quinta-feira, 30 de junho de 2011

Julio Cesar volta a salvar a melhor defesa do Brasileiro


Goleiro Julio Cesar é o atual titular da meta corintiana. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
O goleiro Julio Cesar não toma gol há três partidas

A opinião era unânime ao final do jogo contra o Bahia: a vitória do Corinthians foi assegurada pelas defesas de Julio Cesar. Questionado recentemente por conta da contratação de Renan, o goleiro emplacou a terceira partida consecutiva sem ser vazado.

"Foram chutes de média distância. Sempre cobro da primeira linha de quatro, dos zagueiros e laterais, e também dos dois volantes, que não deem possibilidade de definição. Mas em bolas de média distância... Vira-te, Julio", disse bem humorado o técnico Tite.

Com uma partida a menos que o segundo colocado São Paulo por conta do adiamento do clássico com o Santos, o Corinthians é o líder da competição e também a equipe menos vazada, com três gols sofridos. Botafogo e Palmeiras sofreram cinco cada e aparecem logo atrás.

Capitão da equipe e autor do gol da vitória sobre o Bahia, Chicão valorizou o companheiro de elenco. "O Julio é um bom menino, vem crescendo de produção. Alguns vão criticá-lo quando ele falhar, mas ele tem o apoio do grupo", destacou o zagueiro, em entrevista à TV Globo.

Bahia desiste da contratação de Morais

A novela envolvendo o meia Morais, do Corinthians, e o Bahia, chegou ao fim. A confirmação foi feita pelo presidente da equipe tricolor, Marcelo Guimarães Filho, logo após a partida de quarta-feira, quando o time paulista venceu o baiano por 1 a 0, em Salvador.

"Morais fica no Corinthians. Quem sabe no futuro ele possa nos ajudar novamente", disse o dirigente, que desde o início do Campeonato Brasileiro falou em acertar o retorno do ídolo tricolor para a capital baiana e inclusive admitiu que o jogador iria disputar a Série A com a camisa azul, vermelha e branca. Morais atuou pelo Bahia em 2010, quando ajudou o time baiano a conquistar vaga na elite do futebol nacional.

Desde quando o Bahia demonstrou interesse pelo meia corintiano, o time paulista deixou pistas apontando que Morais só poderia ir para o Bahia, caso o meia Alex, que veio do futebol russo, fosse regularizado. O jogador teve a documentação legalizada, mas nada adiantou.

Em entrevista a Rádio Itapoan, de Salvador, Morais disse que não foi liberado para jogar no Bahia. "Estou sempre falando com o (gestor de futebol do Bahia) Paulo (Angioni), mas comecei a jogar lá (no Corinthians) e o presidente quis manter o grupo. Não sei se foi o (técnico) Tite quem pediu, mas sei que não fui liberado", afirmou.

O jogador ainda demonstrou contentamento com a atuação do seu ex-time nas últimas rodadas do Brasileiro. "Fico feliz por voltar aqui e ver o Bahia vivendo um bom momento. Acompanho o clube, venho sempre conversando com o Paulo, que é meu amigo, e fiquei contente com a melhora do Bahia na competição", completou.

'Paredão' corintiano para conquistar a liderança

Gol do Chicão - Bahia x Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./Fotoarena)
Vitória foi conquistada com gol do zagueiro Chicão, membro do 'paredão' corintiano

Vitória do líder, vitória da defesa. O novo triunfo, desta vez sobre o Bahia, por 1 a 0, fez com que o Corinthians atingisse a ponta da tabela do Brasileirão. Parte do sucesso se deve ao setor defensivo da equipe, que só sofreu três gols até agora, em seis partidas.

Na noite desta quarta-feira, no Pituaçu, uma ótima demonstração da solidez corintiana. Novamente, nenhum gol sofrido – a marca já se prolonga pelo terceiro jogo, desde a vitória sobre o Fluminense, no Pacaembu, por 2 a 0.

Mesmo remendado, com o jovem Welder, de 20 anos, ocupando a lateral direita de Alessandro, e com Edenilson no posto de Paulinho, no meio de campo, a força defensiva novamente foi eficaz. Quando as investidas do Bahia passaram pela marcação da dupla de zaga formada por Chicão e Leandro Castán, esbarraram nas mãos de Julio Cesar, calibradas e responsáveis por excelentes defesas.

O camisa 1, inclusive, fez a melhor partida no Brasileirão. Além de mostrar segurança nas bolas aéreas, quando, por vezes, os marcadores não foram suficientes para impedir o Bahia, Julio realizou ótimas defesas em chutes de fora da área.

De quebra, o goleiro corintiano espantou a concorrência com o jovem promissor Renan, de 20 anos, que chegou ao Corinthians recentemente, vindo do Avaí, para competir pela vaga como arqueiro da equipe.

Méritos defensivos que também têm de ser divididos com o volante Ralf. Mesmo tendo recebido um cartão amarelo, o primeiro homem do meio de campo alvinegro foi novamente absoluto nos desarmes, e responsável por interromper diversas jogadas do adversário.

Se depender do setor defensivo do Timão, a Fiel pode ter certeza de que qualquer clube que quiser tomar a ponta da tabela, a partir de agora, terá de se esforçar muito. Quem supera o paredão corintiano?
lancenet!

Agora líder, Timão confirma melhor início da era dos pontos corridos

Chicão gol Corinthians (Foto: Ag. Estado)
O capitão Chicão fez o gol da vitória do Corinthians sobre o Bahia

Virou um mantra o discurso de Tite sobre estar no grupo dos sete primeiros colocados no último terço do Campeonato Brasileiro para poder brigar pelo título. Mas, apesar de o treinador chutar para longe a badalação, o início do Corinthians em 2011 vem sendo arrasador. Não bastasse assumir a liderança com a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, em Salvador, o Timão é também o dono da melhor campanha da história dos pontos corridos entre todos os participantes em seis rodadas disputadas - veja tabela abaixo.

Com cinco vitórias (sobre Grêmio, Coritiba, Fluminense, São Paulo e Bahia) e um empate (Flamengo), o Alvinegro acumula 88,9% dos pontos disputados. A campanha é exatamente a mesma de 2010, mas com vantagem no saldo de gols. São 13 contra e apenas três contra. No ano passado, foram 13 marcados e seis sofridos no mesmo período - o Timão disputou o título até a última rodada, mas terminou em terceiro. A expectativa agora, claro, é de um final feliz.

O melhor após seis jogos (nos pontos corridos)
 
ANO TIME APROVEITAMENTO
2011 Corinthians 88,9% (5V-1E)
2010 Corinthians 88,9% (5V-1E)
2009 Atlético-MG 77,8% (4V-2E)
2008 Flamengo 72,2% (4V-1E-1D)
2007 Botafogo 77,8% (4V-2E)
2006 Cruzeiro 72,2% (4V-1E-1D)
2005 Juventude 77,8% (4V-2E)
2004 São Paulo 77,8% (4V-2E)
2003 Cruzeiro 77,8% (4V-2E)

Curiosamente, no ano passado, o Corinthians também embalou no Brasileirão depois de um fracasso na Libertadores. Após cair nas oitavas de final diante do Flamengo, o Timão começou o torneio nacional com vitórias sobre Atlético-PR (2 a 1), Grêmio (2 a 1), Fluminense (1 a 0), Santos (4 a 2) e Inter (2 a 0), além de um empate com o Grêmio Prudente (2 a 2).

O rendimento faz o Corinthians superar com uma boa margem alguns rivais das temporadas anteriores. Nenhum deles havia conseguido superar a marca dos 80%. Atlético-MG (2009), Botafogo (2007), Juventude (2005), São Paulo (2004) e Cruzeiro (2003) acumularam 77,8% após seis partidas, sendo quatro vitórias e dois empates.

- A referência importante no campeonato se dá com 13 ou 15 rodadas. Campeão vai ser quem estiver no último terço no bloco de cima. Estamos caminhando – discursou Tite.

A boa fase é tão grande que o Corinthians se dá ao luxo de virar líder do Brasileirão tendo realizado uma partida a menos que os concorrentes diretos. O clube enfrentaria o Santos na quinta rodada, mas, por causa da final da Libertadores, o confronto foi transferido para 10 de agosto, na Vila Belmiro. Caso nada mude até lá, a diferença para o segundo colocado pode ser de quatro pontos.

- Temos um jogo a menos, só que é contra o Santos, um adversário muito difícil de ser batido – disse o goleiro Julio Cesar.

Além de ser o melhor desempenho dos pontos corridos, o Corinthians se aproxima também de uma marca complicada de ser alcançada. Em 1999, o Timão venceu as sete primeiras partidas e engrenou rumo ao terceiro título nacional. É o bom sinal que a Fiel espera!

Principal reforço, Alex estreia pelo Corinthians e joga pouco

A torcida do Corinthians viu pela primeira vez o meia Alex em campo, com a camisa do time, na noite desta quarta-feira. O jogador entrou aos 20 minutos do segundo tempo, no lugar de Danilo, e ajudou a equipe na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, no Estádio de Pituaçu.

Contratado junto ao Spartak de Moscou por seis milhões de euros (aproximadamente R$ 14 milhões), Alex poderia ter feito sua estreia no domingo passado, no clássico contra o São Paulo, entretanto não foi regularizado a tempo na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


Depois da partida em Salvador, até pelo pouco tempo em que o reforço atuou (28 minutos), Tite não se estendeu ao analisar sua estreia. "Ele (Alex) vai adquirindo ritmo, assim como o Emerson (que também entrou na etapa final desta quarta-feira), e vai melhorando", disse o treinador.

Até o próximo compromisso - na quarta-feira que vem, contra o Vasco, no Pacaembu -, Alex terá mais uma semana livre para trabalhar. O grupo corintiano apenas se recupera fisicamente nesta quinta-feira, ainda na capital baiana, e retorna a São Paulo no período da tarde.

"É normal. O tempo de jogo vai aumentando e a produtividade vai subindo também. Não consegui ir dar forma que idela, mas vencemos pela eficiência e futebol é isso. Mesmo não controlando o jogo você pode vencer e isso vai acontecer em outras partidas. Hoje eu entrei, o Emerson, o Moradei, e jogamos num campo pesado, mais atrás e não deu pra fazer melhor nossa parte lá na frente. Mesmo assim a gente venceu", disse Alex depois do jogo.

Sem freio', Timão passa sufoco, mas vence o Bahia e assume a liderança

Quem vai parar o Corinthians no Campeonato Brasileiro? Nesta quarta-feira, o Timão não precisou do mesmo espetáculo da goleada sobre o São Paulo para roubar do rival a liderança isolada. Com uma atuação eficiente, o Alvinegro segurou o embalado Bahia, venceu por 1 a 0 e atingiu o primeiro lugar. O capitão Chicão, cobrando pênalti sofrido por Liedson no primeiro tempo, fez o gol que manteve os paulistas invictos e acabou com a reação do Tricolor baiano. Destaque para as grandes defesas de Julio Cesar impedindo o empate no segundo tempo.

Com cinco vitórias em seis partidas, o Corinthians confirma a grande fase ao se transformar em líder do torneio nacional. O clube do Parque São Jorge chegou aos 16 pontos e superou em um Tricolor do Morumbi, derrotado em casa pelo Botafogo. O Alvinegro tem ainda uma partida a realizar, pela quinta rodada, contra o Santos, marcada para 10 de agosto, na Vila Belmiro. Na próxima semana, dia 6 de julho, recebe o Vasco, às 21h50m, no Pacaembu.

Já o Bahia segue em crise com sua apaixonada torcida. A equipe dirigida por René Simões ainda não sabe o que é vencer em Salvador. Depois de bater Fluminense e Atlético-PR como visitante, o clube do Nordeste voltou a tropeçar e caiu para a 13ª colocação, com apenas oito pontos. Também no dia 6, encara o Avaí, às 19h30m, na Ressacada, em Florianópolis.

Bahia aperta, mas Chicão marca

Depois de duas preciosas vitórias fora de Salvador, não poderia haver noite melhor para o Bahia vencer pela primeira vez em casa no Brasileirão. A chuva deu uma trégua para a torcida comparecer em grande número a Pituaçu. Ricardinho, aquele mesmo campeão mundial pelo Timão, parecia movido por um desejo de vingança após deixar o antigo clube pela porta dos fundos. Por dez minutos, organizou o jogo como nos velhos tempos e abriu espaços. Faltou pontaria a Júnior, em um perigoso chute à esquerda, e sorte a Jancarlos, em cruzamento que quase encobriu Julio Cesar.

O fôlego de Ricardinho para ligar o meio de campo ao ataque acabou rapidamente. Logo o Corinthians abandonou a cautela para voltar a exercer a mesma marcação pressão que enlouqueceu o rival São Paulo. Edenílson fez bem a função de Paulinho, suspenso, arrancando pelo lado direito. O Timão cresceu quando passou a trocar passes rápidos, como exige Tite. Em um vacilo da zaga, Liedson escapou por trás e foi derrubado pelo goleiro Marcelo Lomba na área. O capitão Chicão, aos 13, bateu o pênalti e fez 1 a 0.

A pressão baiana esperada pelos alvinegros não aconteceu. Sem força na criação pelo meio, o Tricolor arriscou principalmente nos avanços do veloz lateral-esquerdo Ávine. O Corinthians se retraiu para preparar o bote fatal nas saídas rápidas pelos lados e evitou o sufoco. Júnior ainda teve duas boas chances em cruzamentos para a área, mas fracassou. O garoto Gabriel, livre, cabeceou nas mãos de Julio Cesar na melhor oportunidade de igualar o placar antes do fim do primeiro tempo.

Julio Cesar salva o Timão em Pituaçu

O intervalo parece ter feito mal ao Bahia. A equipe voltou para o segundo tempo cometendo um excessivo número de erros nos passes. Melhor para o calmo Corinthians impor seu ritmo para controlar rapidamente o jogo. A vantagem poderia ter sido ampliada não fosse ótima defesa de Marcelo Lomba no ângulo em chute de Liedson. O time da casa só respondia nos cruzamentos altos para Junior, agora barrado por Julio Cesar em belo salto no canto esquerdo.

Com a forte marcação do Corinthians, René Simões tentou abrir a defesa adversária com a entrada do atacante Maranhão no lugar do lateral Ávine. Deu certo, mas a noite não parecia ser dos homens de frente do Bahia. Do outro lado, Julio Cesar fez sua parte, mostrando que está recuperado da falha sofrida na final do Paulistão, contra o Santos. Marcone cobrou falta violenta da intermediária para o goleiro se esticar no ângulo esquerdo.

A cada bom lance, o camisa 1 corintiano colocava um tijolo a mais na muralha que construía diante das traves. Marcos, aos 29, acertou o pé em cobrança de falta com estilo, mas lá estava Julio Cesar novamente para espalmar pela linha de fundo. Marcone também voltou a tentar. Também esbarrou no goleiro.

Com a dificuldade do Timão sair de trás, Tite promoveu a estreia do meia Alex no lugar de Danilo e colocou o atacante Emerson na vaga de Willian. Mas as trocas não surtiram qualquer efeito. O Bahia continuou em cima. Aos 34, Fahel marcou de cabeça após cobrança de falta pela direita, mas estava em impedimento. Empurrado pela torcida, o Bahia arriscou tudo nos últimos minutos. O lance esfriou o time, acabando com qualquer chance de empatar. No fim, aplausos da torcida pelo empenho dos jogadores.

BAHIA 0 X 1 CORINTHIANS
Marcelo Lomba, Jancarlos (Marcos), Danny Morais, Paulo Miranda e Ávine (Maranhão); Fahel, Marcone, Diones e Ricardinho (Nikão), Gabriel e Júnior. Julio Cesar, Weldinho, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Edenílson e Danilo (Alex); Willian (Emerson), Liedson (Moradei) e Jorge Henrique.
Técnico: René Simões. Técnico: Tite.
Gols: Chicão, de pênalti, aos 13 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Jancarlos (Bahia); Danilo, Ralf, Chicão (Corinthians)
Data: 29/06/2011. Local: Pituaçu, em Salvador. Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-DF). Auxiliares: Carlos Emanuel Manzolillo (DF) e Cesar Augusto de Oliveira Vaz (DF).

Comissão da Câmara de SP aprova incentivo ao estádio do Corinthians

Comissão da Câmara de SP aprova incentivo ao estádio do Corinthians
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara Municipal de São Paulo, aprovou na tarde desta quarta-feira (29) o projeto de lei 288/2011, que trata da concessão de incentivos fiscais de R$ 420 milhões ao estádio do Corinthians.

O vereador Adilson Amadeu (PTB) devolveu o projeto à CCJ nesta quarta. Agora, o projeto irá a plenário. Ele está previsto na pauta da sessão extraordinária que ocorre nesta tarde. Há a expectativa de que ele possa ser votado em primeira discussão. Ele ainda precisa passar por uma segunda votação e ser sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab para entrar em vigor.

O projeto começou a tramitar na Câmara na terça-feira (21) e, no mesmo dia, o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, em visita aos vereadores, disse que a solução financeira do estádio, da qual os incentivos fiscais fazem parte, precisa ser apresentada até 10 de julho, sob pena de a Fifa escolher outro local para abertura da Copa do Mundo. Outro fator de pressão é a aproximação do recesso parlamentar de julho.

Apesar da pressão, o texto tramitou menos de três horas desde que foi lido na Casa.

Também nesta quarta-feira, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse que o estádio do Corinthians é a única opção para a cidade de São Paulo ser sede da Copa de 2014.

Tite revela que gostaria do Defederico de volta no Corinthians

Muitas vezes, mesmo que não utilize o atleta em campo, o treinador não gostaria que ele saísse, mas entende a necessidade do clube de passá-lo a outra equipe. No Corinthians, que emprestou alguns jogadores nas últimas temporadas, a situação não é diferente, de acordo com Tite.

No fim do ano passado, sob seu comando, o meia Matías Defederico tinha pouco espaço e optou por sair para defender o Independiente. Seis meses depois, com problemas no clube argentino, o jogador vai romper contrato de empréstimo e aguardar uma definição do Corinthians.

"Ele é patrimônio do clube e merece meu respeito", analisou Tite. "Não sei o que foi combinado (entre o empresário do argentino e o gerente do futebol corintiano, Edu Gaspar), mas o meu pensamento é de que o técnico está em uma hierarquia abaixo (da diretoria) e tem que trabalhar e valorizar todos os seus atletas a fim de que eles possam ter um bom desempenho".

Uma definição sobre o assunto deve ocorrer nos próximos dias. É possível que Defederico volte a trabalhar no CT Joaquim Grava antes de encontrar outro clube, podendo até mesmo permanecer em definitivo no Corinthians, com quem mantém vínculo até 31 de agosto de 2013.

Situação diferente vivem outros quatro jogadores. O lateral esquerdo Dodô, o volante Boquita, o meia Lulinha e o atacante Souza estão emprestados ao Bahia, adversário do Corinthians nesta quarta-feira, e não podem entrar em campo justamente por conta de cláusula em contrato.

"Gostaria que eles estivessem aqui e não me enfrentassem, são patrimônio do clube ainda. É duro, uma saia justa, tem diversos enfoques para isso. Dá para escolher diversos caminhos. Mas se não se acha justo, teria que perguntar na hora de aceitar o empréstimo", concluiu.

Fonte: ESPN

quarta-feira, 29 de junho de 2011

De olho na liderança, Timão encara o embalado Bahia em Pituaçu

liedson corinthians gol são paulo (Foto: Evelson de Freitas / Agência Estado)
Baiano Liedson será uma das atrações do Corinthians na partida contra o Bahia

Dono do melhor aproveitamento de pontos do Campeonato Brasileiro (86,7%), o Corinthians vai agora atrás da liderança. Mas a missão alvinegra não será nada fácil mesmo depois de massacrar o São Paulo por 5 a 0, no último domingo. O Timão tem pela frente o embalado Bahia, nesta quarta-feira, às 21h40m, em Pituaçu, pela sétima rodada.

Após um início instável, o Tricolor baiano mostrou seu poder de reação nas últimas rodadas. O clube obteve duas vitórias seguidas fora de casa contra Fluminense e Atlético-PR e ganhou fôlego na classificação, chegando ao 11º lugar, com oito pontos. Entretanto, acumula resultados ruins em casa: empates Atlético-MG (1 a 1) e Flamengo (3 a 3).

Já o Corinthians tenta aproveitar o grande momento no torneio para disparar. O Timão é o vice-líder, com 13 pontos, dois a menos que o São Paulo. Uma vitória no Nordeste aliada a um tropeço rival diante do Botafogo, no Morumbi, o colocará na ponta da tabela. O Alvinegro tem ainda um jogo a menos, depois que o clássico contra o Santos foi adiado para 10 de agosto.

Sandro Meira Ricci (Fifa-DF) apita a partida. Ele será auxiliado por Carlos Emanuel Manzolillo (DF) e Cesar Augusto de Oliveira Vaz (DF). A Rede Globo transmite a partida para Santa Catarina, Paraná, São Paulo Bahia (exceto Salvador) e Pernambuco (exceto Caruaru). Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.

header o que esta em jogo
 
Bahia: O Tricolor baiano espera manter o embalo e confirmar a boa fase. Todos os 32.157 bilhetes para a partida foram vendidos, o que comprova a empolgação da torcida após as duas vitórias do Bahia fora de casa. Se a meta do clube baiano é voar alto, a partida contra o invicto Corinthians pode ser um divisor de águas.

Corinthians: o técnico Tite prega desde o início da competição a importância de permanecer no bloco dos sete primeiros. Mas o Timão tem a oportunidade de fazer melhor. Invicto e com um jogo a menos, o clube pode voltar de Salvador líder do Brasileirão ou, pelo menos, se mantendo em uma confortável colocação.

header as escalações 2
 
Bahia: Com o time cheio de desfalques, onze no total, René divulgou uma lista de relacionados com muitas novidades. Danny Morais, Marcos, Ricardinho e Nikão são os favoritos para substituir Titi, Ávine, Carlos Alberto e Jobson. No entanto, o time segue indefinido. René não confirmou as modificações. O Bahia deve atuar com Marcelo Lomba, Jancarlos, Danny Morais, Paulo Miranda e Marcos; Fahel, Marcone, Diones e Ricardinho, Nikão e Júnior.
Corinthians: o treinador alvinegro confirmou a escalação com apenas uma modificação em relação à rodada anterior. O volante Edenílson, contratado do Caxias após os estaduais, fará sua primeira partida como titular. O meia Alex, regularizado na CBF, iniciará o confronto no banco de reservas. A formação é a seguinte: Julio Cesar, Weldinho, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Edenílson e Danilo; Willian, Liedson e Jorge Henrique.

quem esta fora
 
Bahia: No total, o Tricolor tem onze desfalques. Quatro destes estavam em campo no último jogo contra o Atlético-PR. Titi e Jobson cumprem suspensão automática pelo terceiro cartão, enquanto Ávine e Carlos Alberto ficam de fora por problemas médicos. Além deles, o zagueiro Thiego segue se recuperando de uma pubalgia, enquanto Helder reclama de dores no joelho. Dodô, Boquita, Lulinha e Souza não podem entrar em campo devido a cláusulas contratuais, já que pertencem ao Corinthians.

Corinthians: o volante Paulinho recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. O lateral-direito Alessandro, em fase final da lesão na coxa direita que sofreu na segunda rodada, contra o Coritiba, permanece em tratamento e deve estar liberado a partir da próxima semana.

header pendurados

 
Bahia: Marcone

Corinthians: Liedson

header fique de olho 2
 
Bahia: contratado após uma polêmica transferência do Vitória para o Bahia, o atacante Nikão deve ser a principal novidade do Bahia nesta quarta. Ele é o favorito para assumir a vaga de Jobson, principal jogador do Bahia no campeonato. A última partida oficial do meia atacante foi no dia 21 de maio, quando enfrentou o Vila Nova, na primeira rodada da Série B, vestindo a camisa do Vitória. No Bahia, o garoto espera repetir o bom futebol que fez dele uma das sensações do Campeonato Baiano.

Corinthians: depois de três rodadas de jejum, Liedson quebrou a série ruim em grande estilo. O Levezinho fez três dos cinco gols sobre o São Paulo e voltou a ser decisivo para a equipe. Além disso, já é o artilheiro do Brasileiro ao lado de Bernardo, do Vasco, e Luan, do Palmeiras.

header o que eles disseram
 
Nikão, atacante do Bahia: “É uma estreia difícil. Todo mundo sabe da qualidade do Corinthians, mas não podemos tirar nossos méritos, somos uma equipe qualificada. Vai ser um jogo bastante truncado. Mas é nessas horas que os bons jogadores aparecem, nas horas difíceis. Os jogos fáceis todo mundo consegue jogar. É nos jogos difíceis que a gente vê quem é quem.”

Tite, técnico do Corinthians: “O resultado dá confiança, mas jogar bem também dá. O Bahia também está confiante. Às vezes, acontecem resultados como esse do clássico, mas não são normais. Normal no futebol brasileiro é encontrar uma dificuldade muito grande. Os mesmos três pontos do clássico vão valer contra o Bahia”.

Tite confirma Edenílson e relaciona meia Alex para o banco de reservas

tite alex corinthians treino (Foto: Daniel Augusto JR / Agência Estado)


Tite e Alex no treino do Corinthians

O Corinthians está escalado para enfrentar o Bahia, nesta quarta-feira, às 21h50m, em Pituaçu, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Após o treinamento desta terça, no CT Joaquim Grava, o técnico Tite confirmou a entrada do volante Edenílson e a presença do meia Alex no banco de reservas.

Edenílson entrou no lugar de Paulinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Será a primeira partida do gaúcho como titular. Nas duas vezes que entrou, diante de Flamengo e São Paulo, atuou mais avançado. Desta vez, ganhou uma função mais defensiva, porém, tendo liberdade para encostar no sistema ofensivo.

- Está confirmado o Edenílson. Nas outras vezes, ele entrou em uma linha de três pelo lado direito, como um jogador mais solto. Agora, entra mais atrás. É o jogador que mais se assemelha ao Paulinho. As outras opções que eu tinha eram o Bruno Octávio, que não tem essa mesma saída, e o Moradei, que está mais para o Ralf, como um primeiro volante - explicou Tite.

O banco de reservas alvinegro, aliás, ganhou uma estrela. Contratado por R$ 14 milhões, Alex foi relacionado pela primeira vez depois de ter a documentação regularidade segunda-feira na CBF. O jogador treina há mais de um mês no clube. Tite coloca o armador em disputa direta com Jorge Henrique e Danilo pela posição.

- O Willian gosta de jogar dos dois lados, de preferência pelo esquerdo, mas foi adaptado ao direito. O Alex gosta nessa linha (esquerda) ou no meio. O Emerson é pelo direito ou por dentro. Tenho versatilidade. A ideia é que o jogo fale (sobre a entrada de Alex ao longo do jogo). Não posso forçar com o que eu queira fazer - ressaltou.

O Corinthians embarca para Salvador nesta terça-feira por volta das 20h, partindo do aeroporto internacional de Guarulhos. O retorno a São Paulo está previsto para quinta-feira com chegada marcada para 18h.

O Timão começa o jogo com: Julio Cesar, Wallace, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Edenílson e Danilo; Willian, Liedson e Jorge Henrique.
Confira os 20 jogadores relacionados por Tite - dois serão cortados do banco de reservas.
Goleiros: Julio Cesar e Renan
Laterais: Welder, Fábio Santos e Denner
Zagueiros: Chicão, Leandro Castán, Wallace e Paulo André.
Volantes: Ralf, Moradei e Bruno Octavio
Meias: Danilo, Alex, Edenilson e Morais
Atacantes: Liedson, Willian, Jorge Henrique e Emerson

Bahia tem 8 desfalques para o jogo contra o Corinthians


terça-feira, 28 de junho de 2011

Final do Paulista de futebol americano será no Parque São Jorge

Venha torcer pelo Timão!
 
Neste domingo (03), às 14h, acontece a grande final do Campeonato Paulista de Futebol Americano. O palco do jogo entre Corinthians Steamrollers e São Paulo Spartans será o estádio do Parque São Jorge, a popular Fazendinha.

As duas equipes se destacaram na fase regular do torneio. Os Spartans têm o melhor ataque da competição, com 171 pontos marcados, enquanto o Corinthians possui a melhor defesa, tendo sofrido apenas 43 pontos em 6 partidas.

Venha torcer pelo Timão em mais essa modalidade. A entrada é gratuita! Se você gosta de ver muita raça, dribles, pancadas e, é claro, touchdowns, não perca essa final!

Portugueses de olho nos gols do Levezinho

Os gols de Liedson em cima do São Paulo repercutiram em Portugal. Sem vestir a camisa da seleção portuguesa desde que Paulo Bento assumiu o comando técnico, o atacante mantém a tranquilidade de não ser lembrado. O problema é que, por ter saído do futebol português, não há cobrança por parte dos torcedores.

Segundo o jornalista João Almeida Moreira, do periódico ‘A Bola’, os torcedores não têm pedido a convocação do Levezinho por causa dos bons resultados da Seleção. “Enquanto Portugal estiver ganhando, eles não lembram do Liedson pela idade e por jogar fora. Não tem aquela repercussão de quando ele fazia gols sem parar no Sporting. Mas todos acompanham os gols dele. No primeiro empate sem gols de Portugal, vão pedir ele, pois é o melhor centroavante português”, comentou o jornalista.

Para Tiago Pires, repórter do ‘Diário de Notícias’, o faro de artilheiro não é novidade e que a cada gol marcado, alimenta a saudade dos torcedores do Sporting. “Há um saudosismo deles. Há uma expectativa por uma convocação. Os gols não surpreendem ninguém aqui em Portugal”, comentou.

Atacante da base do Corinthians é "vigiado" por Barça e Milan


Foto: Arquivo Pessoal
 
Matheus passou por período de treinos no Milan, que acompanha seu desenvolvimento
Matheus tem 17 anos, completa 18 em setembro, e não partilha da história comum da maioria dos jogadores de futebol. Estudou a vida toda em escolas particulares, vem de uma família de classe média de Salvador, e nem mesmo os convites precoces para treinar na Europa deslumbram o rapaz. O atacante da base do Corinthians, com 1.85m e cerca de 83kg, já chamou atenção de clubes como Milan e Barcelona, mas preferiu primeiro consolidar sua carreira no Brasil, para depois pensar em jogar no exterior. Nada disso facilita sua vida no Parque São Jorge. O seu técnico, Zé Augusto, porém, ressalta que é preciso ter os pés no chão:

“É um jogador de área, está esperando a oportunidade dele, é um menino bom, gosta de trabalhar. Tem mais três jogadores de área e procuro olhado quem está no melhor momento. Ele está jogando pouco, é verdade”, explicou o treinador dos juniores, antes de dar a dica para Matheus. “Precisa finalizar melhor, mas marca presença. Talvez pela quantidade de jogadores que temos aqui, ele não encontra uma sequência. Na hora que aparecer a oportunidade tem de marcar. Qual o treinador que não quer um cara que faça gol? Se arrebentar, não tem como tirar”.

 
Foto: Arquivo Pessoal
 
Matheus chegou a ganhar torneio na Fiorentina, da Itália
O atacante conta ser conhecido como “Baibra”, mistura de baiano com Ibrahimovic, atleta com quem mais se assemelha em campo, de acordo com os autores do apelido, seus companheiros nos juniores do time paulista. "Fiquei um pouco deslumbrado no começo", confessou Matheus. "Mas quando apareceu a chance no Corinthians, que para mim é o maior clube no Brasil, não pensei duas vezes. Já fiz alguns treinos no profissional, mas subir de vez ainda não tem previsão. Quero ficar conhecido aqui no Brasil para depois ir para a Europa, já com a vida feita aqui. O meu sonho é jogar no Pacaembu lotado", completou o atleta, que hoje tem sua carreira agenciada pelo empresário Antônio Almeida, da ADM Esporte, de São Paulo.

O atacante deu os primeiros dribles com uniforme em um pequeno clube baiano, o Real Salvador. Aos 11 anos, foi para o Vitória e chamou a atenção de um italiano, em 2008, já com 14 anos, como contou o pai do jogador, Cláudio Albuquerque. “Ele se disse empresário e me pediu um DVD do Matheus. Acabou o convidando, junto com um colega, para treinar na Fiorentina, da Itália. Foram para jogar um torneio com autorização do Vitória e acabaram campeões”, disse Cláudio, que, contudo, não se animou com a ideia de deixar o filho com um tutor na Europa, ou mudar a família toda de continente. "Aí as condições para jogar menor de idade lá são: ou o pai vai para lá trabalhar ou nomeia um tutor. Aí eu disse não. Não sabia nada dessas coisas. Sei que eles foram bem lá, não sabia se era papo do empresário ou se o clube tinha interesse mesmo".

 
Foto: Reprodução Ampliar
 
Convite feito pelo Barcelona para treinos não se concretizou
Não demorou muito para outro clube europeu, desta vez o Sporting de Lisboa, se interessar pelo atacante. O clube enviou carta avisando que pagaria as despesas para Matheus passar um período em Portugal, em janeiro de 2009. "Não sei como aconteceu, um português descobriu o meu telefone. O nome era Alberto Silva e levou o Matheus para o Sporting de Lisboa. Ele ficou quase um mês lá sendo avaliado, foi muito bem, jogou um amistoso, fez dois gols, mas aí veio a mesma coisa e disse que preferia que o Matheus seguisse no Brasil e o clube acompanhasse. Eu nunca falava com o clube diretamente, sempre tinha um intermediário, um empresário, e a gente sempre ficava com o pé atrás na hora de assinar com eles", lembrou Cláudio.

Não parou por aí. Em abril de 2009, apareceria a proposta de um dos clubes que mais encantam Matheus, o Milan. "Tenho um amigo, Charles, que é guia de turismo. Ele conheceu uns italianos, falou do Matheus, e eles também pediram um DVD, que acabou nas mãos de um empresário influente lá, Oscar Damiani, e ele levou o Matheus para fazer treinos no Milan. Lá desde o começo falaram tudo certinho, foi o que mais gostei da forma de lidar. Não pediram nada. Disseram que ele seria observado, depois voltaria ao Brasil e seria acompanhado aqui. O Milan só contrata estrela. Ele ficou uns 10 dias, jogou um torneio rápido, fez gols. Avisaram que não tinha estrangeiro na base, o Matheus não tem cidadania européia, e que acompanhariam para, no futuro, se interessar, contratar. Aí apareceu a oportunidade no Corinthians e não hesitamos", afirmou o pai de Matheus.

Antes de assinar o primeiro contrato profissional com o time paulista, ainda houve outros contatos, do Barcelona, da Espanha, e do PSV, da Holanda, que acabaram não se concretizando. "O Barcelona foi mais estranho. Um empresário o viu jogando, fez contato, pediram um DVD e o Barcelona mandou um convite oficial, dizendo que tinha interesse em levá-lo para observar em treinos, mas sem data. Veio dizendo para combinar a data. Acabou que nunca combinaram nada", disse Cláudio. 
 
Foto: Arquivo Pessoal
 

Matheus se esforça no Corinthians, mas técnico alerta: tem de finalizar melhor
 
Matheus, hoje, tem a chance de estar perto de dois dos seus ídolos no futebol: Adriano e o jogador que mais admira desde pequeno, Ronaldo. Já encontrou com o "Fenômeno" quando fez treinos com os profissionais, mas controlou a tietagem. "Aqui me chamam de “Baibra”, porque sou baiano e dizem que o estilo de jogo parece com o do Ibrahimovic. Mas quem eu mais admiro é o Ronaldo, o Adriano também, o Ibrahimovic é ótimo, mas sou fã mesmo, desde pequeno, do Ronaldo. Já encontrei com ele aqui, mas a gente fica meio assim de falar... Disse só ‘oi, tudo bem’ e tal...", lembrou Matheus que, segundo o pai, tem como grande diferencial um comportamento exemplar que Cláudio não hesita em comparar com o de Kaká, do Real Madrid.

Os direitos econômicos de Matheus já estão fatiados: o Corinthians tem 70%, enquanto a ADM Esporte é dona do restante. "A ideia é não tirar do Brasil, tem de valorizar o país, o empresário tem de fazer isso, ser parceiro do clube. Não posso levar para fora, vai sair por 10% do valor que conseguiria com 20 anos. Aí o clube europeu ganha e os brasileiros nada. Óbvio que tem de ir para a Europa, mas valorizado", disse o empresário Antônio Almeida que tem em sua carteira de clientes os atacantes Jonas, ex-Grêmio (atualmente no Valencia, da Espanha), e Fernandinho, do São Paulo, entre outros.

IG

River Plate amplia lista de clubes grandes que caíram, mas mira "parceiros" para se erguer

Torcida do River Plate não esconde tristeza com rebaixamento da equipe
Torcida do River Plate não esconde tristeza com rebaixamento da equipe

Os torcedores do River Plate ainda tentam acordar do pesadelo. No domingo, eles viram a equipe ser rebaixada pela primeira vez em sua história para a segunda divisão argentina. O empate por 1 a 1 com o Belgrano, no estádio Monumental de Núñez, foi trágico para a torcida, mas outros grandes clubes também já sentiram esta mesma dor.

Pelo mundo, há vários casos de times acostumados a brigar por títulos de primeira linha que já sentiram o gosto amargo de participar da segundona. Seja por problemas extracampo ou por elencos de qualidade duvidosa, eles conseguiram se reerguer após passarem pelo “inferno” de uma divisão inferior.

Os torcedores do River Plate nem precisam ir muito longe para buscar exemplos de superação. No Brasil, tornou-se até comum ver clubes grandes disputando a Série B. Foram os casos de Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Vasco, Botafogo, Atlético-MG e Grêmio, entre outros.

Mesmo equipes poderosas do futebol mundial já tiveram seus períodos de baixa. Donos de vários títulos nacionais e continentais, Atlético de Madri, Liverpool, Manchester United, Milan e Juventus são alguns dos destaques entre os clubes que deram a volta por cima. Confira:

VEJA ALGUNS DOS CLUBES GRANDES QUE JÁ FORAM REBAIXADOS

ATLÉTICO DE MADRI
Dono de nove títulos espanhóis, o Atlético de Madri amargou o rebaixamento em 1999/2000, quando caiu. Na temporada seguinte, ficou em 4º lugar e ficou outro ano na segunda divisão, da qual foi campeão em 2001/02.
MANCHESTER UNITED
Após viver uma grande fase nos anos 60, o Manchester United conheceu um período conturbado na década seguinte. O time, maior campeão inglês com 19 taças, foi rebaixado em 73/74, mas ficou apenas um ano na segundona.
LIVERPOOL
Segundo maior campeão inglês (18 títulos), o Liverpool já disputou a segunda divisão algumas vezes: As quedas vieram em 1892, 1895, 1904, 1942 e 1954 – nesta última, a equipe ficou sete anos afastado da elite.
JUVENTUS
A equipe de Turim, maior campeã italiana (27 taças), foi rebaixada em 2005/06 por seu envolvimento em um escândalo de manipulação de resultados. A Juventus foi a primeira colocada, mas teve seu título revogado.
MILAN
O Milan também caiu por problemas extracampo. Em 1980, o clube foi rebaixado por sua participação em um escândalo de apostas. O time voltou à elite, mas fez uma péssima campanha e caiu de novo em 81/82
CORINTHIANS
Em 2007, a equipe paulista não resistiu aos problemas fora de campo e um fraco elenco. O empate por 1 a 1 com o Grêmio selou a queda para a Série B, da qual o Corinthians foi o campeão sem dificuldades.
PALMEIRAS
Os palmeirenses sofreram em 2002. A derrota por 4 a 3 para o Vitória determinou a queda da equipe para a segunda divisão. No ano seguinte, porém, o time deu a volta por cima, levou o título da Série B e voltou à elite.
BOTAFOGO
O ano de 2002 também foi de tristeza para o Botafogo, que fez péssima campanha no Brasileiro. A equipe ficou apenas um ano na segunda divisão, perdendo o título do torneio para o Palmeiras.
FLUMINENSE
Não bastou para o Flu ser rebaixado para a segunda divisão. Em 1998, o clube viveu seu pior momento ao cair para a Série C, da qual foi campeão. O time voltou à elite de forma polêmica em 2000, na Copa João Havelange.
VASCO
Mais uma equipe do Rio de Janeiro sentiu a dor de cair para a Série B. O Vasco foi rebaixado após perder para o Vitória por 2 a 0 em 2008. O calvário na segundona durou apenas um ano, e o clube alvinegro saiu dele com a taça.
GRÊMIO
Rebaixado após péssima campanha em 2004, o Grêmio voltou à elite com direito a uma das passagens mais épicas de sua história. A vitória por 1 a 0 contra o Náutico entrou para a história como a “Batalha dos Aflitos”
ATLÉTICO-MG
Em 2005, o empate sem gols com o Vasco selou a queda do Atlético-MG. Com grande apoio de sua torcida, a equipe mineira conquistou o título da Série B no ano seguinte e retornou à primeira divisão.

Faltam 19 gols para Ceni tomar o centésimo do Timão

Rogério Ceni lamenta o último gol do Corinthians (Foto: Miguel Schincariol)
Rogério Ceni falhou feio no último gol do Corinthians, que chegou ao 81º gol sofrido do maior rival

Quando Rogério Ceni marcou o centésimo gol da carreira na partida contra o Corinthians, em março, o goleiro foi enaltecido e o torcedor do Timão foi alvo de inúmeras brincadeiras. Uma outra marca centenária do são-paulino, porém, pode transformar o camisa 1 em alvo dos alvinegros.

Restam apenas 19 para que o Corinthians some 100 gols marcados em Rogério. As cinco bolas na rede do último domingo, no Pacaembu, no 53 duelo desde junho de 1994, deixaram o segundo centenário do goleiro bem mais perto. Com os gols de Danilo, Liedson (3) e Jorge Henrique, a soma, agora, é de 81.

Mas será que é possível que tal marca seja alcançada pelo Corinthians para que o torcedor possa se vingar? A pergunta é difícil, já que não dá para quantificar com exatidão os confrontos que acontecerão.

Faltam 19 gols. Os confrontos confirmados para acontecer até o término do contrato dele, em dezembro de 2012, são quatro: um pelo returno do Brasileirão-11, outro na primeira fase do Paulista-12, além de dois pelo Nacional-12 – atuais campanhas de líder e vice-líder da competição nacional não recomendam que se pense em rebaixamento e numa improvável possibilidade de estarem em séries diferentes no próximo ano.

Ou seja, a média atual de gols, de 1,52 (81 feitos em 53 jogos), não seria suficiente. Seria necessário que Rogério prorrogasse o vínculo contratual ou que esse número de confrontos seja aumentado. E isso seria possível. Se os rivais duelassem em momentos decisivos, como a fase final do próximo Estadual ou nos mata-matas de Copa do Brasil, Libertadores ou Sul-Americana do próximo ano.

Vale lembrar, ainda, que há a possibilidade de o goleiro estar machucado ou suspenso antes de um desses confrontos com o Timão, diminuindo as chances.

– Não pensamos nisso, mas tenho certeza de que nosso torcedor ficaria feliz. Acho que até camelô venderia DVD com esses cem gols em cima dele – afirmou uma das pessoas próximas a Andrés Sanchez, que tem superioridade sobre Rogério e equipe na gestão.

O que não dá para duvidar é de que o corintiano ficará feliz se viesse esse centésimo.

lancenet!

Após reviravolta, Danilo se firma e deve renovar com Timão: 'Quero ficar'

Cinco jogos no Campeonato Brasileiro foram suficientes para transformar a passagem de Danilo pelo Corinthians. Apagado desde que foi contratado, no início de 2010, o meio-campista esteve com os dias contados no Timão. Agora titular e fundamental no esquema de Tite, o meia deve até renovar contrato com o clube nas próximas semanas.

O atual vínculo do armador vai até 31 de dezembro de 2011. Entretanto, como prevê a Lei Pelé, ele poderá assinar um pré-acordo com qualquer outro clube a partir desta quinta-feira. A prioridade, porém, é continuar no Alvinegro por mais duas ou três temporadas.

- É apenas o início das conversas e ainda temos bastante tempo para acertar. Eu estou muito feliz aqui e quero ficar – afirmou.

Danilo vive seu melhor momento no Corinthians. Um dos principais reforços para a disputar a Libertadores do ano passado, o jogador nunca se firmou com Mano Menezes no comando e chegou a estar na mira do Cruzeiro no início de 2011. Desta vez, celebra a grande fase e agradece a Tite pela nova função que ganhou em campo, mais próximo da área e sem obrigações defensivas.

- Essa mudança foi fundamental. Eu vinha jogando pelo lado, acompanhando o lateral. Pelo meu biótipo, não tenho força para marcar e depois chegar na frente. Assim, fica mais fácil finalizar. Eu cheguei como um atacante na hora do gol. A tendência é de que mais gols possam aparecer – explicou.

Aos 32 anos, Danilo nem cogita a possibilidade de assinar seu último contrato como jogador profissional. O meio-campista entende que o condicionamento físico será determinante para que prorrogue a carreira por mais algumas temporadas.

- Já estão querendo que eu pare (risos)? Eu acredito que posso jogar bastante tempo. Tudo vai depender das lesões e dos problemas físicos. Minha ideia agora é continuar aqui para conquistar títulos – ressaltou.

A diretoria do Corinthians também está confiante em segurar o jogador no Parque São Jorge. Os dirigentes se encontrarão nos próximos dias com o empresário Gilmar Rinaldi para finalizar o acordo. O agente também cuida da carreira do lateral-esquerdo Fábio Santos, outro que tem contrato até o fim do ano e deve ficar.

Na briga pela artilharia, Liedson supera sua melhor média de gols

Os “vovôs” do Corinthians fizeram a diferença na goleada por 5 a 0 sobre o São Paulo, no último domingo. Um deles, porém, vive um momento especial na carreira. Aos 33 anos e depois de sete temporadas de idolatria em Portugal, chegando até a disputar a última Copa do Mundo pela seleção lusitana, Liedson voltou ao Timão para brilhar. Além de já estar na disputa pela artilharia do Campeonato Brasileiro, o Levezinho tem também a melhor média de gols de toda a carreira.

Contratado pelo Alvinegro em fevereiro, já com a temporada em andamento, o camisa 9 não decepcionou ao substituir Ronaldo, aposentado desde a inesperada eliminação na fase prévia da Libertadores. Em 20 partidas até o momento, o jogador marcou 15 gols, média de 0,75 por confronto. Os últimos três anotados no massacre sobre o Tricolor, pelo Brasileirão.

O rendimento é superior ao que ele obteve na temporada 2004-2005, pelo Sporting. Na ocasião, o centroavante fez 35 em 47 partidas, média de 0,74, sendo artilheiro do Campeonato Português, com 25 - repetiu o feito em 2006-2007, com 15. Em seguida, vem a temporada 2008-2009, quando anotou 25 em 35 duelos, média de 0,71.

Liedson ganhou tanto destaque em Portugal que foi convidado a se naturalizar para atuar pela seleção local. A proposta foi aceita e ele participou da última Copa do Mundo, disputada na África do Sul, marcando um gol. O time português acabou eliminado nas oitavas de final em derrota por 1 a 0 para a Espanha. No total, vestiu a camisa do país europeu em 14 oportunidades, com quatro gols, média de 0,28.

- Foram sete anos e meio, sempre bem, fazendo gols. Sou muito grato ao Sporting. Isso vai ficar para sempre no meu coração – afirmou o atacante, em sua chegada ao Corinthians, no início de fevereiro.

No Brasil, os números do Levezinho de 2011 também são muito bons. No Coritiba, onde ganhou projeção nacional entre 2001 e 2002, anotou 20 em 29 rodadas, com média de 0,68. Em seguida, fez 15 em 29 pelo Flamengo (0,51) - mas não chegou a completar uma temporada - ficou apenas quatro meses. E em sua primeira passagem pelo Corinthians, em 2003, balançou a rede 22 vezes em 38 duelos (0,57) - em apenas um semestre.

Liedson 2011 x Ronaldo 2009
LIEDSON RONALDO
20 jogos
15 gols
média 0,75
38 jogos
23 gols
média 0,60

Mais do que manter ou melhorar a média, Liedson tem outra missão: ser o primeiro artilheiro do Campeonato Brasileiro pelo Corinthians. O Timão nunca teve o goleador máximo do torneio. Ele já lidera a disputa, ao lado de Bernardo, do Vasco, e Luan, do Palmeiras, com quatro. No Paulistão, mesmo tendo estreado na sexta rodada, foi quem marcou mais ao lado de Elano, do campeão Santos, com 11.

- Os gols são importantes, fico muito feliz, mas o fundamental é que a equipe está conseguindo os resultados – ressaltou.

Enquanto não tem Adriano para brigar pela vaga de centroavante na equipe de Tite, Liedson vai se aproximando do melhor momento vivido por Ronaldo no Timão. Em 2009, em seu primeiro ano no clube, o Fenômeno fez 23 em 38 partidas. Faltam apenas oito para Liedson igualar o número de gols de Ronaldo em sua temporada de estreia pelo time do Parque São Jorge - e ainda faltam mais 33 rodadas do Brasileirão.

Andrés Sanchez obteve 75% dos pontos contra Juvenal e média de 3.4 gols por partida

Juvenal Juvencio é freguês do Andrés Sanchez
Juvenal Juvencio é freguês do Andrés Sanche

Andrés Sanchez assumiu a presidência do Corinthians em outubro de 2007, em meio à disputa do Brasileirão, para substituir Alberto Dualib. De lá para cá, o Timão disputou 12 confrontos com o São Paulo que, em todos eles, esteve sob o comando de Juvenal Juvêncio.

E o retrospecto do dirigente co-rintiano diante daquele que se toaria seu principal desafeto no fuebol é pra lá positivo. Foram oito

vitórias, três empates e apenas uma derrota diante do Tricolor de Juvenal. Nada menos do que 75% dos pontos conquistados no duelo.

A supremacia corintiana sob a batuta de Andrés está diretamente relacionada à decisão do presidente do Corinthians de não mandar mais jogos no Morumbi. A decisão de Juvenal de ceder apenas 10% dos ingressos para o rival no clássico de 15 de fevereiro de 2009 foi o estopim para que o estádio rival não osse mais utilizado pelo Timão.

Ou seja, dos 12 confrontos desse duelo particular entre os presidenciáveis, cinco foram disputados no Pacaembu com mando do Timão. Foram cinco vitórias, 100% de aproveitamento e nada menos do que 17 gols, o que dá uma média impressionante de 3,4 gol/partida.

A decisão de Juvenal foi boa para o Corinthians.

Alex aparece no BID e vira opção no Corinthians para jogo contra o Bahia

Alex finalmente ganhou condições de fazer a sua estreia pelo Corinthians
Alex finalmente ganhou condições de fazer a sua estreia pelo Corinthians

Com dias de atraso, o nome do meia-atacante Alex apareceu nesta segunda-feira no Boletim Informativo da CBF (BID) e o jogador tem condições de atuar na próxima partida do Corinthians pelo Brasileirão contra o Bahia.

Embalado no Brasileirão, o Corinthians enfrenta às 21h50 desta quarta-feira o Bahia, no estádio de Pituaçú, pela sétima rodada, duelo que terá acompanhamento lance a lance do Placar UOL Esporte.

Embora reúna condições de jogo, Alex não deverá começar a partida como titular, dado o bom momento do meia Danilo e dos atacantes Jorge Henrique e Willian. O técnico Tite sempre prega que deve ser coerente e justo, e por isso o reforço só deverá entrar no decorrer da partida.

Alex será relacionado no Corinthians pela primeira vez um mês e meio após a sua apresentação. Como foi contratado junto ao Spartak de Moscou, o meia só ganhou condições de jogo quando a janela de transferências foi iniciada.

O jogador deveria ser liberado para atuar pelo Corinthians já para a partida contra o São Paulo no último domingo, mas o feriado do Corpus Christi impediu que o clube fizesse a sua inscrição na CBF.

Carlos Alberto não treina e é dúvida para partida contra o Corinthians

O meia Carlos Alberto pode engordar a lista de desfalques do técnico René Simões para a partida contra o Corinthians. O jogador se queixou de dores na coxa após a vitória sobre o Atlético-PR, no último sábado, e não participou do treino da tarde desta segunda.

- Carlos Alberto ficou em tratamento intensivo desde o término do jogo. Depois de uma reavaliação nesta segunda, ainda se queixou um pouco de dor e foi encaminhado para fazer um exame de imagem. Ainda não temos o resultado – afirmou o médico do clube, dr. Elias Natan.

O médico não confirma se o meia poderá entrar em campo.

- É difícil fazer essa previsão. Ainda faltam 48 horas para a partida e o atleta está em tratamento. Vamos aguardar essa evolução até terça, quando teremos uma posição mais definida - disse.

Os sinais, no entanto, não são dos melhores. De acordo com o dr. Natan, o lateral Ávine, que saiu machucado de campo no último sábado, tem mais chances de atuar na quarta-feira do que Carlos Alberto.

- Ávine teve um trauma direto no joelho. No exame desta segunda, se queixou um pouco de dor e edema. O atleta também está em tratamento intensivo. Acredito que ele tenha condições de participar do jogo da próxima quarta-feira. Na avaliação que fizemos, vimos que Ávine, a princípio, tem mais condições do que o Carlos Alberto.

Caso o meia realmente desfalque o Bahia contra o Corinthians, ele se juntará a Souza e Thiego no departamento médico. René também não poderá contar com Jobson e Titi, suspensos, além de Boquita, Dodô e Lulinha, que não podem entrar em campo por causa de cláusulas contratuais.

Sonho? Atlético-GO estuda contratação de Defederico

Defederico não se firmou no Timão

Em busca de um meia-atacante, a diretoria do Atlético-GO estuda colocar o argentino Matías Defederico na pauta de reforços para o Brasileirão. No entanto, para trazer o jogador - que deixou recentemente o Independiente por problemas disciplinares e pertence ao Corinthians – o Dragão esbarra no salário do argentino, considerado alto para os padrões rubro-negros.

- Detectamos uma dificuldade na questão financeira. Estamos avaliando essa questão para saber se começaremos a negociar diretamente com o Corinthians e o Defederico, o que ainda não aconteceu. Mas reconhecemos que é uma contratação complicada para nós - afirmou o diretor de futebol do Atlético-GO, Adson Batista, ao LANCENET!.

Fechar com um meia é o principal objetivo da diretoria atleticana atualmente. O clube não está satisfeito com as peças que tem e ainda perdeu a disputa com o Figueirense para repatriar Elias.

- É a posição que mais precisamos de jogador. É nossa meta agora – finalizou.
lancenet!

Bahia x Corinthians: ingressos estão esgotados para a partida

ingresso para jogo do bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Não há mais ingressos disponíveis para Bahia x Corinthians

Estão esgotados os ingressos para a partida contra o Corinthians, que será realizada na próxima quarta-feira. O último lote de bilhetes foi vendido na manhã desta segunda-feira. Com isso, o estádio de Pituaçu estará lotado mais uma vez nesta Série A – contra o Flamengo, o Bahia também conseguiu vender todos os 32.157 ingressos.

Nesta manhã, os torcedores encheram pontos de venda cadastrados e formaram grandes filas em frente às bilheterias. Tudo isso para reencontrar os jogadores do Esquadrão de Aço, depois de duas rodadas em que disputaram partidas fora de casa. Mas a saudade valeu a pena, porque o Tricolor voltou para Salvador com duas vitórias – sobre o Fluminense, no Engenhão, e contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada.

Os torcedores mais apressados demonstraram o carinho pelos atletas no último domingo, quando uma multidão recepcionou os jogadores na volta de Curitiba. Depois da prévia do aeroporto, é esperar pela próxima partida, que tem espetáculo garantido nas arquibancadas.

Bahia e Corinthians se enfrentam às 21h50m (horário de Brasília) da próxima quarta-feira, no estádio de Pituaçu, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Rei do Majestoso, Danilo celebra fase e projeta semana difícil para o Tricolor

danilo corinthians gol são paulo (Foto: Ayrton Vignola / Agência Estado) 
Danilo após marcar o primeiro gol do clássico de domingo

 O jeito calmo, discreto e de fala mansa como todo bom mineiro contrasta com o que Danilo costuma fazer nos clássicos entre Corinthians e São Paulo. No domingo, o meia brilhou com uma grande atuação e um golaço na expressiva vitória alvinegra por 5 a 0, acabando com os 100% do rival no Campeonato Brasileiro. Mas se destacar no Majestoso não é novidade para o armador. Seja de qual lado for.

Desde que deixou o Goiás para jogar pelo São Paulo, Danilo participou dez vezes do clássico. Foram sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com cinco gols anotados (três pelo São Paulo e dois pelo Corinthians). São quatro triunfos vestindo a camisa tricolor e três com a alvinegra, onde também teve seu único revés, em partida marcada pelo centésimo gol de Rogério Ceni, pela primeira fase do Paulistão.

- Clássico todo jogador gosta de participar. Quando você se destaca é melhor ainda. É um número importante, fico muito feliz. São jogos grandes. Quando fui para o jogo já sabia disso. Teremos outros clássicos pela frente e espero ter a oportunidade de fazer mais gols – afirmou.
Danilo, aliás, esteve sempre do lado vitorioso nas maiores goleadas neste período. Em oito de maio de 2005, ele fez um dos gols da vitória do São Paulo por 5 a 1 sobre o Corinthians, no Pacaembu. O resultado culminou na demissão do técnico argentino Daniel Passarella durante a polêmica gestão da MSI.

- Uma goleada é sempre difícil. Todo mundo fica cobrando, os diretores falando. A sorte é que o São Paulo tem jogo já na quarta (contra o Botafogo). Se fosse no domingo apenas seria mais difícil ainda – ressaltou.

A sorte é que o São Paulo tem jogo já na quarta. Se fosse no domingo apenas seria mais difícil ainda "
Danilo, do Corinthians

Campeão paulista, brasileiro, mundial e da Libertadores pelo Tricolor, Danilo chegou a conversar com o ex-clube sobre um possível retorno no fim de 2009, quando estava prestes a deixar o Kashima Antlers-JAP. Entretanto, acabou no Corinthians por indicação do técnico Mano Menezes.

- O São Paulo me procurou na época, mas optei por acertar com o Corinthians. Não tenho nenhuma mágoa. Vivi momentos muito bons lá – ressaltou.

Depois de passar 2010 sem conseguir se firmar e correndo risco até de ir embora após o Paulistão 2011, Danilo ganhou a vaga de titular, a confiança de Tite e recuperou o moral no clube. Em seu grande momento no São Paulo, o jogador chegou a ser chamado de "Zidanilo" pela torcida, em alusão ao craque francês. É a volta dele?

- Ele (Zidanilo) já está aqui - finalizou.

Direto da Áustria, Dentinho e Willian ironizam são-paulinos

Dentinho publicou a foto com os companheiros no Twitter 
 
Direto da Áustria, onde o Shakhtar Donetsk (UCR) realiza pré-temporada, os ex-corintianos Dentinho e Willian ironizaram a goleada do Corinthians no Majestoso. Ao lado do atacante Luiz Adriano, ex-Internacional, eles fizeram o número "5", em alusão ao placar do jogo.

Após goleada, reservas do Timão treinam nesta segunda

Os jogadores do Corinthians que não atuaram e também os que participaram por poucos minutos na goleada por 5 a 0 contra o São Paulo, neste domingo, treinaram com bola, pela manhã, no CT Joaquim Grava.

Diferentemente de outros momentos do ano, o elenco alvinegro não teve folga após a partida do fim de semana, por conta do duelo contra o Bahia, que acontece nesta quarta-feira, no Pituaçu, pelo Brasileirão.

Os reservas fizeram um treino técnico, de ataque contra defesa. Emerson Sheik, Edenilson e Morais, que entraram no decorrer do segundo tempo durante o Majestoso, participaram da atividade ao lado dos outros reservas. No gol, o goleiro Renan trabalhou sozinho.

Os titulares, que começaram a partida no Pacaembu, permaneceram trabalhando na sala de musculação do CT. Ainda na tarde desta segunda-feira, o elenco retoma as atividades no Parque Ecológico.

Fifa destaca "goleada e olé" do Corinthians em clássico


Marlos apenas observou o Corinthians passear no Estádio do Pacaembu e golear o São Paulo no Pacaembu. Foto: Léo Pinheiro/Terra
Time alvinegro fez 5 a 0 sobre o São Paulo no Pacaembu

A Fifa destacou a vitória por 5 a 0 do Corinthians sobre o São Paulo em um resumo da sexta rodada do Campeonato Brasileiro publicado em seu site oficial. Com o título "goleada, olé e festa no Pacaembu", a entidade lembrou que o time tricolor havia feito história com cinco vitórias seguidas e apenas um gol sofrido no torneio até então, mas não foi capaz de segurar "um inspirado" rival.

Para a Fifa, o tropeço tricolor no clássico paulista "poderia até ser considerado previsível" por conta dos desfalques - Lucas, Casemiro, Rhodolfo e Rodrigo Souto, entre outros -, mas o que provocou a derrota elástica foi a expulsão de Carlinhos Paraíba no final do primeiro tempo. Com um a mais, o Corinthians "deslanchou" na etapa final com os cinco gols e, aos gritos de olé da torcida alvinegra, provocou o "calvário" são-paulino.

A entidade ainda classifica a rodada como "perfeita" para os corintianos, que puderam comemorar a primeira derrota do Palmeiras no Brasileiro (2 a 0 diante do Ceará) e a condição de donos do melhor aproveitamento da competição - a equipe do técnico Tite tem 13 pontos, contra 15 do próprio São Paulo, mas um jogo a menos em relação aos adversários.

Mais adiante, a Fifa também ressalta a rodada excelente dos times cariocas, iniciada no sábado com a goleada do Flamengo sobre o Atlético-MG e concluída com triunfos de Fluminense, Vasco e Botafogo neste domingo. Sobre o time alvinegro, aliás, a entidade destaca que os comandados de Caio Júnior venceram o Grêmio por 2 a 1 e ocupam a quarta colocação do torneio "mesmo sem apresentar lá um futebol dos mais vistosos".

Sanchez esquece goleada para se preocupar com o título


Presidente corintiano, Andrés Sanchez observa treino da Seleção. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Andrés Sanchez declarou que goleada não valerá nada se o Corinthians não vencer o Brasileiro


Andrés Sanchez tem uma rivalidade pessoal com o São Paulo. No entanto, após a goleada por 5 a 0 sobre o adversário, o presidente do Corinthians minimizou a importância da vitória contundente. 
 
O dirigente estava mais preocupado com a sequência do Campeonato Brasileiro. "A gente sabe que esse placar dificilmente acontecerá de novo. É atípico. Um resultado de 5 a 0 ocorre a cada dez anos em clássicos. Isso não adianta nada se o Corinthians não for campeão no final do ano", advertiu Sanchez.

Ele ainda lembrou que os bons momentos não costumam durar muito no futebol. "São poucas horas de alegria para muitas de tristeza. A gente teve um dia feliz, em que tudo deu certo, mas, se o time perder dois jogos seguidos, recebemos pedradas e tudo o mais. O 5 a 0 é bom para estatística, mas o que vale é campeonato", afirmou.

Por fim, Sanchez falou com ironia sobre o goleiro Rogério Ceni, que marcou o centésimo gol da carreira contra o Corinthians no Campeonato Paulista, mas falhou feio na goleada de domingo, pelo Brasileiro. "Parabéns para o Rogério pelo centésimo gol. Ele merece", disse o dirigente.