro (domingo de eleições municipais) e treinará sempre na Polônia (só irá à Suécia para a partida com o Iraque, treinado por Zico). A previsão de chegada dos jogadores ao Brasil é na manhã de 17 de outubro, dia da 31ª rodada do Brasileirão.
Kaká ainda não disputou partidas oficiais na temporada
Kaká derrota Brasil jogo Holanda (Foto: Getty Images) 
Kaká não entra em campo pela Seleção desde derrota para Holanda na Copa
 
Kaká retorna à Seleção após mais de dois anos sem disputar uma partida com a amarelinha. O último jogo de Kaká pelo time canarinho aconteceu no dia 2 de julho de 2010, na derrota por 2 a 1 para a Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. De lá para cá, o jogador passou por uma cirurgia no joelho e inúmeros problemas musculares.

Vale lembrar que Mano Menezes chegou a convocar o atleta para os jogos diante do Gabão, em Libreville, e diante do Egito, em Doha, no Qatar, no final de 2011. Porém, por conta de lesão, Kaká acabou cortado e não voltou a ser chamado pelo comandante. Na última quarta, em amistoso do Real Madrid, contra o Millonarios, da Colômbia, o atleta fez três gols e deu uma assistência.

Até o momento, o camisa 8 não disputou nenhum jogo oficial com a camisa do Real Madrid na atual temporada. Amistosos, no entanto, foram sua especialidade. Dos seis de pré-temporada, o ex-são-paulino esteve em campo em cinco, sendo ausência apenas no primeiro, diante do Real Oviedo. Ele foi titular contra o Benfica (derrota por 5 a 2), Los Angeles Galaxy (vitória por 5 a 1) e Celtic (vitória por 2 a 0). Contra Santos Laguna (2 a 0) e Milan (5 a 1 a favor), o craque brasileiro deixou o banco de reservas e teve boas atuações.

Nenhuma, porém, pareceu impressionar o técnico José Mourinho. O treinador português chegou a não convocar Kaká sequer para o banco de reservas em três oportunidades pela Supercopa da Espanha e Campeonato Espanhol. Na última quarta, o meia enfim recebeu uma chance como titular, no amistoso diante do Millonarios, da Colômbia: ele não decepcionou e deixou o gramado tendo marcado três dos oito gols do time merengue.

- (Kaká) Jogou bem, como toda a equipe. A resposta dele e a da equipe foi possível porque se dedicam a trabalhar bem, como outros que não tinham jogado em partidas oficiais – disse Mourinho após o jogo. A expectativa passa a ser sua presença ou não no próximo domingo, diante do Deportivo La Coruña, no Santiago Bernabéu, pela 6ª rodada do Espanhol.

Chilenos veem disputa Cruzeiro-Corinthians por volante da Universidad

Chilenos afirmam que Corinthians e Cruzeiro brigam para ter Lorenzetti em 2013. Foto: AP
Chilenos afirmam que Corinthians e Cruzeiro brigam para ter Lorenzetti em 2013
A passagem do Universidad do Chile pelo Brasil pode não ter servido apenas para disputar a final da Recopa Sul-Americana contra o Santos, na última quarta-feira. O jornal chileno La Tercera informa que Corinthians e Cruzeiro observaram atentamente o volante Gustavo Lorenzetti durante o partida do Pacaembu, objeto de desejo das duas equipes.

De acordo com o diário, o destaque da equipe chilena é observado há meses pelo time mineiro, que elabora uma proposta de US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 7 milhões) pelo jogador. O clube celeste vê muita semelhança do atleta com Montillo, também contratado pelo Cruzeiro do Universidad.

O Corinthians está em fase inicial de negociações para ter Lorenzetti na próxima temporada. Mauro da Silva, auxiliar de Tite, já fez sondagens sobre o jogador, seguindo o diário. O atual campeão da Libertadores também estaria preparando uma oferta de US$ 1,2 milhões (cerca de R$2,4 milhões) para o meia José Rojas.

Já o Cruzeiro também estaria interessado em trazer de volta ao Brasil um ex-corinthiano, o goleiro Johnny Herrera. O atleta, que teve uma passagem apagada pela equipe alvinegra, enfrenta um processo criminal por se envolver em um acidente de trânsito enquanto estava embriagado, e vê com bons olhos sair do clube chileno final do ano, apesar de ter contrato com os atuais campeões da Sul-Americana até 2017.
Terra

Diretoria corintiana não acredita em mudança no elenco até o Mundial

Corinthians apresenta Anderson Polga (Foto: Eduardo Viana)

O Corinthians não deve sofrer alteração no elenco antes da disputa do Mundial da Fifa, em dezembro, no Japão. É o que acredita o diretor de futebol do clube, Duílio Monteiro Alves. 

O Timão pensava que a Fifa proibia a participação de atletas com menos de três meses de clube antes do torneio, mas só foi avisado que uma pré-lista, com 35 atletas, tem de ser enviada até 26 de outubro - pouco menos de dois meses para a estreia, no dia 12 de dezembro, em Toyota (JAP). 

- Podemos contratar um jogador e inscrevê-lo até o dia 26 de outubro, mas não pensamos em reforçar o elenco. Já estamos com o grupo definido. Só chegaria alguém se fosse o que chamamos de oportunidade de mercado. Nunca se sabe, mas não estamos negociando com ninguém, nem temos ninguém em mente - ressaltou o dirigente.

Hoje, como a janela de transferências internacionais está fechada, o Corinthians poderia contratar apenas jogadores que atuam no Brasil. Vale lembrar que as inscrições para o Brasileirão se encerraram no dia 21 de setembro. Portanto, os jogadores da Série A só estariam aptos a disputar o Mundial, e uma possibilidade seria trazer alguém da Série B, algo quase descartado pela comissão técnica para o momento.

O elenco atual conta com apenas 32 atletas. Como a pré-lista tem de ter 35 nomes, alguns garotos da base que treinavam no grupo principal, como o lateral PC e o atacante Ualefi, podem ser incluídos.

A lista final, com 23 nomes, deve ser enviada até o dia 26 de novembro. Os jogadores já estão praticamente definidos na cabeça da comissão técnica. O meia-atacante chinês Zizao, no clube desde fevereiro, ainda não estreou e tem remota chance de estar nesta relação de atletas aptos para jogar.

Lancenet !

Diretor do Timão dá apoio a Julio Cesar e ressalta profissionalismo do goleiro

Ponte Preta x Corinthians - Campeonato Brasileiro - Julio Cesar (Foto: Ari Ferreira)

O goleiro Julio Cesar tem dividido seus dias entre treinos no CT Joaquim Grava e plantões no hospital para acompanhar sua esposa, que teve complicações na gravidez - como mostrou o LANCENET! nesta quarta-feira. O Corinthians garante total apoio ao jogador que, há cerca de 20 dias, vive a rotina pesada e sofrida.

- Estamos sempre em contato com os atletas, conversando, não só do trabalho, mas da vida particular também. Temos a preocupação com o problema dele e ele tem nosso apoio. Se precisar de ajuda, vamos dar - garantiu o diretor de futebol alvinegro, Duílio Monteiro Alves.

No dia a dia do Timão, Julio tem procurado se descontrair e não poupa disposição para recuperar a posição perdida para Cássio, antes das oitavas de final da Libertadores. Mesmo que não tenha faltado a treinos ou jogos (ele ficou no banco no empate por 2 a 2 com o Botafogo, no Rio de Janeiro, no último domingo), é possível notar um semblante chateado e preocupado em algumas horas. O camisa 1 é conhecido por ser um dos mais brincalhões e queridos jogadores do grupo corintiano.

- O Julio é um cara nota mil, incrível, correto, trabalhador sério, profissional, é muito querido por todos. Está normal no dia a dia mesmo com este problema - ressaltou Duílio.

O goleiro revelou em evento na noite da última terça-feira que chegou a ser ameaçado após falhar diante da Ponte Preta, na derrota por 3 a 2 no Pacaembu, que eliminou o Timão nas quartas de final do Paulistão deste ano. 

Desde que foi para a reserva, tem recebido sondagens de diversos clubes, mas nem ele nem o Corinthians desejam uma negociação.

- Sempre existe procura de outros clubes, mas ele está feliz no Corinthians e nós estamos felizes com ele. Ele está trabalhando para ganhar a posição novamente - concluiu o diretor alvinegro.

Lancenet !

Jogadores de Corinthians e Coritiba são convocados para as eliminatórias

Ramírez Guerrero Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians) 
Ramírez e Guerrero vão defender a seleção peruana 
 
Os corintianos Luis Ramírez e Paolo Guerrero e o atacante Raúl Ruidíaz, do Coritiba, são três dos 14 atletas que atuam no exterior convocados pelo técnico Sergio Markarián para os dois próximos jogos da seleção peruana nas eliminatórias para a Copa de 2014.

O Peru é o sétimo colocado da tabela de classificação, com sete pontos, e enfrenta a Bolívia, em 12 de outubro, em La Paz, e o Paraguai, em Assunção, quatro dias depois. Para a primeira partida, Markarián não poderá contar com Ramírez nem com a estrela do time, o atacante Claudio Pizarro, do Bayern de Munique - ambos suspensos.

Os 14 atletas que não disputam o Campeonato Peruano e foram convocados por Sergio Markarián são os seguintes:

Goleiro: Raúl Fernández (Nice/FRA).

Defensores: Carlos Zambrano (Eintracht Frankfurt/ALE), Renzo Revoredo (Barcelona/EQU) e Alberto Rodríguez (Rio Ave/POR).

Meio-campistas: Luis Ramírez (Corinthians), Juan Manuel Vargas (Genoa/ITA), Rinaldo Cruzado (Chievo/ITA), André Carrillo (Sporting/POR) e Paolo Hurtado (Paços de Ferreira/POR).

Atacantes: Claudio Pizarro (Bayern de Munique/ALE), Jefferson Farfán (Schalke 04/ALE), Raúl Ruidíaz (Coritiba), Paolo Guerrero (Corinthians) e Wilmer Aguirre (San Luis/MEX).

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Corinthians descarta assumir custo de arquibancadas temporárias

O Corinthians está pouco propenso a arcar com os custos das arquibancadas temporárias. Foto: Adriano Lima/Terra
O Corinthians está pouco propenso a arcar com os custos das arquibancadas temporárias
A promessa de construção de arquibancadas temporárias na Arena Corinthians foi um dos fatores que determinaram a escolha do estádio para a abertura da Copa do Mundo de 2014. Porém, os custos da obra adicional ainda geram dúvidas, e o clube admite não ter qualquer pretensão de assumir os gastos.


De acordo com a edição do jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira, o Governo Estadual desistiu de arcar com os R$ 70 milhões necessários para a construção do setor. A publicação informa que o poder público atuará ao lado do Corinthians na busca por um patrocínio para a área.

"São Paulo já vai ter de arcar com a recepção de 32 chefes de Estado, segurança, transporte, alojamento e festas", justifica o vice-presidente alvinegro, Luís Paulo Rosenberg, ao jornal.

Porém, o Corinthians emitiu um comunicado oficial nesta quarta em que descarta a hipótese de assumir os custos. O clube alega "ter certeza de que o Governo do Estado manterá seu compromisso de prover as arquibancadas temporárias para a adequação da Arena Corinthians às necessidades da Fifa, para que lá se realize a abertura da Copa."

O time alvinegro se dispõe apenas a apoiar na busca de apoio privado, "caso seja a solução definida pelo Governo". Inicialmente, o projeto do Corinthians e da construtora Odebrecht era de 48 mil assentos, mas 20 mil cadeiras adicionais serão colocadas para o estádio atingir a capacidade mínima estipulada para a abertura da Copa.

Enquanto vive a incerteza dos custos do setor temporário, o Corinthians confirmou a previsão de ter um telão gigante no lado de fora do estádio, que medirá 120m x 20m.
Gazeta Esportiva