domingo, 13 de maio de 2012

Libertadores: Timão só eliminou um brasileiro em cinco mata-matas

 
tite corinthians grupo elenco equipe (Foto: MAURO HORITA/AGIF/AE)
 
Tite e o atual grupo do Corinthians buscam a primeira Libertadores do clube
 
Depois de eliminar o Emelec, o Corinthians começa na próxima quarta-feira uma sequência de jogos que pode transformar a Taça Libertadores em Copa do Brasil. O Timão enfrenta o Vasco, pelas quartas de final, e tem chances de encarar Santos e Fluminense, nas semis e finais, respectivamente. O problema é que o retrospecto não ajuda. Em cinco confrontos contra brasileiros no mata-mata do torneio sul-americano, o clube paulista venceu apenas um.
 
O único triunfo corintiano aconteceu nas quartas de final da edição de 2000. Na ocasião, depois de eliminar o Rosário Central-ARG nas oitavas, o Timão pegou o Atlético-MG e conseguiu avançar. Em Belo Horizonte, empate por 1 a 1, no Mineirão, gol de Luizão. Já no Morumbi, Edilson e Ricardinho garantiram o placar de 2 a 1 e a inédita vaga nas semifinais.
 
Aquele mesmo ano reservaria ao Corinthians uma dolorosa eliminação, principalmente pela equipe chegar como favorita pelas conquistas do Brasileirão de 98 e 99, além do Mundial Interclubes meses antes. O adversário era ninguém menos que o arquirrival Palmeiras. O Timão venceu o primeiro jogo por 4 a 3, mas perdeu o segundo por 3 a 2. Nas penalidades, Marcelinho Carioca desperdiçou a última cobrança que Marcos defendeu, aumentando o calvário alvinegro na América.

São outros adversários, outros jogadores e o clube em um outro momento. É difícil pegar a confiança que temos hoje. Estamos no caminho certo"
Danilo
 
Um ano antes, o roteiro foi bastante semelhante. O clube do Parque São Jorge era um sério candidato ao título, porém, não conseguiu passar pelo maior inimigo: derrota por 1 a 0 no primeiro confronto e vitória por 2 a 1, no segundo. Dinei e Vampeta perderam seus pênaltis e o adversário levou a vaga. Pior: mais tarde, ficou com o título.

Três anos antes, o Corinthians já havia sentido o gosto amargo de cair diante de um outro brasileiro. O time fez grande campanha na primeira fase, mas sucumbiu pouco tempo depois, novamente nas quartas. A derrota por 3 a 0 para o Grêmio, em São Paulo, praticamente liquidou a fatura. O triunfo paulista por 1 a 0, em Porto Alegre, de nada adiantou.

O Corinthians só reencontrou um brasileiro em 2010 e, mais uma vez, ficou pelo caminho. Sob o comando de Mano Menezes, a equipe encabeçada por Ronaldo fez a melhor campanha da primeira fase. E só. Nas oitavas, voltou a enfrentar um time do mesmo país e acabou eliminada pelo Flamengo. A classificação, contudo, estava próxima, mesmo com a derrota por 1 a 0, no Maracanã. Os gols do Fenômeno e de Dentinho encaminharam a classificação, no Pacaembu, mas Vagner Love descontou e colocou o Rubro-Negro no restante do torneio.

Nas outras edições que participou, o Timão foi eliminado em 2003 e 2006 pelo River Plate, ambas nas oitavas. Já em 2010, disse adeus ao sonho do título já na fase prévia, perdendo para o até então desconhecido Tolima-COL, queda que resultou em uma série de protestos da torcida e na aposentadoria de Ronaldo. Na edição de 1991, o clube sequer passou da primeira fase, em que enfrentou Internacional e os equatorianos El Nacional e Deportivo Cuenca – apenas o Colorado avançou.

Apesar das eliminações, o saldo corintiano ainda é favorável em partidas diante de brasileiros na competição. Em 18 partidas, são sete vitórias, cinco empates e seis derrotas.

- São outros adversários, outros jogadores e o clube em um outro momento. É difícil pegar a confiança que temos hoje. Estamos no caminho certo – afirmou o meia Danilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário