segunda-feira, 14 de maio de 2012

Freguês? Timão venceu todos os duelos no mata-mata contra o Vasco

tite corinthians   (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com) 
Técnico Tite destaca a qualidade do Vasco
 
O Corinthians pode não ter um grande retrospecto contra brasileiros no mata-mata da Taça Libertadores, mas, quando o adversário é o Vasco, os números são bastante favoráveis. Nas quatro vezes que os clubes se encontraram neste formato de competição, o Timão levou vantagem em todas.

A soberania paulista começou nas semifinais da Copa do Brasil de 1995. Mesmo no Maracanã, o Corinthians venceu por 1 a 0, gol de Marcelinho Carioca, e levou o favoritismo para São Paulo. A festa foi grande no Pacaembu. A equipe dirigida por Eduardo Amorim celebrou a passagem para a decisão com uma goleada por 5 a 0, três gols de Viola, um de Souza e outro de Ricardo Rocha, contra.

Os clubes voltaram a se enfrentar na final do Mundial de Clubes da Fifa, em 2000, disputado no Rio de Janeiro. O empate sem gols no tempo normal e na prorrogação levou a decisão para os pênaltis. Marcelinho desperdiçou para o Timão, mas Gilberto parou em Dida e Edmundo bateu para fora a última cobrança, dando aos paulistas o inédito título.

A chance de os vascaínos se vingarem aconteceu na primeira fase da Copa Sul-Americana de 2006, mas nem mesmo a força de São Januário permitiu isso. Fora de casa, o Corinthians venceu por 1 a 0, gol de Gustavo Nery. Na volta, no Canindé, o Timão não deu chances e venceu por 3 a 1. Amoroso, Rafael Moura e Magrão marcaram. Diego descontou.

Os clubes duelaram novamente pela Copa do Brasil em 2009 valendo vaga na final. E, outra vez, o Corinthians foi melhor. O clube do Parque São Jorge encaminhou a classificação com o empate por 1 a 1, no Maracanã – Dentinho e Rodrigo Pimpão marcaram. Em São Paulo, o Timão fez valer o regulamento e avançou com um 0 a 0.

No ano passado, a rivalidade se aflorou novamente, mas nos pontos corridos. Corinthians e Vasco travaram um duelo pelo primeiro lugar durante quase todas as rodadas do Campeonato Brasileiro. No fim, o Timão garantiu o título na última partida, com dois pontos de vantagem sobre o Gigante da Colina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário