quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tite elogia dedicação: 'O time sujou o calção e arrastou a bunda no chão'

O técnico Tite ficou satisfeito com a atuação e o empenho dos jogadores do Corinthians na vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio, nesta quarta-feira, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O Timão voltou a vencer depois de duas derrotas consecutivas e manteve a liderança pela 14ª rodada consecutiva, agora com 40 pontos.

- O time sujou o calção e arrastou a bunda no chão. Quando está com nove (jogadores em campo), vai na alma, vai no grupo. Precisávamos vencer. Era esse o sentimento. É competir e vencer. Em alguns jogos, ficam em segundo plano a triangulação, o jogar melhor. Estávamos vindo de derrota em um clássico, que é muito pesado. O Corinthians é assim: competição. Nós podemos até perder, é do jogo, mas vibrar e competir é a marca dessa equipe – afirmou.

Tite destacou a mudança tática que fez na equipe no segundo tempo, quando o Grêmio pressionava. O treinador sacou o meia Danilo e colocou o atacante Jorge Henrique. Pouco depois, o time saiu do sufoco com os gols de Paulinho e Ramon.

- O Grêmio voltou melhor no segundo tempo. No primeiro, criamos e colocamos volume. Ainda bem que tive a felicidade de mudar o sistema. A entrada do Jorge pelo lado direito, com Paulinho e Edenílson pelo meio e Emerson na esquerda foi a forma que usamos contra o São Paulo – ressaltou.

O treinador considerou justa a expulsão do atacante Liedson, depois de duas faltas consecutivas, mas não concordou com o cartão vermelho do volante Edenílson, punido por simular uma lesão no gramado, retardando a partida. Os gremistas também esbravejaram contra o pênalti marcado em Emerson.

- Eu quero ver melhor. De longe, não consigo ver se foi contato de empurrar no lance do Emerson. O Liedson perdeu o tempo da jogada, não teve maldade, mas abriu a possibilidade de levar o segundo amarelo e o vermelho. Ele errou o bote. Em termos de regra, não tenho o que falar, mas o caso do Edenílson não existe – completou.

Corinthians e Grêmio farão representação contra árbitro na CBF

As diretorias de Corinthians e Grêmio prometem fazer uma reclamação na Confederação Brasileira de futebol (CBF) contra o árbitro André Luiz de Freitas Castro (GO). Os clubes ficaram insatisfeitos com a atuação dele na vitória do Timão sobre o Tricolor gaúcho por 3 a 2, nesta quarta-feira, no Pacaembu, pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro.

- Eu e o Paulo Odone (presidente do Grêmio) conversamos e resolvemos entrar com uma ação na CBF. A arbitragem não agradou corintianos e gremistas – resumiu o presidente do Timão, Andrés Sanches.

Os gaúchos reclamam do pênalti marcado de Adilson em Emerson ainda no primeiro tempo. Já os paulistas ficaram revoltados com a expulsão do volante Edenílson. Ele recebeu cartão vermelho por simular uma lesão durante a etapa final. O Alvinegro já havia perdido o centroavante Liedson, também expulso por acúmulo de dois cartões amarelos.

- Não vou discutir se foi ou não pênalti. O árbitro tem que saber. Ele (árbitro) deve ter ouvido comentários pela televisão de que o pênalti não existiu e voltou para o segundo tempo querendo corrigir a suposta bobagem que fez. Ele expulsou um jogador que estava no chão. O zagueiro do Grêmio também estava lá para ser atendido e ele não teve a mesma atitude. Na minha opinião, ele foi péssimo para não dizer mal intencionado. Nem coragem para dar cinco minutos (de acréscimo) ele teve – disse o diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade.

- O árbitro não é médico para saber se o jogador precisa de atendimento ou não. Teve uma bola que foi recuada para o goleiro e foi intencional. É inadmissível o que ele fez, irritou o estádio inteiro, os jogadores. Saímos com a vitória, e ele não conseguiu o que queria – emendou.

Após semana turbulenta, jogadores do Timão destacam união do elenco

O Corinthians ganhou um respiro nesta quarta-feira. A suada vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio, no Pacaembu, acalmou os ânimos em uma semana com derrota para o arquirrival Palmeiras, pressão sobre Tite e cobrança da torcida. Após a partida, os jogadores fizeram questão de destacar a união do elenco para continuar na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.

- A equipe está de parabéns porque a semana foi difícil. O Tite, com muita sabedoria, conseguiu montar a equipe de maneira competitiva, brigando pela vitória. O apoio da galera (torcida), como é de costume, faz a diferença – afirmou.

Depois de marcar o primeiro gol do jogo, de pênalti, no primeiro tempo, o zagueiro Chicão correu ao banco de reservas para abraçar o atacante Jorge Henrique. O jogador perdeu a vaga na equipe nesta rodada, mas entrou no segundo tempo. Na saída de campo, se defendeu.

- Falam muito que o grupo está dividido. O grupo está unido, todos que chegam aqui falam que nunca viram um elenco tão unido. Todo mundo está buscando seu espaço. Fora de campo, faço o que quiser. Se quiser sair, vou sair. Tenho que me dedicar porque nenhum time coloca às 18h tanta gente no estádio quanto o Corinthians – completou Jorge Henrique.

Chicão explica abraço em Jorge Henrique: "Não racharão o time"

O gol do zagueiro Chicão na vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio, nesta quarta-feira, foi dedicado a Jorge Henrique. Depois de cobrar pênalti no fundo do gol de Victor, o jogador, acompanhado do restante do time titular, correu em direção ao atacante para abraçá-lo no banco de reservas.

Até então titular absoluto, Jorge Henrique perdeu a posição para a entrada do meia Edenílson. A explicação dada pelo técnico Tite, na véspera do confronto, é de que a equipe vinha sofrendo muitos gols (foram oito nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro), e ele decidiu realinhar o time com losango no meio-campo para fortalecer a defesa.

No entanto, no início da tarde desta quarta-feira, horas antes da partida no Pacaembu, a diretoria do clube emitiu nota oficial negando denúncia de que Jorge Henrique havia sido sacado, em decisão conjunta entre a comissão técnica e os dirigentes, por excessivas saídas noturnas.

"Fui comemorar o gol com ele porque ficam falando muita bobeira fora de campo, coisas que não têm nada a ver. A gente fica chateado que algumas pessoas queiram rachar nosso grupo, e isso não vai acontecer", explicou o defensor e capitão do Corinthians, também alvo de denúncia de frequentar a noite paulistana - e juntamente com o presidente do clube, Andrés Sanchez.

"Fiquei chateado porque, como capitão, tenho que dar exemplo. Quem disse tem que comprovar, até porque nem telefone do Andrés eu tenho. O contato que eu tenho com ele é no clube. A gente fica chateado, porque ninguém prova nada e falar o que quiser", defendeu-se Chicão.

Coração de líder: Corinthians segura o Grêmio, vence e respira aliviado


Chicão, aponta para Jorge Henrique, no banco, para acabar com boatos do desentendimento entre eles

Chicão, aponta para Jorge Henrique, no banco, para acabar com boatos do desentendimento

O Corinthians vai comemorar seu 101º aniversário aliviado nesta quinta-feira - ganhou até canção de parabéns da torcida. Depois de duas derrotas consecutivas, o Timão reagiu ao vencer o Grêmio por 3 a 2, nesta quarta, no Pacaembu, e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro pela 14ª rodada consecutiva. Pior para os gaúchos, que não conseguem se livrar do fantasma do rebaixamento para a Série B.

O Grêmio, aliás, deixa São Paulo reclamando de um polêmico pênalti marcado pelo árbitro André Luiz de Freitas Castro (GO) de Adilson em Emerson no primeiro tempo. Os paulistas também esbravejaram bastante pelas expulsões do atacante Liedson, por cometer faltas em Fábio Rochemback e Edcarlos, e Edenílson, por atrasar o reinício do jogo. A equipe passou boa parte do segundo tempo sem dois atletas, mas mesmo assim segurou a pressão gremista.

A derrota não acaba com a instabilidade do Grêmio na competição e mantém o clube de Porto Alegre com apenas 21 pontos, entre os últimos colocados. Na próxima rodada, recebe o Atlético-PR, domingo, às 16h, no estádio Olímpico.

O triunfo faz o Corinthians respirar em meio a uma semana tumultuada, com direito a derrota para o arquirrival Palmeiras e muita cobrança da torcida. Agora, o Timão soma 40 pontos, ainda em primeiro. No domingo, pega o Coritiba, às 16h, no Couto Pereira. No duelo desta quarta-feira no Pacaembu, 15.468 pagantes geraram uma renda de R$ 439.924,00.

Apesar de toda pressão que o cercava, o Corinthians prestou solidariedade ao técnico Ricardo Gomes, do Vasco. Todos os atletas foram a campo com a mensagem “#FORÇARICARDOGOMES” na parte de trás do uniforme. O treinador teve um acidente vascular cerebral (AVC) durante o segundo tempo do clássico contra o Flamengo, domingo passado, no Engenhão, e segue internado.

Pênalti para o Timão; Grêmio iguala

A alteração tática proposta por Tite, trocando um atacante por um volante, deu maior movimentação e força para o Corinthians sufocar. O Timão criou bastante, controlou praticamente todo o primeiro tempo diante de um Grêmio cauteloso, mas faltou um pouco de capricho nas finalizações. Detalhe que sobrou para os gaúchos não ficarem atrás no placar.

Aberto pelo lado direito, o volante Edenílson formou com Alessandro a grande arma ofensiva do Alvinegro na etapa inicial. De lá, partiu o cruzamento para o lance mais polêmico do jogo, aos 16 minutos. Emerson disputou a bola com Adilson e caiu na área. O árbitro André Luiz de Freitas Castro (GO) marcou pênalti. Chicão fez 1 a 0 e, na comemoração, correu ao banco de reservas para abraçar Jorge Henrique, barrado pelo treinador.

O posicionamento adiantado de seus jogadores permitiu que o Corinthians segurasse a bola no campo de ataque e criasse mais oportunidades. Victor fez um milagre em chute de Alessandro que desviou na zaga. Mesmo sentado no gramado, o goleiro evitou com um soco que a bola o encobrisse. Ele voltou a aparecer em finalização cara a cara de Liedson.

A barreira sobe, mas o Corinthians sofre mais um gol de falta
Ao melhor estilo Celso Roth, o Grêmio mostrou suas armas para empatar. O Tricolor gaúcho se arriscou pouco, mas foi eficiente. O goleiro corintiano fez duas ótimas defesas espalmando uma bomba de Julio Cesar e parando Escudero sem marcação na área. A igualdade veio aos 40. Douglas, que já havia marcado outras duas vezes contra seu ex-clube, acertou uma linda cobrança de falta no ângulo direito da meta. Impossível pegar!

Expulsões, emoção e vitória do Corinthians

O Corinthians voltou para o segundo tempo com a mesma proposta de tentar encurralar o Grêmio nos primeiros minutos. A opção, porém, caiu por terra rapidamente. O Tricolor gaúcho encontrou espaços na marcação adversária e controlou a partida. Douglas quase fez o segundo com um belo chute de longe defendido por Julio Cesar. Vilson também perdeu boa chance furando uma cabeçada dentro da pequena área.

Com Danilo mal em campo, Tite apostou em Jorge Henrique para reagir. Não houve tempo para a alteração mostrar sua força. Aos 19, os paulistas recuperaram a vantagem. Paulinho roubou a bola de Fernando e disparou para a área para bater forte, no canto esquerdo de Victor. Empolgado, o Timão chegou ao terceiro dois minutos depois, com Ramon aproveitando confusão na área.

O jogo que parecia caminhar para um final tranquilo pegou fogo. O Grêmio respondeu logo em seguida. André Lima, aos 28, fez de cabeça e esquentou novamente a partida. Para piorar a situação do Corinthians, Liedson foi expulso por cometer duas faltas consecutivas em Fábio Rochemback e Edcarlos. Em seguida, Edenílson recebeu cartão vermelho por fazer “cera”.

Os minutos finais ficaram dramáticos. O Grêmio foi para cima, mas não teve pernas para criar grandes chances. Ao Corinthians coube se defender de qualquer maneira. Julio Cesar, bastante exigido, brilhou. Empurrado pela torcida, o Timão não deu espaços, se fechou e recuperou a paz por mais alguns dias.

Próximos jogos

O Corinthians volta a campo no próximo domingo, dia 4, às 16h, quando enfrenta o Coritiba no estádio Couto Pereira. O Grêmio retorna aos gramados na mesma data e horário, mas recebe o Atlético-PR, no estádio Olímpico. As partidas são válidas pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 3 X 2 GRÊMIO

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 31/8/2011 - 18h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas e Fabio Pereira
Renda/público: R$ 439.924,00 e 15.468 pagantes
Cartões amarelos: Edenílson, Liedson (COR); Adílson, Fábio Rochemback, Douglas (GRE)
Cartões vermelhos: Liedson, 23'/2ºT; Edenílson, 33'/2ºT;
GOLS: Chicão, 17'/1ºT (1-0); Douglas, 40'/1ºT (1-1); Paulinho, 19'/2ºT (2-1); Ramón, 22'/2ºT (3-1); André Lima, 28'/2ºT (3-2)

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon (Welder, 43'/2ºT); Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo (Jorge Henrique, 18'/2ºT); Emerson (Wallace, 34'/2ºT) e Liedson. Técnico: Tite.

GRÊMIO: Victor; Adílson, Saimon, Vilson (Edcarlos, 9'/2ºT) e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Marquinhos (Brandão, 25'/2ºT), Douglas e Escudero (Leandro, 25'/2ºT); André Lima. Técnico: Celso Roth.

Arsenal acerta com o ex-corintiano André Santos. Wenger elogia lateral

andre santos novo reforço do Arsenal (Foto: Divulgação Site Oficial do Arsenal- ING) 
André Santos, novo reforço do Arsenal
 
O Arsenal confirmou oficialmente nesta quarta-feira a contratação do lateral-esquerdo André Santos, ex-Corinthians. O valor da negociação não foi revelado, mas especula-se que os Gunners pagaram 6,2 milhões de libras (R$ 16,3 milhões) ao Fenerbahçe pelo jogador que vai vestir a 11 no clube londrino, com o qual assinou por quatro temporadas.

- Estou feliz por acertar com o Arsenal. Um dos meus maiores sonhos era jogar por um grande campeonato da Europa e eu consegui isso. Todos brasileiros que jogaram aqui falaram maravilhas e eu estou encantado por fazer parte da família Arsenal – disse André Santos, que também teve passagens por Flamengo e Figueirense, ao site oficial dos Gunners.
O técnico Arsène Wenger elogiou o brasileiro de 28 anos.

- (André) Santos é um jogador de qualidade, com habilidade para defender bem e ajudar no ataque. Tem experiência na Liga dos Campeões e com o Brasil e provou que pode jogar em alto nível. Damos as boas vindas a Santos e esperamos que ele tenha um grande impacto para o clube – disse Wenger.

Fora da seleção, André Santos vai pegar Arsenal em crise

Na segunda-feira, o Brasil faz amistoso com Gana em Londres. Pela primeira vez desde a chegada de Mano Menezes à Seleção, André Santos ficou fora da convocação. Agora, por coincidência, está na mesma cidade que receberá a delegação canarinho.

No Arsenal, o lateral também encontrará um clube em crise. O time treinado por Arsene Wenger foi goleado por 8 a 2 pelo Manchester United no último domingo, pelo Campeonato Inglês. Irritada, a torcida cobra a contratação de reforços até o fechamento da janela, quarta. Além de André Santos, os Gunners acertaram nesta terça com o atacante coreano Chu Young Park, ex-Monaco. O zagueiro Mertesacker, do Werder Bremen, também está perto de assinar.

Tite revela 'pilha' em Adriano para antecipar retorno

Adriano treina com bola (Foto: Edson Lopes Jr)  
Adriano treina com bola 
 
O departamento médico do Corinthians evita estipular qualquer prazo para o retorno de Adriano aos gramados. No entanto, descarta a possibilidade do Imperador enfrentar o Flamengo, dia 8 de setembro, data programada pelo próprio jogador, segundo revelou o rubro-negro Williams sobre uma conversa que teve com o atacante.

Segundo os médicos, a data da volta de Adriano só poderá ser estimada quando ele começar a treinar com o restante do grupo.

Recuperando-se de cirurgia no tendão-de-aquiles do pé esquerdo a que foi submetido em abril, o camisa 10 começou a intensificar os trabalhos com bola na semana passada. O centroavante ainda não tem coordenação correta dos movimentos e faz sessões diárias de fisioterapia no CT do Timão.

Para reforçar o setor ofensivo da equipe, o técnico Tite até "pilhou" Adriano e revelou à imprensa o tom da conversa.

– Brinquei com ele: "Vamos rápido! Das 20 chances que tivemos contra o Figueirense (derrota por 2 a 0), contigo ia ter uma bola para dentro". Ele começou a rir. Fiz isso pra acelerar o processo (risos) – brincou.

lancenet !

Turno novo, vida nova: Corinthians e Grêmio duelam por mais estabilidade

tite corinthians (Foto: Agência Estado) 
Tite: líder, mas pressionado 
Corinthians e Grêmio estão separados por 16 pontos na classificação do Campeonato Brasileiro, mas se enfrentam em condições semelhantes na abertura do segundo turno. Arrasador nas primeiras rodadas e agora pressionado pelos últimos resultados ruins, o líder Timão tenta recuperar o rumo diante de um oscilante e ameaçado Tricolor gaúcho. A partida começa às 18h desta quarta-feira, no Pacaembu, em São Paulo.

Apesar de ter mantido a ponta da classificação, o Corinthians não terminou bem a metade inicial do torneio. A equipe dirigida pelo técnico Tite perdeu para o arquirrival Palmeiras por 2 a 1, domingo passado, em Presidente Prudente, e viu a cobrança aumentar. Nas últimas nove partidas, acumulou duas vitórias, três empates e quatro derrotas. A diferença para o segundo colocado, hoje o Flamengo, caiu de sete para um ponto: 37 a 36.
 Celso roth grêmio (Foto: Agência Estado) 
Roth tenta reerguer Grêmio
Já o Grêmio ganhou um alento na difícil batalha para fugir da queda à Série B ao derrotar o eterno rival Internacional por 2 a 1, no Olímpico. O resultado colocou o time de Celso Roth na 15ª colocação, com 21 pontos, três acima da zona da degola – o clube tem ainda um jogo por fazer, diante do Santos, pela 11ª rodada, dia 5 de outubro, em Porto Alegre.

André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida. Os auxiliares são Marrubson Melo Freitas (GO) e Fábio Pereira (TO). O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, e você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.
header o que esta em jogo
Corinthians: o Timão busca uma guinada no segundo turno do Brasileirão. Depois de um início acima da média, o Alvinegro caiu de rendimento e perdeu toda a vantagem que tinha na liderança. Além de atuações ruins, a equipe vem de derrotas para Figueirense e Palmeiras, o que só aumentou a pressão sobre o elenco e o técnico Tite.

Grêmio: repetir o comportamento apresentado no Gre-Nal do último domingo. Com o favoritismo atribuído ao Inter, os tricolores motivaram-se a ponto de jogar com um empenho inédito no Campeonato Brasileiro até então. A meta de Celso Roth é reproduzir contra o Corinthians a mesma atitude, para seguir se afastando da zona de rebaixamento.
header as escalações 2
Corinthians: os oito gols sofridos em apenas quatro partidas fizeram o técnico Tite reforçar a defesa. O volante Edenílson ocupa a vaga do atacante Jorge Henrique. Na lateral direita, Alessandro se recuperou de dores na coxa esquerda e retornou a posição preenchida pelo zagueiro Wallace na última rodada. O zagueiro Paulo André também é a novidade. A formação é a seguinte: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon; Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo; Emerson e Liedson.

Grêmio: sem Gabriel e Mário Fernandes, Roth não poderá escalar o time que iniciou o clássico da rodada anterior - o volante Adilson é o provável substituto. Mas o restante da equipe será preservado. Escudero, apesar de sentir dores no tornozelo esquerdo, está praticamente confirmado. No sistema tático 4-2-3-1, o Grêmio terá Victor; Adilson, Vilson, Saimon e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Douglas, Marquinhos e Escudero; André Lima.
quem esta fora
Corinthians: o zagueiro Leandro Castán não poderá atuar em virtude do terceiro cartão amarelo. O meia Alex continua fora por causa de uma tendinite na coxa direita.

Grêmio: Mário Fernandes, suspenso; Gabriel, Rodolfo e Willian Magrão, lesionados.
header pendurados (Foto: arte esporte)
Corinthians: Emerson, Danilo e Paulinho.

Grêmio: André Lima, Fernando, Gilberto Silva, Leandro e Vilson.
header fique de olho 2
Corinthians: durante o período de instabilidade, o atacante Emerson é um dos poucos destaques do time. O jogador teve boa atuação, marcou o único gol na derrota por 2 a 1, de virada, para o Palmeiras, e desponta como a grande esperança ofensiva, já que Liedson não vive grande fase.

Grêmio: Marquinhos chegou reserva ao Grêmio, mas as atuações recentes convenceram Celso Roth a encontrar espaço no time para o meia. Autor de três dos quatro gols marcados pela equipe com Roth no comando, Marquinhos auxilia Douglas na articulação e tem qualidade para avançar ao ataque.
header o que eles disseram
Tite, técnico do Corinthians:O Grêmio está buscando se ajustar, tem o Douglas na articulação, o Marquinhos na direita, o Escudero. É o time que vem de vencer o Gre-Nal e nós sabemos o quanto isso é importante”.

Celso Roth, técnico do Grêmio: "A equipe ideal é a que ganha. No domingo encontramos sim, para aquele momento, para aquela circunstância, a equipe ideal. Se eu pudesse repetir, seria repetida, mas não temos o Mário".
header números e curiosidades
*Quem venceu mais no histórico do confronto no Brasileiro? Confira tudo na Futpédia.

*Os últimos três confrontos entre Corinthians e Grêmio apresentaram vitórias dos visitantes:

Corinthians 2 a 1 no primeiro turno do Brasileiro de 2010 (gols de Ralf e Souza; Maylson descontou); Grêmio 1 a 0 no segundo turno do Brasileiro de 2010 (gol de Douglas); Corinthians 2 a 1 no primeiro turno do Brasileiro de 2011 (gols de Chicão e Liedson; Douglas descontou).

*No cômputo geral, Corinthians e Grêmio já se enfrentaram 72 vezes, com vantagem para o Tricolor gaúcho. O Grêmio venceu 29 partidas, contra 26 vitórias do Corinthians e 17 empates. Foram 98 gols dos sulistas contra 81 dos paulistas. O primeiro confronto entre essas equipes aconteceu em 1947. No dia 11 de dezembro de 1947, o Corinthians derrotou o Grêmio em Porto Alegre por 1 a 0.

Alex é vetado, porém Alessandro e Welder voltam a ser relacionados

O meia Alex mais uma vez será desfalque para o técnico Tite. Vetado pelo departamento médico do Corinthians em virtude de um incômodo muscular na coxa direita, ele não integra a lista de jogadores relacionados para a partida desta quarta-feira contra o Grêmio, no Pacaembu.

Entre as novidades, estão o retorno dos laterais direitos Alessandro e Welder. O primeiro não disputou o clássico contra o Palmeiras por ter se recuperado de dores na coxa esquerda em cima da partida, e o segundo, que estava com o tornozelo direito inchado, só foi liberado agora.

A equipe que treinou nesta terça-feira e será titular diante do Grêmio é Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon; Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo; Emerson e Liedson.

O Corinthians é ponteiro do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos conquistados no primeiro turno. O duelo com o Grêmio será às 18 horas (de Brasília) desta quarta-feira, no Pacaembu.

Confira a lista de 20 jogadores relacionados:

Goleiros: Julio Cesar e Danilo Fernandes
Laterais: Alessandro, Ramon, Welder e Denner
Zagueiros: Chicão, Paulo André e Wallace
Volantes: Ralf, Paulinho, Bruno Octávio e Moradei
Meias: Danilo, Edenílson e Morais
Atacantes: Emerson, Liedson, Willian e Jorge Henrique

terça-feira, 30 de agosto de 2011

No Corinthians, Tite deve retomar losango contra Grêmio

 . Foto: Eládio Machado/Terra
Edenílson deve ser titular no novo esquema de Tite

O Corinthians terá um novo-velho esquema para enfrentar o Grêmio, na tarde desta quarta-feira, no Pacaembu. No treino para o jogo, o técnico Tite sacou o atacante Jorge Henrique para a entrada do meia Edenílson, retomando o sistema de losango no meio-campo.

Nesse esquema, as laterais serão ocupadas por Alessandro (direita) e Ramon (esquerda), o volante Ralf jogará logo à frente da dupla de defesa (Chicão e Paulo André, que herda a posição do suspenso Leandro Castán), e Paulinho e Edenílson serão os volantes pela direita e esquerda, enquanto os atacantes Emerson e Liedson serão servidos por Danilo.

Esse sistema já foi utilizado em outras oportunidades na temporada e também por Mano Menezes, em 2010, quando o losango era formado por Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César.

Os 11 jogadores escalados para o trabalho na tarde desta terça-feira, no CT Joaquim Grava, e que provavelmente serão os titulares no Pacaembu, foram: Júlio César; Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon; Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo; Emerson e Liedson.

Com 37 pontos ganhos, o Corinthians virou o primeiro turno na liderança. Uma vitória garante a manutenção na primeira colocação. Um revés, por outro lado, pode fazer com que a equipe alvinegra caia até para o quinto lugar, dependendo dos demais resultados da rodada.

Ingressos - Corinthians x Grêmio: 11.500 ingressos vendidos

Até a tarde desta terça-feira (30), foram vendidos 11.500 ingressos para o confronto entre Corinthians e Grêmio, partida que será realizada na quarta-feira (31), às 18h. Ainda há bilhetes disponíveis para Tobogã, Cadeira Laranja, Numerada e Área VIP.

Para os clientes que compraram os ingressos pela internet através do site www.fieltorcedor.com.br/ingressos, a troca é feita nas bilheterias localizadas no portão 21, acesso pela Rua Itápolis, das 10h às 17h.

O jogo contra o Grêmio é válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro e será realizado no estádio do Pacaembu. Nesta quarta-feira (31), dia do jogo, a venda será feita SOMENTE nas bilheterias do Pacaembu das 10h até o horário do jogo.

Tite reforça a defesa com entrada de Edenílson na vaga de Jorge Henrique

Edenílson durante treino do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari/Globoesporte.com) 
Edenílson, durante treino, com Liedson e Chicão
 
Tite optou por uma formação mais cautelosa para enfrentar o Grêmio, nesta quarta-feira, às 18h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Após o Corinthians sofrer oito gols em quatro partidas, o treinador sacou o atacante Jorge Henrique e escalou o volante Edenílson no último treino antes da partida, nesta quinta, no CT Joaquim Grava. Alessandro e Paulo André também entram.

Com a alteração, o Timão reedita o “losango” no meio de campo. Ralf foi posicionado mais defensivamente, com Paulinho aberto pela esquerda e Edenílson, pela direita. Ambos com a função de marcar e sair rapidamente para o campo ofensivo. Danilo permaneceu  na armação das jogadas para Emerson e Liedson.

- Buscamos uma equipe com formação diferente porque vínhamos tomando muitos gols e tendo desequilíbrio entre fazer e tomar - explicou Tite.

Ausente no clássico contra o Palmeiras, o meia Alex continua no departamento médico. O jogador tem uma tendinite na coxa direita e não se recuperou a tempo para o confronto. A expectativa é de que ele atue no domingo, diante do Coritiba, no Couto Pereira.

Tite fez ainda outras duas mudanças. O zagueiro Paulo André ocupou o lugar de Leandro Castán, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já o lateral-direito Alessandro retorna à equipe após se recuperar de dores na coxa esquerda. Com isso, o zagueiro Wallace, improvisado na função na rodada anterior, fica como opção na reserva.

A mudança no esquema ocorre em um momento turbulento do Corinthians no Brasileirão. O Timão perdeu as duas últimas partidas e permitiu a aproximação de adversários diretos na briga pelo título. A diferença para o Flamengo, segundo colocado, é de apenas um ponto: 37 a 36.

A equipe começa a partida com a seguinteformação: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon; Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo; Emerson e Liedson.

Confirmado no Sporting, Elias vira a maior contratação da história do clube

Sporting anuncia Elias (Foto: Reprodução/Site Oficial do Sporting)

Site do Sporting divulga a primeira foto do volante com a camisa do clube
 
O Sporting Lisboa confirmou nesta terça-feira a contratação do volante Elias, ex-Corinthians, por € 8,85 milhões (R$ 12,03 milhões). O brasileiro, que estava no Atlético de Madri, é a contratação mais cara da história do clube português e vestirá a camisa 77. A cláusula de rescisão do contrato é de € 40 milhões (R$ 91,8 milhões).

- O Sporting é um clube grande e muito reconhecido no Brasil. Lamento por não poder jogar a Liga Europa pelo meu novo clube, mas vou dar tudo de mim no Campeonato Português e na Taça de Portugual - afirmou ao site oficial do Sporting.
 
Elias foi comprado pelo Atlético, que pagou € 7 milhões (R$ 16 milhões), no início da última temporada. Na Espanha, não teve muitas oportunidades, jogando 16 partidas e marcando dois gols. Na atual temporada, o brasuca chegou a marcar dois gols contra o Vitória de Guimarães pela ida dos playoffs da Liga Europa - o que o impede de jogar a competição pelo Sporting.

O técnico Mano Menezes foi importante na decisão do jogador de acertar com os portugueses.

- O Sporting me permitirá ter visibilidade para continuar a merecer a confiança do Mano, pois é um clube que está sempre nas competições europeias e luta pelos primeiros lugares do Campeonato Português - explicou.

Escudero deixa treino do Grêmio, mas deve enfrentar o Corinthians

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

 
Escudero, mais uma vez, corre risco de não ter sequência no Grêmio. Na manhã desta terça-feira, o meia sentiu uma leve torção no tornozelo esquerdo, deixou o treino e virou dúvida para enfrentar o Corinthians, quarta-feira, às 18h, em São Paulo, na abertura do returno do Brasileirão. O técnico Celso Roth, porém, está confiante na recuperação do argentino.

O argentino reclamou de dores musculares ainda no Gre-Nal, domingo, após ter tido boa atuação. Na segunda-feira, ao se reapresentar, passou por exames, porém, nenhum problema foi diagnosticado. Leandro, que o substituiu na atividade, é a alternativa.
Desde o começo do ano, Escudero convive com lesões. Problemas musculares e no tornozelo esquerdo já o afastaram de jogos e treinos.

"Foi uma preservação. O problema de hoje foi diferente do Gre-Nal. A princípio, ele deve atuar", disse Roth.

O treinador terá outros desfalques. Gabriel e Gilberto Silva estão machucados e Mário, suspenso. Sem opções para a lateral direita, o treinador avalia dar chance a Spessatto, 20 anos, revelação das categorias de base – outra possibilidade é improvisar o volante Adilson. Fernando continuará no meio-campo ao lado de Fábio Rochemback.

O time que treinou: Victor; Spessatto, Vilson, Saimon e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Marquinhos e Douglas; Leandro e André Lima.

O Grêmio viaja no começo da tarde para São Paulo. O retorno é na própria quarta-feira.

Pra tentar taça, Timão precisa de 63% dos pontos e recuperação arrasadora

O Corinthians encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na liderança, mas a preocupação ronda o clube. Depois de um início arrasador, com nove vitórias e apenas um empate, o Timão viu seu desempenho despencar nas últimas nove rodadas. Com números de um sério candidato ao rebaixamento neste período recente, o Alvinegro vai precisar se recuperar na metade final para tentar levar seu quinto título nacional.

A partir do dia 24 de julho, data do revés por 1 a 0 para o Cruzeiro, a primeira no Brasileirão, o Corinthians iniciou sua queda no torneio. Foram apenas duas vitórias, três empates e quatro derrotas. Em comparação com o desempenho dos outros 19 clubes neste período, o Timão estaria na 18ª colocação, com nove pontos, superando apenas América-MG (sete) e Atlético-MG (quatro). A liderança estaria dividida entre Vasco e Botafogo (18), com o Atlético-GO em terceiro (17).

danilo alex liedson corinthians treino (Foto: Mauro Horita / Agência Estado) 
Corinthians tem desempenho ruim nas útlimas nove partidas 
 
Ponto positivo do clube desde 2008, ano em que retornou à Primeira Divisão, a defesa do Corinthians também oscilou. O time sofreu 14 gols em nove partidas, quarto pior rendimento entre os 20 clubes – é melhor apenas que América-MG (15), Avaí (18) e Atlético-MG (20). Somente nos últimos quatro jogos, o Alvinegro levou oito bolas na rede.

A gordura secou. Perdemos, mas estamos jogando contra grandes equipes que buscam o mesmo que o Corinthians quer (o título)"
Emerson
 
A série ruim de resultados não só aumentou a pressão sobre o técnico Tite como também acabou com toda a tranquilidade da equipe na primeira colocação. O Timão chegou a abrir sete pontos de vantagem para o segundo, diferença que caiu apenas para um após a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, domingo passado, em Presidente.

- A gordura secou. O Flamengo tem um grupo forte, São Paulo, Cruzeiro e Vasco estão chegando. Perdemos, mas estamos jogando contra grandes equipes buscando o mesmo que o Corinthians quer (o título). Temos de valorizar esses clubes e continuar trabalhando – afirmou o atacante Emerson.

Meta: média de campeão, com 73 pontos

A queda de rendimento na metade final do primeiro turno vai obrigar o Corinthians a apresentar números bem melhores para tentar ficar com a taça. Desde que o Brasileirão passou a ter 20 clubes, em 2006, o campeão obtém em média 73 pontos. Com o desempenho que acumulou até a décima rodada, com 28 pontos, o Timão teria de conquistar mais 45 (53,5%) para atingir esta marca. Agora, para chegar aos 73, o Alvinegro necessita ficar com 63% dos pontos que disputará em todo o segundo turno.

Para atingir a porcentagem, o clube do Parque São Jorge precisará repetir o desempenho da primeira parte do Brasileirão. Em 19 rodadas, o Timão obteve 64,9%, com 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O problema é que os adversários diretos estão próximos. O Flamengo tem 63,2%, contra 61,4% de Vasco e São Paulo.

Emerson no treino do Corinthians (Foto: Sergio Neves / Ag. Estado) 
Emerson pede uma acelerada do Timão
 
A pontuação final do campeão pode variar para cima ou para baixo. Em 2006, o São Paulo levou a taça com 78 pontos, quantia que vem caindo ano a ano. Nas duas edições seguintes, para ser campeão mais duas vezes, o Tricolor fez 77 e 75, respectivamente. Já em 2009, o Flamengo acumulou somente 67, número que subiu um pouco em 2010, com o Fluminense, passando para 71.

- Precisamos dar uma acelerada. Quarta-feira temos um jogo importante (contra o Grêmio, às 18h, no Pacaembu). Com uma boa vitória podemos buscar uma sequência de triunfos – finalizou o Sheik.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ramon dá apoio a Gomes e sonha com abraço no Vasco x Corinthians

Ramon no treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado) 
Ramon defende o Corinthians 
 
Ex-comandado de Ricardo Gomes, Ramon, atual lateral-esquerdo do Corinthians, foi um dos jogadores que ficaram abismados com o AVC (acidente vascular cerebral) sofrido pelo técnico durante o Vasco x Flamengo de domingo, no Engenhão. O atleta fez questão de declarar seu apoio neste momento difícil.

Ramon lembrou do convívio com Gomes na Colina e disse que deseja reencontrar com o treinador na partida contra o Corinthians para dar um abraço. O duelo será no dia 2 de outubro, em São Januário.

- Fiquei sabendo logo depois do jogo pela internet. Fiquei chocado. O Ricardo pegou o Vasco em um momento complicado e sempre passou muita confiança a todos. Ele queria resgatar o time e a mim, sempre disse que acreditava no meu futebol. Estou na torcida para que fique bem. Ele sempre mostrou ser forte, espero reencontrar ele no Vasco x Corinthians e dar um abraço - disse o lateral.

Ricardo Gomes segue internado em um hospital do Rio de Janeiro. Seu estado é considerado grave, porém estável. Os médicos dizem que as próximas 48h serão muito importantes para a recuperação do ex-jogador, que ainda está em coma induzido.

Arsenal está próximo de André Santos, dizem sites turcos

André Santos - lateral esquerdo - Fenerbahce (TUR). Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
André Santos vinha sendo convocado com frequência para a Seleção Brasileira

André Santos pode ser o novo reforço do Arsenal, de acordo com a imprensa turca. O lateral esquerdo ex-Corinthians viria para o clube londrino para suprir a falta de opções na posição, causada pela venda do francês Gael Clichy, para o Manchester City, e a iminente saída do reserva Armand Traore para o Queens Park Rangers. O negócio seria fechado entre os dois clubes por 7 milhões de euros (R$ 16,3 milhões).

O técnico Arsène Wenger está pressionado no cargo já que o Arsenal não ganha nenhum título desde 2005 e ocupa atualmente a 17ª posição no Campeonato Inglês, com um ponto em três jogos.

André Santos foi revelado no Figueirense, mas se destacou no Corinthians em 2009, quando foi campeão Paulista e da Copa do Brasil. No mesmo ano, ele se transferiu para o Fenerbahce e, desde então, foi convocado 22 vezes para defender a Seleção Brasileira.

A expectativa é que o jogador viaje para Inglaterra em um ou dois dias para fechar o negócio com o clube inglês.

Ingressos - Corinthians x Grêmio: 10.500 ingressos vendidos

Até a tarde desta segunda-feira (29), foram vendidos 10.500 ingressos para o confronto entre Corinthians e Grêmio, partida que será realizada na quarta-feira (31), às 18h. Ainda há bilhetes disponíveis para Tobogã, Cadeira Laranja, Numerada e Área VIP.

Para os clientes que compraram os ingressos pela internet através do site www.fieltorcedor.com.br/ingressos, a troca é feita nas bilheterias localizadas no portão 21, acesso pela Rua Itápolis, das 10h às 17h.

O jogo contra o Grêmio é válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira (30), a venda segue normalmente em todos os postos oficiais.

Barrado na Espanha, volante Elias acerta com o Sporting-POR

Elias está em Portugal e já realizou exames médicos para ser apresentado oficialmente.

– Poucos dias após ser informado de que não estava nos planos do Atlético de Madrid-ESP para a disputa da temporada 2011/2012, o ex-volante do Corinthians, Elias, não demorou em definir o seu futuro e acertou sua permanência no futebol europeu, só que desta vez em Portugal, onde irá atuar pelo Sporting-POR.

Diferente do que se imagina, a transferência só conseguiu ser concretizada pelo fato de Elias querer continuar atuando no futebol europeu. Se fosse pelo Atlético de Madrid-ESP, o jogador só iria para Portugal caso o valor da compra fosse efetuada, quantia esta alta e totalmente fora dos padrões para o alviverde luso. Após acerto entre ambas as partes, o jogador seguiu viagem para Lisboa, onde já realizou exames médicos e deve ainda nesta segunda será apresentado de forma oficial.

Um dos “queridinhos” de Mano Menezes na Seleção Brasileira, Elias teve que procurar um novo clube após o técnico do Atlético de Madrid-ESP, Gregorio Manzano, divulgar uma lista e ver que Miranda, Falcao Garcia e Eduardo Salvio eram os três jogadores extra-comunitários escolhidos para fazer parte do plantel. Lembrando que a federação local só permite a inscrições de três jogadores de fora.

Apesar desta já ser a 16ª contratação do Sporting-POR para a temporada, o alviverde já vem mostrando à sua torcida que será mais um ano de nervoso e na “seca” com títulos. Em três rodadas do Campeonato Português, o clube conquistou dois empates e uma derrota, aproveitamento este que o coloca apenas em 11° na classificação. Em compensação, na Liga Europa o clube conseguiu avançar para a fase de grupos na última semana após bater o Nordsjælland por 2 a 1.

Aos 26 anos, Elias despontou no futebol após ser campeão da Copa Paulista pelo Juventus-SP e em seguida ser contratado pela Ponte Preta. No time campineiro foi destaque no vice-campeonato do Paulista de 2008 e chamou a atenção do Corinthians, que logo em seguida o contratou. No time do Parque São Jorge ganhou Copa do Brasil, Paulistão e foi vendido para o Atlético de Madrid-ESP.

Na próxima rodada do Nacional, o Sporting tenta a primeira vitória fora de casa, contra o Paços Ferreira.

Garantido no cargo, Tite faz reunião com diretoria no Parque São Jorge

Tite no jogo do Corinthians (Foto: Ag. Estado) 
Tite no jogo do Corinthians
 
A má fase do Corinthians no Campeonato Brasileiro ainda não fez vítimas, mas já preocupa a diretoria. O presidente Andrés Sanches, toda a direção do departamento de futebol e o técnico Tite se reuniram nesta segunda-feira à tarde, no Parque São Jorge, para tentar recuperar o rumo. Segundo os dirigentes, a saída do treinador está descartada.

O papo, de aproximadamente duas horas de duração, aconteceu por um pedido do mandatário alvinegro para avaliar o desempenho no primeiro turno e, claro, tentar acabar com a oscilação das últimas nove partidas (duas vitórias, três empates e quatro derrotas). Mesmo assim, a equipe acabou o primeiro turno na liderança, com 37 pontos.

- Foi uma reunião como sempre acontece. Falamos sobre o primeiro turno, sobre o que precisamos melhorar. Nós confiamos no treinador e no grupo. Esse time de agora é o mesmo que fez mais de 90% dos pontos nas primeiras rodadas – afirmou o diretor adjunto de futebol Duílio Monteiro Alves.

Na semana passada, dias antes do revés diante do arquirrival Palmeiras, a diretoria de futebol acompanhou uma conversa de Tite com o elenco no gramado do CT Joaquim Grava. Na ocasião, nenhum dirigente chegou a falar com os atletas, mas ouviram de perto a cobrança bastante dura do treinador.

Questionado desde a eliminação na fase prévia da Taça Libertadores para o Tolima-COL, Tite tem o apoio de Andrés Sanches. O presidente vem sendo bastante pressionado até por conselheiros aliados, mas garante o manterá até o fim de seu mandato, em dezembro de 2011.

O movimento pela troca de comando aumentou nas últimas semanas com o acúmulo de resultados ruins. Os aliados do mandatário temem que o time cometa os mesmos erros de 2010, quando perdeu o título ao atingir sete partidas sem ganhar.

Emerson defende Tite: 'Todo mundo está satisfeito com o trabalho dele'

emerson corinthians chico palmeiras (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Estado) 
Emerson no clássico contra o Palmeiras
 
A derrota para o arquirrival Palmeiras e a má fase no Campeonato Brasileiro fizeram o clima esquentar outra vez no Corinthians. A pressão aumentou também sobre o técnico Tite, muito criticado por conselheiros aliados ao presidente Andrés Sanches. Entre os jogadores, o discurso é de apoio ao treinador. Emerson garante que o elenco está ao lado do comandante.

- O Tite é um excelente treinador, líder da competição, e tem o respeito de todos os jogadores. Todo mundo está satisfeito com o trabalho dele. Eu acredito muito nele. O Tite tem todo nosso apoio, porque o trabalho vem sendo feito de maneira honesta – afirmou o Sheik.

Emerson entende que o técnico tem acertado em suas decisões táticas. O Timão iniciou o torneio de forma arrasadora no esquema 4-2-3-1, mas caiu de rendimento depois que os armadores Alex e Danilo foram escalados juntos. No último domingo, o treinador voltou à formação das primeiras rodadas, mas o efeito não foi o mesmo. O atacante, aliás, cobra até mais colaboração do grupo.

- Posso falar em nome do grupo: temos total confiança no que o Tite pede. É difícil se manter líder por tantas rodadas em uma competição tão difícil. Temos confiança em qualquer formação que ele coloque. Entendo até que dentro da partida precisamos obedecer um pouco mais a parte tática que ele nos pede. Acredito no que o nosso treinador coloca, e o grupo todo está junto, abraçando a ideia – ressaltou.

Mesmo derrotado pelo Palmeiras, o Corinthians conseguiu terminar o primeiro turno na liderança, com 37 pontos, um a mais que o Flamengo. Entretanto, nas últimas nove partidas, a equipe acumulou duas vitórias, três empates e quatro derrotas. Na quarta-feira, o Timão enfrenta o Grêmio, às 18h, no Pacaembu.

- É ruim porque perdemos um clássico, seria um jogo que nos daria moral para uma sequência de vitórias. Não podemos deixar de lembrar que jogamos contra uma grande equipe, com excelentes jogadores e um excelente treinador. Naturalmente, não foi o resultado que esperávamos, principalmente pelo nosso início de partida – completou Sheik.

Má fase? Emerson exalta a conquista do primeiro turno do Brasileirão 2011

Emerson no treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado) 
Emerson não mostra preocupação com o desempenho do Corinthians
 
Dia 20 de julho de 2011. Depois de vencer o Botafogo por 2 a 0, em São Januário, e abrir sete pontos na liderança do Campeonato Brasileiro, o Corinthians não se encontrou mais. Nas últimas nove partidas, foram duas vitórias, três empates e quatro derrotas. Mas, para o atacante Emerson, a crise ainda está longe do Timão. Apesar do revés para o arquirrival Palmeiras e da aproximação de adversários diretos na briga pelo título, o jogador prefere destacar a permanência na liderança do torneio.

- Acho que não tem problema nenhum. A equipe está entrando em campo como em todas as outras vezes, se dedicando, buscando o resultado. É líder. Todo mundo quer ganhar e tirar pontos do líder. As equipes vêm diferentes, mais fortes contra o Corinthians. Não tem nada errado. Temos de continuar trabalhando, buscando os pontos. Acho que estamos no caminho certo.

Mesmo com a derrota no clássico, em Presidente Prudente, o Corinthians manteve a ponta da tabela, com 37 pontos. Entretanto, a diferença para os rivais é pequena. O Flamengo aparece em segundo, com 36, enquanto São Paulo e Vasco somam 35. O Botafogo também encostou, com 34, puxando o Palmeiras, agora com 32.

- O Corinthians foi campeão do primeiro turno, e não podemos esquecer disso. É lógico que uma derrota contra um grande rival é ruim, mas terminamos em primeiro. Perdemos duas partidas, o time está buscando entrosamento, tentando se ajustar novamente. É importante se manter na liderança, entre os quatro (melhores). Não temos de ficar tristes porque continuamos líderes. A tristeza vem porque perdemos um clássico, mas temos a alegria de conquistarmos o turno.

Emerson, porém, reconhece que o Corinthians caiu de rendimento em algumas partidas, mas seguiu o pensamento de Tite, em que o Brasileirão será decidido somente nas últimas partidas.

- Em alguns jogos ficamos devendo, mas vale a pena lembrar que o Brasileiro é difícil, competitivo. Os clubes que estão brigando para sair da zona do rebaixamento complicam quem está na frente. O campeonato vai ser resolvido nas últimas dez partidas. É ter tranquilidade. Temos de ter maturidade para absorver bem isso. Se deixar cair o ritmo, complica.

Timão inicia semana sem Alex, mas pode ter o retorno de Alessandro

Alessandro Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Alessandro no treino do Corinthians
 
Depois da derrota por 2 a 1 no clássico contra o Palmeiras, o Corinthians iniciou a semana com algumas dúvidas para enfrentar o Grêmio, quarta-feira, às 18h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O meia Alex permaneceu no departamento médico, enquanto o lateral-direito Alessandro voltou a treinar com bola no gramado do CT Joaquim Grava.

O armador sequer viajou para Presidente Prudente em decorrência de uma tendinite na coxa direita. A escalação dele no próximo confronto depende ainda de novas avaliações médicas e de participar das próximas atividades táticas com o técnico Tite.

Já Alessandro deve atuar. O jogador sentiu dores na coxa esquerda na semana passada e também acabou vetado pelo corpo clínico para o duelo no interior do estado. Caso ele esteja pronto, o zagueiro Wallace, improvisado no setor, volta para o banco de reservas.

Outra alternativa para a lateral direita é Weldinho. O jogador apenas correu ao redor do campo por causa de uma pancada no tornozelo direito, sofrida diante do Figueirense, no Pacaembu.

O técnico Tite terá de fazer uma alteração na defesa. O zagueiro Leandro Castán recebeu o terceiro cartão amarelo no clássico e cumpre suspensão automática. O provável substituto é Paulo André.

Primeiro turno acaba com 500 gols e muito equilíbrio


  Borges é o artilheiro do Campeonato Brasileiro com 12 gols
 

Terminou neste fim de semana o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Ou melhor, quase terminou, já que o jogo entre Grêmio e Santos, no Estádio Olímpico, pela 11ª rodada, foi adiado para o dia 5 de outubro. De qualquer forma, foram exatos 500 gols e muito equilíbrio.

O Corinthians, que sofreu sua segunda derrota seguida, no clássico contra o Palmeiras, terminou na liderança e conquistou o Troféu Osmar Santos, dado pelo LANCE! ao vencedor do primeiro turno. Mas a folga na ponta já acabou há tempos e a diferença para o Botafogo, quinto colocado, é de apenas três pontos.

O equilíbrio é tão grande que o próprio Botafogo pode assumir a liderança do Brasileirão já na quarta-feira, quando recebe o Palmeiras, que está em sexto e embalado, no Engenhão - apesar de depender de uma série de resultados. Na parte de baixo da tabela, quatro clubes que começam com a letra A estão na zona de rebaixamento à Série B: Atlético-PR, Avaí, Atlético-MG e o lanterna América-MG.

No primeiro turno, dos 500 gols, nove aconteceram no grande jogo do Brasileirão até aqui: Santos 4x5 Flamengo na Vila Belmiro (clique e reveja os gols). O Brasileirão viu a ascendência do artilheiro Borges, do Peixe, hoje com 12 gols, e o retorno do brilho do craque Ronaldinho, vice-artilheiro com 10 gols ao lado do cruzeirense Montillo. Confira abaixo algumas estatísticas do primeiro turno:

189 jogos
89 vitórias dos mandantes
51 empates
49 vitórias dos visitantes

PLACARES MAIS FREQUENTES
1x0 - 33 vezes
2x1 - 29 vezes
1x1 - 26 vezes
2x0 - 24 vezes
3x0 - 15 vezes

GOLS
500 (2,64/jogo)
Mandantes - 297 (1,57/jogo)
Visitantes - 203 (1,07/jogo)

RODADAS COM MAIS GOLS
16ª - 34 gols
7ª e 13ª - 32 gols
3ª, 4ª, 12ª e 17ª - 31 gols

GOLS POR PERÍODO
Até os 15'/1ºT - 66 gols
16'/1ºT a 30'/1ºT - 71 gols
Depois dos 30'/1ºT - 72 gols
Até os 15'/2ºT - 75 gols
16'/2ºT a 30'/2ºT - 82 gols
Depois dos 30'/2ºT - 103 gols

MAIS RODADAS NA LIDERANÇA
Corinthians - 13 vezes
São Paulo - 4 vezes
Flamengo, Vasco* e Atlético-MG* - 1 vez
*juntos na 2ª rodada

MAIS VEZES NA LANTERNA
América-MG - 7 vezes
Atlético-PR - 6 vezes
Avaí - 6 vezes

MAIORES GOLEADAS
Corinthians 5x0 São Paulo - 6ª rodada
Cruzeiro 5x0 Avaí - 16ª rodada
Palmeiras 5x0 Avaí - 5ª rodada
Coritiba 5x1 Vasco - 3ª rodada

PARTIDAS COM MAIS GOLS
Santos 4x5 Flamengo - 12ª rodada
Coritiba 3x4 Sao Paulo - 12ª rodada
Coritiba 5x1 Vasco - 3ª rodada
Botafogo 4x2 América-MG - 16ª rodada
América-MG 2x4 Internacional - 3ª rodada
Bahia 3x3 Flamengo - 2ª rodada

MELHORES MANDANTES
Botafogo - 22 pontos em 9 jogos (81,5% de aproveitamento)
Palmeiras - 24 pontos em 10 jogos (80%)
Corinthians - 19 pontos em 9 jogos (70,4%)
Ceará e Flamengo - 19 pontos em 10 jogos (63,3%)

MELHORES VISITANTES
São Paulo - 20 pontos em 10 jogos (66,7% de aproveitamento)
Flamengo - 17 pontos em 9 jogos (63%)
Corinthians - 18 pontos em 10 jogos (60%)
Vasco - 17 pontos em 10 jogos (56,7%)
Atlético-GO - 13 pontos em 10 jogos (43,3%)

MELHORES ATAQUES
Flamengo - 33 gols
Coritiba - 32 gols
São Paulo e Corinthians - 30 gols
Botafogo - 29 gols

MELHORES ATAQUES EM CASA
Coritiba - 23 gols
Ceará e Botafogo - 20 gols
Palmeiras - 18 gols
Santos - 17 gols

MELHORES ATAQUES FORA DE CASA
Flamengo - 18 gols
São Paulo - 16 gols
Internacional - 15 gols
Corinthians - 14 gols
Vasco e Atlético-GO - 13 gols

MELHORES DEFESAS
Palmeiras - 14 gols
Corinthians - 18 gols
Botafogo - 19 gols
Cruzeiro - 20 gols
Atlético-GO, Flamengo e Vasco - 21 gols

MELHORES DEFESAS EM CASA
Palmeiras - 4 gols
Cruzeiro - 6 gols
Flamengo e Vasco - 7 gols
Atlético-GO, Corinthians, Figueirense e Fluminense - 8 gols

MELHORES DEFESAS FORA DE CASA
Botafogo, Corinthians e Palmeiras - 10 gols
São Paulo - 12 gols
Atlético-GO, Coritiba, Grêmio e Internacional - 13 gols

MAIORES SEQUÊNCIAS SEM DERROTA
Flamengo - 16 jogos (9 vitórias e 7 empates)
Corinthians - 10 jogos (9 vitórias e 1 empate)
Botafogo - 8 jogos (4 vitórias e 4 empates)
Atlético-PR - 7 jogos (3 vitórias e 4 empates)
Vasco - 6 jogos (5 vitórias e 1 empate)

MAIORES SEQUÊNCIAS SEM DERROTA EM CASA
Palmeiras - 10 jogos (7 vitórias e 3 empates)
Flamengo - 8 jogos (5 vitórias e 3 empates)
Grêmio - 8 jogos (4 vitórias e 4 empates)
Vasco e Figueirense - 6 jogos (4 vitórias e 2 empates)

MAIORES SEQUÊNCIAS SEM DERROTA FORA DE CASA
Flamengo - 9 jogos (4 vitórias e 5 empates)
Corinthians - 5 jogos (4 vitórias e 1 empate)
São Paulo - 5 jogos (3 vitórias e 2 empates)
Internacional - 4 jogos (2 vitórias e 2 empates)
Botafogo - 4 jogos (1 vitória e 3 empates)

MAIORES SEQUÊNCIAS SEM VITÓRIA
América-MG - 13 jogos (8 derrotas e 5 empates)
Atlético-PR - 10 jogos (8 derrotas e 2 empates)
Avaí - 9 jogos (5 derrotas e 4 empates)
Atlético-MG - 7 jogos (6 derrotas e 1 empate)
Atlético-GO - 7 jogos (4 derrotas e 3 empates)

MAIORES SEQUÊNCIAS DE VITÓRIAS
Corinthians - 7
São Paulo - 5
Flamengo e Atlético-GO - 4
Vasco, Internacional e Cruzeiro - 3

MAIORES SEQUÊNCIAS DE EMPATES
São Paulo e Flamengo - 4
Figueirense, Corinthians e Avaí - 3

MAIORES SEQUÊNCIAS DE DERROTAS
Atlético-MG - 5
Cruzeiro e Atlético-PR - 4

LANCENET !

Líder, mas na berlinda, Tite afirma: ‘Técnico é sempre a primeira vidraça’

tite corinthians (Foto: Agência Estado) 
O tempo não está dos melhores para Tite no Timão
 
É inegável que Tite está na berlinda, apesar de o Corinthians ainda estar na liderança do Campeonato Brasileiro. É inegável também que os tropeços de Flamengo e São Paulo, os rivais mais próximos, ajudam o treinador a ganhar mais tempo. Mas ele parece ciente de que precisa voltar a vencer - e bem - para continuar no cargo.

Depois de emplacar uma sequência invicta de dez jogos (com nove vitórias e um empate) e disparar na liderança do Brasileirão, o Corinthians sustenta um retrospecto ruim nos últimos nove jogos. São quatro derrotas, três empates e apenas duas vitórias, aproveitamento de 50% dos pontos.

- Técnico é sempre a primeira vidraça e tem de saber suportar. Tenho de ouvir, ter a responsabilidade de responder e continuar trabalhando – declarou Tite.

Recentemente, o presidente Andrés Sanches declarou ao jornal Diário de S. Paulo que o Corinthians está "perdendo um campeonato ganho". A frase do mandatário só aumentou a pressão interna sobre Tite. Até porque esse já era o pensamento de alguns conselheiros e membros da diretoria alvinegra.

Eu só quero é ter paz no meu trabalho. Não vou agradar a todos"
Tite
 
- Eu tenho títulos internacionais, nacionais e regionais e um monte de vices também. Isso quer dizer que eu chego. Sei do meu trabalho, mas dou o direito a todas as pessoas de refletir sobre ele. Quem comanda tem a responsabilidade. Eu só quero é ter paz no meu trabalho. Não vou agradar a todos – acrescentou.

Essa segunda passagem de Tite pelo Corinthians começou no fim do ano passado, quando ele foi chamado para o lugar do demitido Adilson Batista, a oito jogos do término do Campeonato Brasileiro. Na disputa pelo título, o Timão não foi derrotado sob o seu comando, mas perdeu pontos importantes com empates e terminou em terceiro.

No começo deste ano, o treinador corintiano já sofreu outras pressões. A maior delas após a eliminação precoce na Libertadores, ainda na fase prévia, para o colombiano Tolima. E mais tarde depois do vice-campeonato paulista, ao perder a final para o Santos. Será que Tite consegue sobreviver a mais essa?

Tite não confirma volta de trio contra o Grêmio

  Alessandro deixa treino acompanhado pelo médico Julio Stancati 
 
O técnico Tite optou por não fazer projeções sobre possíveis retornos de Alex, Alessandro e Welder na partida da próxima quarta-feira, contra o Grêmi.A Diário LANCE! o, no Pacaembu, às 18h, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

– Ainda não sei se poderei contar com eles – afirmou o treinador, sucinto, depois da derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, neste domingo, em Presidente Prudente (SP).

Com dores no músculo adutor da coxa direita, o meia virou desfalque de última hora para o clássico e sequer viajou com a delegação para o interior paulista.

O titular da lateral direita está liberado pelo departamento médico, mas o comandante não quis utilizá-lo no Dérbi porque afirma que o atleta não tem ritmo intenso suficiente para suportar um jogo. Alessandro teve lesão na coxa direita em maio e ficou 73 dias fora – retornou no início deste mês.

Welder foi vetado devido a fortes dores no tornozelo direito. Ele recebeu uma pancada na derrota para o Figueirense, no último dia 20. Fez tratamento ao longo da última semana, mas não se recuperou a tempo de participar do confronto de ontem.

O Corinthians se reapresenta às 10h desta segunda-feira, no CT Dr. Joaquim Grava.

lancenet !

domingo, 28 de agosto de 2011

Suspenso, Castán desfalcará Timão contra o Grêmio no Pacaembu

Além da derrota para o Palmeiras por 2 a 1, o Corinthians ganhou um problema no clássico deste domingo emPresidente Prudente. Com o cartão amarelo recebido, Leandro Castán está suspenso do próximo jogo e não em enfrentará o Grêmio na quarta-feira, às 18h, no Pacaembu, pela primeira rodada do returno do Brasileirão.

Dessa maneira, a tendência é que Paulo André seja escalado pelo lado esquerdo da zaga. Pelo menos é o que Tite sustenta como padrão no setor. Por aquele lado, onde joga Castán, Paulo é o substituto imediato. E pela direita, onde atua Chicão como titular, o primeiro reserva é Wallace.

Por outro lado, Tite deve contar com alguns retornos. Alessandro, que se recupera de um problema muscular na coxa esquerda e ficou fora do clássico por “falta de intensidade de jogo”, como disse o treinador, pode reaparecer contra o Grêmio. Weldinho, sem mais dores no tornozelo direito, deve ficar no banco de reservas.

Outro que pode voltar à lista dos relacionados é Alex. O meia ficou fora do clássico por contra de uma lesão muscular na coxa direita e será reavaliado pelos médicos corintianos no início desta semana. Se tiver condições, muito provavelmente irá para o banco, na reserva de Danilo.

De volta a São Paulo, o Corinthians treina às 10h da manhã desta segunda-feira, no CT Joaquim Grava, no Parque Ecológico do Tietê.

Tite sobre título simbólico do Timão no primeiro turno: 'Não quero muleta'

O Corinthians perdeu do Palmeiras – 2 a 1 – neste domingo, em Presidente Prudente, mas mesmo assim conquistou o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Só que para o técnico Tite isso é assunto proibido. O comandante alvinegro não quer utilizar esse dado como ponto de apoio na derrota.

Pressionado pelo mau desempenho nas últimas nove rodadas (duas vitórias, três empates e quatro derrotas), o treinador disse não querer escudo.

- Não falei em nenhum momento em título do primeiro turno. Não é do meu perfil profissional. Não sou técnico de pegar gancho e ficar com escudo. Temos de absorver o resultado e melhorar, porque quarta-feira tem mais. Não quero muleta – declarou Tite, lembrando o jogo contra o Grêmio, no Pacaembu, as 18h.

Embora recentemente não tenha apresentado um bom futebol, o Timão sustenta ainda a primeira colocação por conta da arrancada nas dez primeiras rodadas, com nove vitórias e apenas um empate. E a justificativa do treinador para a queda de rendimento é justamente as lesões e suspensões que teve nas últimas rodadas.

- Em nenhum momento eu vou tocar na liderança. Não quero pegar esse aspecto para falar de um jogo que perdemos. O que acontece é que no momento em que perdemos peças, a engrenagem da equipe também se perder. É de falar pouco e trabalhar muito – concluiu o comandante alvinegro.

Líder do Campeonato Brasileiro com 37 pontos, o Corinthians é seguido de perto por Flamengo (36) e São Paulo e Vasco (ambos com 35).

Mesmo com derrota, Corinthians fatura o Osmarzão

O Osmarzão é do Corinthians. Mesmo com a derrota por 2 a 1, ao término da 19ª rodada do Brasileirão, a última do primeiro turno, o Timão manteve a liderança pela combinação de resultados e conquistou o Troféu Osmar Santos.

Quem vacilou na rodada foi o Flamengo. O Rubro-negro poderia ter faturado o Osmarzão caso tivesse vencido o Vasco, o que não aconteceu (o jogo terminou empatado em 0 a 0). Para o Timão, o resultado é animador: na última vez em que conquistou o Troféu Osmar Santos, o Corinthians acabou campeão brasileiro, no ano de 2005. Resta saber se o feito se repetirá.

Chicão analisa o clássico contra o Palmeiras

Após a derrota por 2 a 1 no clássico contra o Palmeiras em Presidente Prudente, Chicão fez uma breve análise do que foi o jogo. “No primeiro tempo a gente foi melhor, no segundo eles acertaram uma bola e fizeram o gol”, declarou o zagueiro corinthiano.

Mesmo com a derrota, o Corinthians segue isolado na liderança e conquistou o título simbólico do primeiro turno do Brasileirão. Mas o capitão do Timão ressalta que a equipe deve melhorar na sequência do campeonato. “Temos que retomar nosso futebol das 10 primeiras rodadas se quisermos conquistar o título”, finalizou o camisa 3.

Palmeiras ganha de virada, e Timão garante título simbólico do turno

Um dia depois do UFC Rio, Emerson Sheik celebrou seu gol em homenagem aos lutadores que participaram do evento   Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
Um dia depois do UFC Rio, Emerson Sheik celebrou seu gol em homenagem aos lutadores que participaram do evento 
 
Uma vitória no aumentativo, com a assinatura de um jogador até então desconhecido. O triunfo do Palmeiras, por 2 a 1, de virada, sobre o Corinthians, neste domingo, em Presidente Prudente, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, teve o estreante Fernandão como protagonista. Foi dele o gol da vitória alviverde, depois de Emerson abrir o marcador para o Corinthians e Luan empatar para o Palmeiras. De qualquer maneira, o Timão terminou a primeira parte da competição na liderança, com 37 pontos. O Verdão, com o triunfo, foi a 32, mas segue na sexta colocação, beirando o G-4.

Diante de 36.299 pagantes, com uma renda de R$ 962.666,00, o Palmeiras manteve seu bom retrospecto na cidade do interior paulista. Em sete jogos contra o Corinthians na quente Presidente Prudente, o Alviverde venceu quatro e empatou três. O Timão, então, segue sem vencer o rival no local.

No duelo, em que Felipão, suspenso pelo STJD, ficou fora do banco de reservas, a pressão caiu-se sobre Tite, sempre questionado no comando do Timão. E Kleber, que durante a semana teve sua ficha de inscrição na Gaviões da Fiel, quando tinha 18 anos, divulgada na internet, passou em branco novamente.
jorge henrique corinthians valdivia palmeiras (Foto: Mario Ângelo / Agência Estado) 
Jorge Henrique divide com o palmeirense Valdivia
A pedido de Felipão, o Palmeiras entrou em campo todo de branco. Assim, o Corinthians, visitante, seria obrigado a atuar todo do preto. Na cabeça do treinador alviverde, uma dificuldade a mais para os rivais no forte calor de Presidente Prudente. Mas o Timão parecia mais aceso no começo da partida.

Liderado por Emerson, o time alvinegro marcou a saída de bola dos alviverdes e pressionou. Mesmo assim, as duas primeiras boas chances foram do Verdão. Ambas com Kleber. Primeiro ele cabeceou por cima do gol aos oito minutos e depois chutou cruzado, após passe de Valdivia, e viu Julio Cesar defender.

Só que foi o Corinthians mesmo que abriu o placar no Prudentão. Aos 18 minutos, Ramon fez ótima jogada pela esquerda, entrou na área e chutou para boa defesa de Marcos. No rebote, Paulinho tentou e a bola sobrou para Emerson. O Sheik tentou cruzar, mas o chute quicou no gramado e enganou o goleiro palmeirense.

Na comemoração, Sheik fez um estilo UFC. Mas depois disso, o Timão cansou e deu espaços ao Palmeiras. Aos 31 minutos, Felipão resolveu sacar Patrik e escalar Fernandão, recém-contratado do Guarani. Porém, a reação alviverde saiu dos pés de Luan, que empatou aos 34, após cobrança de escanteio de Marcos Assunção.

Depois de ouvir a torcida do Corinthians gritar “silêncio no chiqueiro” quando sofreram o gol, os palmeirenses revidaram com um “silêncio na favela”. Se na arquibancada o ânimo ainda existia, dentro de campo, desgastados pelo calor, os jogadores apenas administram a posse de bola esperando o apito final.
luan palmeiras gol corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Estado) 
Luan comemora o gol de empate
A etapa final começou morna, com os dois times tocando a bola de lado, apenas estudando os espaços. Mas, aos seis minutos, Emerson resolveu colocar mais emoção no clássico. Ele dominou a bola na intermediária, avançou e chutou cruzado, assustando o pentacampeão Marcos.

Só que o susto dado pelo Palmeiras foi mais eficiente. No minuto seguinte, após passe de Marcos Assunção pela direita, o estreante Fernandão dominou no peito na pequena área e chutou na saída de Julio Cesar. Um belo gol de virada do Verdão. O lance inflamou a torcida palmeirense e calou a corintiana em Presidente Prudente.

Melhor na partida, o Palmeiras dominou ainda mais o Corinthians depois da virada. Tanto que sobrou espaço até para Valdivia fazer o seu já conhecido chute no vácuo, na frente de Paulinho. Somente aos 23 minutos é que o Timão tentou alguma reação em chute de Emerson. A bola, porém, passou longe do gol de Marcos.

O lance acordou os alvinegros na partida. E aos 26 minutos, Emerson só não empatou o jogo porque seu chute parou nas mãos de Marcos. Mas o Palmeira, definitivamente, era melhor no jogo. Chegou algumas vezes com perigo pelas pontas e se aproveitou de seguidos erros de passe do adversário.

Conforme o jogo caminhava para o final, os dois times abusaram um pouco das faltas. E o Palmeiras, em vantagem, administrou mais a posse de bola. Na tentativa de empatar, o Corinthians se afobou e não conseguiu furar a forte marcação alviverde. Melhor para o Verdão, que segurou uma ótima vitória em Prudente.

Na primeira rodada do segundo turno, a 20ª do Campeonato Brasileiro, o Corinthians recebe o Grêmio, quarta-feira, às 18h, no estádio do Pacaembu, na capital paulista. No mesmo dia, só que às 21h50m, no Rio de Janeiro, o Palmeiras enfrenta o Botafogo. A partida será no Engenhão.