quarta-feira, 16 de maio de 2012

Atuais campeões nacionais, Vasco e Corinthians iniciam duelo continental

Em junho do ano passado, o Vasco saiu de um longo jejum ao conquistar a Copa do Brasil. Em dezembro, foi a vez de o Corinthians levantar a taça, dessa vez a do Campeonato Brasileiro. Em ambos os casos, os títulos garantiram uma vaga na Libertadores. E nesta quarta-feira é a vez de os dois últimos campeões nacionais duelarem pela competição sul-americana. A partida que começa às 21h50m (de Brasília), em São Januário, é o confronto de ida das quartas de final da competição.
 
Para chegar ao duelo contra o Corinthians, o Vasco precisou eliminar o Lanús nas oitavas de final vencendo a disputa de pênaltis na Argentina. Já o Timão passou sem sustos pelo Emelec, do Equador, fazendo 3 a 0 no jogo decisivo no Pacaembu. Esta será a primeira vez que os dois times que disputaram o título do Brasileirão de 2011 até a última rodada se enfrentam pela Libertadores.

O jogo de volta entre Corinthians e Vasco será daqui a uma semana, no Pacaembu, em São Paulo. Quem passar enfrenta Santos ou Vélez Sarsfield, da Argentina, na semifinal da competição.

Sandro Meira Ricci apita o duelo. Ele será auxiliado pro Alessandro Rocha e Roberto Braatz. A Rede Globo transmite a partida para todo o Brasil, exceto Goiás, Bahia e a cidade de Curitiba (PR). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

header as escalações 2
Vasco: o técnico Cristóvão Borges não divulgou a escalação que enfrenta o Corinthians, mas a tendência é que mantenha a base dos titulares que derrotaram nos pênaltis o Lanús, pelas oitavas de final. No meio-campo, Nilton, Juninho e Felipe disputam duas vagas. O Vasco deve atuar com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Romulo, Nilton, Juninho (Felipe) e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

Corinthians: o técnico Tite fez duas mudanças em relação à equipe que venceu o Elemec por 3 a 0. O lateral-direito Edenílson fraturou o pé esquerdo e abriu espaço para o retorno de Alessandro, que sofre com problemas físicos desde o início do ano. No ataque, Willian não agradou como centroavante e foi sacado. Jorge Henrique volta de suspensão, enquanto Alex é mantido na armação ao lado de Danilo. A formação é a seguinte: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Emerson.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Vasco: o zagueiro Dedé segue se recuperando de um edema ósseo na perna esquerda. O atacante Carlos Tenorio sofreu uma cirurgia no tendão de Aquiles no pé direito.

Corinthians: Paulo André (recuperação de cirurgia no joelho direito), Wallace (recuperação de cirurgia no tornozelo esquerdo) e Edenílson (fratura no pé esquerdo).

header fique de olho 2
Vasco: para furar a consistente defesa do Corinthians, o Vasco promete apostar nas jogadas pelas laterais. Por isso, Fagner e Eder Luis, pela direita, e Thiago Feltri e Diego Souza, pela esquerda, serão peças importantes no sistema de jogo a ser montado pelo técnico Cristóvão Borges.

Corinthians: sem um centroavante, a aposta do Timão no setor ofensivo será a aproximação dos meias Danilo e Alex. No ano passado, também em São Januário, o Timão enfrentou o Vasco com um sistema tático semelhante e conseguiu um importante empate por 2 a 2. Os gols da equipe foram marcados pelos dois armadores.
header o que eles disseram
Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "Acho que o Corinthians leva uma vantagem por ter participado mais de Libertadores do que o Vasco nos últimos anos. Mas nós temos aprendendo muito e rápido. Por isso estamos nos saindo bem na competição. Mas a pressão e a obrigação de vencer é igual para os dois lados."

Tite, técnico do Corinthians: "É um grande jogo entre dois times de muita qualidade. Precisamos ter maturidade para jogar dentro e fora de casa da mesma maneira. É ter naturalidade para atacar e defender."
header números e curiosidades (Foto: arte esporte)

* Esta é a primeira vez que Vasco e Corinthians se enfrentam pela Libertadores. A última vez que as duas equipes jogaram por uma competição internacional foi em 2006, quando o Timão eliminou o Vasco na Copa Sul-Americana com duas vitórias: 1 a 0 em São Januário e 3 a 1 no Canindé.

* Jogando em São Januário, o Vasco não deixa de marcar pelo menos um gol desde o empate com o São Paulo em 0 a 0 pelo Campeonato Brasileiro do ano passado. Em suas últimas 13 partidas em seu estádio, o Vasco marcou 37 vezes.

* Vencer em São Januário não é novidade para o Corinthians. Nas últimas sete partidas que fez no campo do Vasco, o Timão venceu quatro vezes e perdeu apenas duas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário